Buscar

6 estudo dirigido hig. mãos

Prévia do material em texto

UFMS/CPCX
Acadêmico: Data: ___/___/___
 ESTUDO DIRIGIDO(Manual Segurança do Paciente - Higienização das Mãos) 
Levando em consideração os aspectos microbiológicos da pele, defina microbiota residente e transitória.
 microbiota transitória, que coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período de tempo e é passível de remoção pela higienização simples das mãos com água e sabonete, por meio de fricção mecânica, adquirida por profissionais de saúde durante contato direto com o paciente (colonizado ou infectado), ambiente, superfícies próximas ao paciente, produtos e equipamentos contaminados.
microbiota residente, que está aderida às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete ex: estafilococos coagulase-negativos e bacilos difteróides) são agentes menos prováveis de infecções veiculadas por contato.
O que são microrganismos multirresistentes?
São bactérias multirresistentes, principalmente na presença de fatores locais que facilitam essa condição, como dermatites e/ou onicomicoses, por meio de contato direto com pacientes colonizados ou infectados por esses agentes e também procedimentos laboratoriais pelo contato com o meio ambiente ou superfícies próximas ao paciente, apresenta resistência a duas ou mais classes de antimicrobianos. 
Quais são os produtos utilizados na higienização das mãos? Descreve o mecanismo de ação de cada um deles.
Sabonete, clorexidina, polivinilpirrolidona-iodo (PVPI), triclosan e álcool
*sabonete comum não contém agentes antimicrobianos ou os contém em baixas concentrações, funcionando apenas como conservantes, *sabonete líquido remove a microbiota transitória, recomenda-se o uso de sabonete líquido, tipo refil, devido ao menor risco de contaminação do produto, devem ter ação antimicrobiana.
*Álcool apresentam rápida ação e excelente atividade bactericida e fungicida em relação a todos os agentes utilizados na higienização das mãos.
*Clorexidina apresenta boa atividade contra bactérias Gram-positivas, menor atividade contra bactérias Gram-negativas e fungos, mínima atividade contra microbactérias, e não é esporicida.
*O iodóforo tem atividade ampla contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, bacilo da tuberculose, fungos e vírus (exceto enterovírus), possuindo também alguma atividade contra esporos, não têm ação esporicida, causam mais dermatite de contato irritativa que outras soluções anti-sépticas.
*Triclosan contra bactérias Gram-positivas, incluindo MRSA, do que contra bactérias Gram-negativas, particularmente a Pseudomonas aeruginosa, possui atividade razoável contra micobactérias e Candida spp., mas é limitada contra fungos filamentosos.
Cite os materiais e equipamentos necessário para higienização das mãos e suas principais características.
Lavatórios/ pias, lavabo cirúrgico, dispensadores de sabonete e anti-sépticos, porta-papel toalha e lixeira para descarte do papel toalha.
*Lavatório: ter profundidade suficiente para que o profissional de saúde lave as mãos.
*Pia de lavagem – lavagem de utensílios, pode ser usada, também, para a higienização das mãos .
*Lavabo cirúrgico :exclusivo para o preparo cirúrgico das mãos e antebraços.
*Dispensadores de sabonete e anti-sépticos: facilidade de limpeza, liberação de volume suficiente do produto e existência de dispositivos que não favoreçam a contaminação do produto.
*O porta-papel toalha: deve ser fabricado com material que não favoreça a oxidação, sendo de fácil limpeza.
*Lixeira para descarte do papel toalha: deve ser de fácil limpeza, o recipiente deverá ter tampa articulada com acionamento de abertura sem utilização das mãos.
 
Quais as finalidades da higienização das mãos?
remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
Em quais situações é indicado o uso de água e sabonete para higienização das mãos?
Quando estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais, ao iniciar e terminar o turno de trabalho, antes e após ir ao banheiro, antes e depois das refeições, antes de preparar alimentos, antes de preparar e manipular medicamentos, antes e após contato com paciente colonizado ou infectado por Clostridium difficile, após várias aplicações consecutivas de produto alcoólico, nas situações indicadas para o uso de preparações alcoólicas.
Em quais situações é indicado o uso de preparações alcoólicas para higienização das mãos?
Antes de ter contato com o paciente, após ter contato com o paciente, antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos, antes de calçar luvas para inserção de dispositivos invasivos que não requeiram preparo cirúrgico, após risco de exposição a fluidos corporais, ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente, após ter contato com objetos inanimados e superfícies imediatamente próximas ao paciente, antes e após a remoção das luvas.
As técnicas de higienização das mãos podem variar, dependendo do objetivo ao qual se destinam. Cite-as.
-Higienização simples. 
-Higienização anti-séptica.
 -Fricção de anti-séptico.
 -Anti-sepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório.
Quais são os cinco momentos para higienização da mãos?
1. antes do contato com o paciente
2. antes da realização do procedimento asséptico
3. após risco de exposição a fluidos corporais
4. após contato com o paciente
5. após contato com áreas próximas ao paciente

Continue navegando