Buscar

Aeroportos de Grande Porte

Prévia do material em texto

RONALD DUARTE AUGUSTO FILHO
 LEONIDAS AUGUSTO SIQUEIRA
AEROPORTOS DE GRANDE PORTE: CARACTERÍSTICAS GERAIS
 
Centro Universitário de Araraquara - UNIARA
ARARAQUARA – SP
2015
 RESUMO
 Hoje em dia o transporte aéreo é a maneira mais rápida e segura para grandes deslocamentos, no Brasil os aeroportos tem papel importantíssimo nos meios de transporte, devido à vasta extensão territorial do país. Existem no Brasil 20 aeroportos considerados de grande porte. Neste trabalho serão apresentados quais são eles e algumas características gerais dos grandes aeroportos. 
SUMÁRIO
Introdução 1...................................................................................................7
 Contextualização 1.1...................................................................................7
 Objetivos da Pesquisa 1.2............................................................................7
 Objetivo Geral 1.2.1.........................................................................7
 Objetivos Específicos 1.2.2...............................................................8
 Problema e Hipótese da Pesquisa 1.3.............................................................8
 Justificativa 1.4...........................................................................................8
 Metodologia 1.5..........................................................................................9
Revisão Bibliográfica 2....................................................................................9
 Alvenaria Estrutural de blocos de Concreto 2.1...............................................9
 Blocos de Concreto 2.2................................................................................10
 Alvenaria Estrutural de Blocos de concreto: Como projetar a Modulação 2.3......11
 Iniciando a modulação 2.4............................................................................13
 Vantagens, Desvantagens e Cuidados 2.5.......................................................14
 Vantagens 2.5.1.................................................................................14
 Desvantagens 2.5.2............................................................................15
 Cuidados 2.5.3..................................................................................15
 Como evitar Patologias na Alvenaria Estrutural 2.6........................................16
 Alvenaria Estrutural de blocos cerâmicos 2.7.................................................17
 Características 2.7.1.........................................................................17
 Propriedades dos blocos 2.7.2...........................................................17
 Resistência à compressão 2.7.3..........................................................18
 Precisão Dimensional 2.7.4...............................................................18
 Índice de absorção 2.7.5...................................................................18
Referências Bibliográficas 3.............................................................................20
 
 
 
 
 
1	INTRODUÇÃO
1.1	Objetivos da Pesquisa
1.1.1	Objetivo Geral
- O objetivo geral deste trabalho é apresentar as características gerais de Aeroportos de Grande Porte.
1.1.2	Objetivos Específicos
- Citar os principais aeroportos do Brasil.
- Mostrar suas características.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 
 Neste capitulo serão apresentadas as características gerais dos Aeroportos de Grande Porte.
2.1	Classificação dos Aeroportos no mundo
 As principais características de um aeroporto dependem do número de passageiros, do tipo de operação e do tipo de rotas a serem oferecidas. Em termos de passageiros e movimentos ele apresenta a seguinte classificação: - primário, se o movimento anual de passageiros for superior a 5 milhões, - regional, os outros. Segundo o tipo de operação, os aeroportos podem ser classificados ainda como: - Hub, nó de troca para companhias aéreas que oferecem o serviço hub-and-spoke. Neste serviço voos de diversas origens convergem para os aeroportos (hubs) e de onde partem novos voos para múltiplos destinos (spokes). A decisão de estabelecer um hub é da companhia aérea. - Alimentador (Feeder), são os alimentadores dos hubs. Finalmente, os aeroportos ainda podem ser classificados quanto ao tipo de rotas oferecidas: - Aeroportos de 1° Nível, ligações internacionais e intercontinentais para distâncias acima de 3.000km. - Aeroportos de 2° Nível, ligações internacionais para distâncias inferiores a 2.000 e 3.000km. - Aeroportos de 3° Nível, ligações para distâncias entre 500 e 700km. Já a Comunidade Europeia, conforme continua POSTORINO (2010), classifica seus aeroportos de acordo com o número de pax/ano em Aeroportos da Comunidade (superior a 10 milhões), Nacionais (entre 5 e 10 milhões), Regionais Grandes (entre 1 e 5 milhões) e Regionais Pequenos (inferior a 1 milhão).
 2.2 Pista de Pouso e Decolagem
  Uma pista de pouso e decolagem é uma área plana de asfalto, concreto, terra, grama ou pedra, designada ao pouso e decolagens de aviões. É uma parte indispensável de quaisquer aeroporto, uma vez que aeronaves precisam percorrer uma certa distância no chão antes de alçar voo ou para abaixar sua velocidade, em uma operação de aterrissagem.
 Pistas de aeroportos precisam ser longas o suficiente para permitir operações seguras de pouso e decolagem, e eventuais casos de abortagem de decolagem e arremetida. Para o auxílio da movimentações de aeronaves em terra (após um pouso ou antes de uma decolagem, por exemplo), existem as taxiways, pistas de auxílio que agilizam o tráfego de aeronaves no solo (táxi).
 Pistas de pouso e decolagem precisam ser construídas levando-se em conta o padrão dos ventos da região: os ventos precisam ser paralelos à pista em pelo menos 95% do tempo, para a segurança de uma operação de pouso ou decolagem, onde ventos laterais nunca são bem-vindos; quando acontecem, criam turbulência na aeronave, aumentando muito as probabilidades de um acidente. Quando uma dada região não possui constantes ventos paralelos à pista de pouso, a construção de uma nova pista, em um ângulo perpendicular à primeira, é aconselhada. Birutas indicam a atual direção do vento, e ajudam funcionários da torre de controle em fazer as melhores decisões possíveis (ex, pista e cabeceira a ser usada).
 A construção de uma nova pista, paralela à outra(s), pode ser requerida quando certo limite de operações de pouso e decolagem (por hora) é alcançado. Pistas paralelas permitem um número maior de operações horárias, e quando possuem distância suficiente entre si (735 metros, pelo menos), permitem operações simultâneas de pouso e decolagem.
 Muitos aeroportos de grande porte possuem várias pistas que correm em várias direções diferentes e/ou várias pistas que correm paralelamente entre si, para permitir uma maximização segura da capacidade de operações horárias.
 
 
 2.3 Operações de pouso e decolagem
 Uma operação de pouso e decolagem é sempre melhor realizada quando o vento flui num sentido oposto e mais ou menos paralela à direção da aeronave, para segurança, estabilidade e máxima sustentação. Ventos laterais e opostos em tais delicadas operações causam turbulência na aeronave, e em casos extremos (por exemplo, aviões pequenos, ventos muito fortes ou erromecânico ou humano) podem causar um acidente, muitas vezes, com consequências fatais.
 Vários aeroportos relativamente movimentados possuem balizamento noturno, permitindo operações de pouso e decolagem à noite.
 2.4 Comprimento da Pista 
 Pistas de pelo menos 1.800m de comprimento são adequadas para aeronaves de peso abaixo de 90 toneladas, aeronaves maiores precisam de pelo menos 2,400m de comprimento, em maiores altitudes e temperaturas esses comprimentos devem ser maiores.
 2.5 Principais Aeroportos do Brasil
 Aeroportos são locais de extrema importância pelos países ao redor do mundo, e nesta seleção estão os 10 maiores aeroportos do Brasil. São considerados os aeroportos administrados por Infraero, DAESP e privatizados, com maior movimento no país em 2013.
E considerando o globo inteiro, o aeroporto de maior movimento no mundo, com vôos nacionais e internacionais é Hartsfield Jackson, Estados Unidos, Atlanta, contando com 95 milhões de pessoas que usaram no ano 2012.
São 3.846 aeroportos comerciais no mundo. O maior aeroporto em extensão do globo é King Fahd, Arábia Saudita, que ocupa área de 780 km², com praticamente a dimensão de Nova York. E o maior terminal é o 3, do Aeroporto Internacional de Dubai, Emirados Árabes, sendo 388 km².
Em relação aos passageiros, são 2.6 bilhões de passageiros viajando de avião todos os anos. E até o fim do ano 2010, haviam em operação pelo mundo 1.700 companhias aéreas. E no mesmo ano, o lucro foi de 7.9 bilhões de dólares; sendo gastos pelas empresas em torno de 26% do orçamento em combustível, e no ano 2011 isso significou total de 177 bilhões de dólares.
Ranking dos Aeroportos Brasileiros:
10 - Aeroporto Internacional dos Guararapes – 6.817.790/ano.
 Este aeroporto é localizado na cidade de Recife, Pernambuco. Trata-se do principal terminal aeroportuário deste estado brasileiro. É situado no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, em divisa com município de Jaboatão dos Guararapes.
09 - Aeroporto Internacional Salgado Filho – 7.993.164/ano.
 O Aeroporto Internacional Salgado Filho é localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Trata-se do principal aeroporto da região Sul do país, e foi o primeiro com administração por Infraero a ter o moderno sistema integrado de check-in. No ano 2010, ficou em terceiro lugar em Prêmio Avião Revue 2010, em categoria Melhor Aeroporto do Brasil.
08 - Aeroporto Internacional Luís E. Magalhães – 8.475.643/ano.
 Este aeroporto é localizado em Salvador, Bahia. E é localizado a 28 km do centro da cidade, em área de aproximadamente 7 milhões de metros quadrados, com completa infraestrutura aeroportuária e novo terminal de passageiros, para atendimento de 13.000.000 de passageiros por ano, e operação de 26 aeronaves de forma simultânea.
07 - Aeroporto Santos Dumont – 9.102.187/ano.
 O Aeroporto Santos Dumont é localizado na cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. A inauguração foi em 1936, deste aeroporto que teve movimentação de 9.102.187 de pessoas, em relação ao ano 2013.
06 - Aeroporto Internacional de Viracopos – 9.294.446/ano.
 O Aeroporto Internacional de Viracopos é situado na cidade Campinas, em São Paulo. Trata-se de importante centro de tráfego aéreo brasileiro, e por superfície, o maior centro de carga aérea em relação à América do Sul. Este aeroporto é hub da AZUL Linhas Aéreas e ainda hub de carga aéreo principal da TAM Cargo.
05 - Aeroporto Internacional de Confins – 10.002.477/ano.
 Este aeroporto é o principal de Minas Gerais, e está situado em Belo Horizonte, Confins. E serve principalmente Belo Horizonte, e ainda sua Região Metropolitana.
O complexo apresenta um terminal com capacidade de atendimento de demanda de totais 10 milhões de passageiros por ano, com capacidade de recebimento de aviões de grande porte, como Antonov An-124 e Boeing 747.
04 - Aeroporto Internacional de Brasília – 16.610.000/ano.
 O Aeroporto Internacional de Brasília serve Brasília, e o nome é homenagem ao ex-presidente do país, Juscelino Kubitschek. São 2 pistas, um aeroshopping formado por mais de 130 lojas e 29 pontes de embarque nestes dias.
03 - Aeroporto Internacional do Galeão – 17.109.590/ano.
 O Aeroporto Internacional do Galeão é terceira posição na seleção dos 10 maiores aeroportos do Brasil, e é localizado na cidade Rio de Janeiro. Trata-se do segundo maior aeroporto internacional do país. E tem o maior sítio aeroportuário e a maior pista de pouso e decolagem do país, é a mais importante porta de entrada aérea para todo o estado Rio de Janeiro.
02 - Aeroporto de Congonhas – 17.119.530/ano.
 O Aeroporto de Congonhas é localizado em São Paulo, estado de São Paulo, sendo segunda posição na seleção dos 10 maiores aeroportos do Brasil. A inauguração deste aeroporto ocorreu em 1936, e o nome é pela área em que se localiza antiga Vila Congonhas.
01 - Aeroporto Internacional de Guarulhos – 36.678.452/ano.
 O Aeroporto Internacional de Guarulhos é posição líder na seleção dos 10 maiores aeroportos do Brasil, localizado na cidade de São Paulo/Guarulhos, estado de São Paulo. Este aeroporto é denominado popularmente de Aeroporto de Cumbica, e o mesmo tem a distancia de 25 km do centro da cidade de São Paulo, a principal metrópole que o local serve.
 Em 2012, o Governo Federal foi responsável por leilão dos Aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília. E o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos foi levado pelo consórcio Invepar ACSA. A Infraero é considerada acionista das 3 concessões, contando com 49% do capital social de cada uma e participação da governança de aeroportos.
2.6 Aeroporto Internacional de Brasília.
 O projeto de Ampliação, Reforma e Modernização do Aeroporto Internacional de Brasília foi selecionado após intensivos estudos de 10 diferentes alternativas, selecionando-se aquela que permitia o melhor aproveitamento da infra-estrutura existente e execução das obras de ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves e do terminal de passageiros sem interrupção da operação do aeroporto no período de execução das obras. O "mix" de aeronaves proposto considerou o estacionamento simultâneo de 19 aviões em posição "nose in“ e 16 posições remotas, otimizando a proporção entre área construída e número de passageiros. O plano foi baseado no critério de prover conveniências tipo "A" até o ano 2008. Este critério está baseado no Plano Diretor desenvolvido pela INFRAERO. O sistema estrutural é composto de concreto armado, concreto protendido, estruturas metálicas e o projeto procurou utilizar a melhor tecnologia disponível numa sequência que permitisse a construção das diversas fases, com redução de interferência com a operação do terminal.
Elaboração do Projeto Executivo de Ampliação, Reforma e Modernização do Novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Brasília, abrange os seguintes projetos:
 Projeto de Arquitetura: O projeto de Arquitetura envolveu a reforma e modernização de uma área de 31.000m² e de uma nova área do terminal de Passageiros de 49.442 m², em uma primeira etapa. O projeto inclui a definição do mobiliário, ambientação, e comunicação visual de todo o Terminal. 
Projeto de Urbanização e Paisagismo: O projeto englobou a urbanização e paisagismo de uma área de 15.000 m². A urbanização englobou também o projeto do estacionamento de veículos e toda a área de estacionamento com 54.000 m². 
Estudos Acústicos Foram elaborados Estudos de conforto acústico nos vários espaços em função de seus usos contendo sugestões de revestimentos internos como elementos de absorção de ruídos internos e externos, Estudo das esquadrias observando-se o isolamento do ruído externo definindo-se desenho dos perfis e dimensionamento das espessuras dos vidros em função de suas características.
 
3 Referências Bibliográficas
THEMAG Engenharia.
INFRAERO.
http://top10mais.org/top-10-maiores-aeroportos-brasil/
 
 
.

Continue navegando