Buscar

ROTEIRO AULA 01 BIOQUÍMICA

Prévia do material em texto

FACULDADE ZACARIAS DE GÓES
	
	
Professor: Maria Cecília Seara Santos 
	Data:06 /11/2018
	Turma: 2018.1 Enfermagem
	
	Aluno (a): Maricleide dos Santos Costa Souza
	Nota: 
ROTEIRO DE ESTUDOS AULA 01 – BIOQUÍMICA
O que são carboidratos?
Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por três átomos, carbono, hidrogênio e oxigênio e podem ter vários nomes como hidratos de carbono, açúcares ou glicídios.
Quais as principais funções dos carboidratos?
Os carboidratos possuem função energética: são os principais produtores de energia sob a forma de ATP, cuja ligações ricas em energia são quebradas sempre que as células precisam de energia.
Produção de energia: metabolismo.
Função estrutural: componente estrutural celular-parede das plantas, exoesqueleto de animais (celulose e quintina).
Também exerce outras funções como: lubrificantes de articulações, sinalizadores celulares ligados a proteínas e lipídios.
Qual a classificação dos carboidratos quanto ao número de carbonos?
 Os carboidratos podem ser divididos em:
Monossacarídeos: Apresentam de 3 a 7 carbonos em sua estrutura: glicose, frutose e galactose
N = 3 (C3H6O3) trioses
n = 4 (C4H8O4) tetroses
 n = 5 (C5H10O5) pentoses
 n = 6 (C6H12O6) hexoses
 n = 7 (C7H14O7) heptoses
Dissacarídeos: Resultado da ligação entre dois monossacarídeos: sacarose, maltose e lactose
Oligossacarídeos: poucas unidades de monossacarídeos
Polissacarídeos: Moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos, alguns podem apresentar em sua fórmula átomos de nitrogênio e enxofre: amido e celulose.
Ainda podem ser classificados como aldoses ou cetoses.
Qual a estrutura dos carboidratos?
São constituídos por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio que seguem a formula. Cn (H2O)n
Diferencie o fenômeno de isomeria do fenômeno de epimeria.
Isomeria são compostos diferentes que apresentam a mesma forma molecular.
Epimeria são açúcares que diferem entre si na configuração ao redor de um único átomo de carbono.
Diferencie aldoses de cetoses.
Uma Aldose é um monossacarídeo (carboidrato) que apresenta um grupamento aldeído em uma extremidade, por exemplo a glicose. Já a Cetose é um monossacarídeo que tem um grupo cetona, normalmente no carbono 2, como exemplo temos a frutose.
Como ocorre a ciclização de pentoses e hexoses?
Ciclização das pentoses: em solução aquosa, os monossacarídeos com cinco carbonos pentose, ocorrem na natureza na forma cíclica (anel). Furano: é um pentanel de formula molecular C4H4O. 
 O grupo carbonila (C=O) forma uma ligação com o grupo hidroxila (OH) ao longo da cadeia, formando um anel.			. 
Ciclização de hexoses: em solução aquosa, as hexoses sofrem uma interação intramolecular formando uma estrutura cíclica, na forma de furano ou na forma pirano.
O que é uma ligação glicosídica?
A ligação glicosídica é uma ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carboidrato com um álcool (OH), que pode ser outro carboidrato
Diferencie oligossacarídeo de polissacarídeo.
Oligossacarídeos – são constituídos de 2 a 10 monossacarídeos conectados por meio de ligações glicosídicas, onde um grupo hidroxila de um açúcar reage com o carbono anomérico de outra molécula de açúcar.
Polissacarídeos – são polímeros de cadeias com 10 ou mais monossacarídeos de estruturas linear ou ramificadas, se diferem na identidade dos monossacarídeos, comprimento da cadeia, grau de ramificação, tipo de ligação, podendo ser também classificado como homo ou heteropolissacarídeos.
Descreva como ocorre a digestão do amido e a hidrolise do glicogênio.
Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão do amido. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido (existentes no carboidrato - pão, macarrão, etc.) em moléculas menores, de maltose. Dando continuidade a esse processo, da digestão do amido no duodeno, primeiramente a amilase pancreática age quebrando o restante do amido em maltose e posteriormente uma enzima chamada maltase age sobre a maltose transformando-a em glicose e terminando a digestão do amido. Essa glicose será absorvida pelas microvilosidades da parede do duodeno e encaminhada para as células do nosso corpo. Os amidos mais facilmente digeríveis são aqueles que contêm mais amilopectina: as hélices da amilase dificultam a ação das enzimas. 
O glicogênio é sintetizado e armazenado principalmente no fígado e nos músculos e seu destino é converter-se em glicose à medida que o organismo necessita. O glicogênio é hidrolisado pelas amilases. A amilase, presente no suco pancreático na saliva, quebra o laço glicosídico ao acaso, produzindo tanto maltose quanto glicose.

Continue navegando