Buscar

ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA
Contextualizando 
No último século, houve diversas propostas metodológicas de Educação Física e todas essas tendências ainda hoje influenciam o profissional na sua formação. Na década de 1980, o modelo esportivista começou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, e a Educação Física passou por um período de valorização dos conhecimentos produzidos pela ciência. Nesse momento rompeu-se, ao menos em nível de discurso, a valorização excessiva do desempenho como objetivo único da escola. Esse novo momento da Educação Física escolar provoca a eclosão de estudos sobre a prática pedagógica, dando origem às abordagens de ensino da Educação Física escolar. Segundo Darido (2003), as abordagens são: construtivista-interacionista, desenvolvimentista, psicomotricidade, jogos cooperativos, abordagem da saúde renovada, abordagem sistêmica, abordagem crítico-superadora, abordagem crítico-emancipatória. Sendo esse estudo direcionado a abordagem construtivista-interacionista.
No Brasil e, mais especificamente, no Estado de São Paulo, a proposta construtivista-interacionista vem ganhando espaço, segundo Suraya Cristina Dar ido (2003), com grande influência das propostas de Educação Física da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), e como colaborador o Professor João Batista Freire, seu livro Educação de Corpo Inteiro, publicado em 1989, teve papel determinante na divulgação das idéias construtivistas da Educação Física. Na qual foi baseada principalmente nos trabalhos de Jean Piaget.
A abordagem
Esta proposta é apresentada como uma nova opção metodológica em oposição às linhas anteriores da Educação Física na escola e prepara um caminho para a Educação Física como um meio para atingir o desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido o movimento se destaca como um instrumento para facilitar a aprendizagem de conteúdos que estão diretamente ligados ao aspecto cognitivo, ou seja, a aprendizagem de leitura, escrita, raciocínio lógico-matemático etc. Outro aspecto relaciona-se com a procura da valorização das experiências dos alunos e a sua cultura deixando que o aluno construa o conhecimento a partir da interação com o meio, resolvendo problemas. 
Segundo o psicólogo e biólogo francês Jean Piaget o desenvolvimento da inteligente ou a construção do conhecimento se desenvolve através da adaptação, que ocorre a partir da interação do indivíduo com estímulos recebidos do meio ambiente, que gera um processo de assimilação e acomodação e cria um esquema, que é uma estrutura intelectual para resolver problemas.
Outro conceitos relacionados as ideias Construtivistas vêm de Vygotsky, ele sugere que o desenvolvimento da inteligência depende muito mais das interações com as pessoas do mundo das criança e das ferramentas que a cultura proporciona para promover o pensamento. Para ele, as crianças aprendem não por meio da exploração solitária do mundo, mas se apropriando ou “tomando para si” os modos de agir oferecidos por sua cultura. Para Vygostky os professores precisam fazer mais do que simplesmente arrumar o ambiente de modo que os alunos possam descobrir coisas sozinhos, mas sim atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal da criança, fase na qual a criança não consegue resolver um problema sozinha, mas pode ter sucesso com a orientação de um adulto. Os alunos devem ser orientados por explicações, demonstrações e trabalhos com outros colegas. Além disso, os alunos devem ser estimulados a usar a linguagem para organizar seus pensamento e a falar sobre o que estão tentando realizar. O diálogo e a discussão são caminhos importantes para a aprendizagem.
Nesta proposta, o jogo é privilegiado, sendo ‘um instrumento pedagógico’ ou seja o principal modo/meio de ensinar. Logo enquanto a criança brinca ela aprende, defende que este momento ocorra em um ambiente lúdico e prazeroso. Freire (1992) enfatiza que o fundamental é que todas as situações de ensino sejam interessantes para a criança, e que “corpo e mente devem ser entendido como componentes que integram um único organismo, ambos devem ter assento na escola, não um (a mente) para aprender e o outro(o corpo) para transportar, mas ambos para se emancipar” (p.13). 
Metodologia
A partir dos interesses dos alunos o professor deve criar conflitos, mostrar outros pontos de vista, sugerir outros conceitos, criar problemas a serem resolvidos, e através da interação do aluno com o meio (as atividades, os jogos, brincadeiras, esportes, o espaço, os acessórios, outros alunos e professor) ele vai desenvolver o conhecimento e as habilidade motoras, afetivas e cognitivas. O professor é o facilitador, o mediador do processo de aprendizagem, não deve interferir na solução dos problemas criadas pelos alunos.
A avaliação na Abordagem Construtivista da Educação Física é não punitiva e vinculada ao processo de construção do conhecimento ou desenvolvimento de habilidades, não é padronizada buscando um determinado resultado ideal. Dessa forma, a avaliação considera o estágio inicial do aluno e seu desenvolvimento, considerando o erro parte do processo de aprendizagem, e não a condenação do aluno. O processo de auto avaliação pode ser utilizado.

Outros materiais