Buscar

Avaliaçã1 ciencias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0361_AV_201201097428 » CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 22/11/2018 09:59:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201202222329)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pode-se considerar como objetivos da disciplina de Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Educação Ambiental: I) Levar o aluno a analisar as relações entre Educação Ambiental e Ensino de Ciências; II) Refletir sobre a importância da educação científica e da Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental; III) Apresentar as origens das ciências e suas relações com as outras formas de conhecimento, caracterizando o conhecimento científico em uma realidade histórica e contextualizada. Estão corretas as assertivas:
		
	
	I, II
	
	I, III
	
	I somente
	
	II, III
	 
	I, II, III
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202128289)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Complete as lacunas: I. O racionalismo prioriza a ________ como o caminho para se alcançar a Verdade e usa uma ou mais proposições para extrair conclusões, ou seja, se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. II. O racionalismo afirma que tudo o que existe tem uma causa inteligível, mesmo que essa ______ não possa ser demonstrada empiricamente. III. O racionalismo é baseado nos princípios da busca da _________ pela demonstração e análise.
		
	
	razão, certeza e causa
	
	causa, razão e certeza
	
	análise, causa, razão
	 
	razão, causa, certeza
	
	certeza, razão, causa
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201204152017)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao ensino de Ciências, leia as assertivas:
i) Numa época em que tanto lamentamos e condenamos o desrespeito ao meio ambiente e enfatizamos a volta de hábitos de vida mais simples e naturais, é possível introduzir atividades que, se bem conduzidas, desenvolvam o sentimento de respeito à natureza em todas as suas formas e manifestações.
ii) Fazer uma campanha para a diminuição do consumo de produtos de difícil decomposição na natureza é uma forma de conscientização que atende aos pressupostos da educação ambiental.
iii) O ensino das ciências, sem dúvida, é aquele que desperta mais interesse e prazer de estudo na maioria dos alunos. Entretanto, pelo fato de ser complexo por tratar de questões fisiológicas sobre o meio ambiente, deve ser trabalhado sempre com atividades práticas em  laboratórios específicos.
iv) O ensino das ciências precisa seguir alguns procedimentos metodológicos adequados: observação, experimentação, solução de problemas, unidades de trabalho, discussões, leituras e método científico propriamente dito.
A(s) alternativa(as) correta(as) é(são):
		
	
	Apenas a I e III
	
	Todas as alternativas são corretas
	 
	Alternativas I, II e IV
	
	Alternativas I, II e III
	
	Alternativas II e IV
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201226345)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quatro anos após a promulgação da Constituição de 1988, aconteceu no Rio de Janeiro o mais importante evento sobre desenvolvimento sustentável:
		
	
	A Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade
	
	A Conferência de Tbilisi
	
	A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
	
	Conferência sobre Meio Ambiente Humano
	 
	A Rio-ECO 92
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201342900)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A poluição é uma modificação indesejável do ambiente, que pode causar danos direta ou indiretamente, tanto no ambiente como também à própria humanidade. Nesse aspecto, analise as afirmativas a seguir: I. Queima de combustíveis fósseis, combustão em veículos e fábricas derivadas de petróleo, produzem gases do tipo monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e enxofre causando efeitos no ambiente, como o efeito estufa e no ser humano, doenças respiratórias, por exemplo. II. O lixo é uma das maiores agressões ao meio ambiente e constitui em resíduos sólidos em áreas urbanas, favorecendo a transmissão de doenças e a poluição por metais e produtos tóxicos. III. Muitos dos problemas causados pela poluição podem colaborar na manutenção do meio ambiente, tais como: evitar jogar lixo nas ruas, economizar energia, implantação da coleta seletiva, proibição de lançamento de produtos químicos na água, ar e solo. Estão corretas:
		
	 
	I, II e III.
	
	Apenas a I.
	
	Apenas a II e III.
	
	Apenas a III.
	
	Apenas a II.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201226797)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. No que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, é correto afirmar:
I- Procura mostrar a Ciência como elaboração humana para uma compreensão do mundo é uma meta para o ensino da área na escola fundamental
II- Foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras
III- Levam em conta que a ciência é uma atividade neutra. Isso significa que ela deve coexistir com outras formas de se entender e se relacionar com a natureza, distintas da científica, e também neutras
 
		
	 
	Apenas a alternativa II está correta
	
	Apenas a alternativa I está correta
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Apenas a alternativa III está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201226853)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os conteúdos de Meio Ambiente foram integrados às áreas, numa relação de transversalidade, de modo que impregne toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, crie uma visão global e abrangente da questão ambiental, visualizando os aspectos físicos e históricos-sociais, assim como as articulações entre a escala local e planetária desses problemas. (BRASIL, 1998).
Neste sentido, NÃO é correto afirmar:
		
	
	Os temas transversais dizem respeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma transversal, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.
	
	Nos Temas Transversais, são debatidos em diferentes espaços sociais, em busca de soluções e de alternativas, confrontando posicionamentos diversos tanto em relação à intervenção no âmbito social mais amplo quanto à atuação pessoal.
	 
	O trabalho com os temas transversais não exige que os professores articulem conteúdos de áreas e conteúdos de temas, deixando claro para os alunos a relação entre estudo escolar e as questões sociais.
	
	A educação ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do Meio Ambiente e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que confrontam o ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos no presente e no futuro.
	
	Os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201700957)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"No ensino de ciências, os livros didáticos são de grande importância, pois ocorre a aplicação dos métodos científicos, estimulando a análise de fenômenos, levando os alunos a uma conclusão de seus experimentos[...] Nesse sentido:
I- O livro didático é um recurso metodológico que pode proporcionar ao aluno uma visão crítica da sociedade que o cerca.
II- O livro didáticoé um recurso auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Deve ocupar papel dominante neste processo.
III- Todos os livros podem apresentar problemas e o professor deve estar sempre atento para trabalhar eventuais incorreções.
Logo, é correto afirmar:
 
		
	 
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201226916)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre as Estratégias de Ensino para a Prática da Educação Ambiental, podemos citar e caracterizar:
		
	 
	Exploração do ambiente local: estimula os estudantes a criar a sua própria versão dos jornais, dos programas de rádio e Tv.
	
	Imitação: prevê a utilização/exploração dos recursos locais próximo para estudos, observações, caminhadas etc.
	
	Questionário: requer a participação de dois grupos para apresentar idéias e argumentos de pontos de vista opostos.
	 
	Projeto: os alunos, supervisionados, planejam, executam, avaliam e redirecionam um projeto sobre um tema específico.
	
	Debate: desenvolvimento de um conjunto de questões ordenadas a ser submetido a um determinado público.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201773117)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que ocorra a aprendizagem significativa no contexto do ensino de Ciências Naturais, é CORRETO afirmar:
		
	
	Classificações taxionômicas; valorização pela repetição sistemática de definições, funções e atribuições de sistemas vivos e não-vivos devem ser o foco da avaliação
	 
	O aluno deverá ser motivado a compreender como o conhecimento científico pode relacionar ao seu contexto moral, espiritual e cultural
	
	A avaliação deve ser feita exclusivamente por meio de provas e testes constantes que auxiliam na identificação de avanços e dificuldades enfrentadas pelos estudantes.
	
	Avaliação da aprendizagem tem caráter fundamentalmente classificatório, ou seja, ela é voltada para a formação global do educando.
	
	A avaliação deverá ser focada na memorização dos conceitos e é essa ação que os alunos a novas reflexões.

Outros materiais