Buscar

Apol 04 100% Gestão de Cargos e Salários e Relações Trabalhistas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol 04
Questão 1/5 - Relações Trabalhistas
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde ao “princípio da intervenção obrigatória dos sindicatos”:
	
	A
	Como regra, é necessária a presença das entidades sindicais nas negociações coletivas, especialmente na Convenções Coletivas de Trabalho, sob pena de nulidade.
	
	B
	Os sindicatos da categoria econômica e profissional apresentam, em princípio, equivalência jurídica e econômica nas negociações coletivas. A equivalência no sentido de igualdade entre as partes, facilitando, assim, as negociações.
	
	C
	É possível que as partes não cheguem a um consenso naquilo que esteja sendo discutido, necessitando da ajuda de terceiros para a resolução do conflito, que poderá ser o Estado, através do Poder Judiciário ou mesmo o particular, por meio da mediação ou arbitragem, dependendo do caso.
	
	D
	Em toda e qualquer negociação deve estar presente a lealdade e a boa-fé. Importante também nas negociações coletivas de trabalho, em que as partes devem se tratar com mútuo respeito e serem leais não somente àqueles de quem soa defensores, mas também da parte contrária.
	
	E
	As entidades sindicais existem para defender os interesses de suas categorias, especialmente por meio das negociações coletivas e quando assim 6 acontece, determina-se o equilíbrio entre as partes, estabelecendo-se a paz social.
Questão 2/5 - Relações Trabalhistas
“Podem ser criadas a partir de um número mínimo de cinco sindicatos que representem a maioria absoluta de um grupo de atividades ou profissões idênticas, similares ou conexas, sendo faculdade dos sindicatos sua instituição. Em princípio, as federações devem ser criadas no âmbito de cada estado-membro, podendo eventualmente englobar mais de um estado, ou até mesmo em nível nacional”.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito descrito acima:
	
	A
	Federações
	
	B
	Confederações
	
	C
	ONG’s
	
	D
	Instituições Filantrópicas
	
	E
	Conselhos de classes ou conselhos federais.
Questão 3/5 - Gestão de Cargos e Salários
Leia o caso:
Você foi selecionado para trabalhar na área de Gestão de Recursos Humanos de uma indústria que fabrica peças para motores de carros e caminhões. Você está trabalhando no Setor de Remuneração, seu cargo é analista de RH. A primeira atividade que lhe é atribuída pelo gerente de RH é avaliar a forma como a empresa vem conduzindo as promoções, pois precisam estruturar uma política de gestão das carreiras.
A empresa tem com 847 colaboradores, por ser uma indústria, possui cerca 68% do quadro de pessoal atuando na área de produção. Nesta área, existem cargos que são da careira operacional, como: operador de produção, auxiliar de logística, controlador de produção, embalador, entre outros. Existem cargos da carreira profissional, como: engenheiro mecânico, mecatrônico, analista de logística, analista de qualidade, entre outros. Há também cargos da carreira gerencial, como: encarregado de turno, supervisor de produção, coordenador e gerente. Na área administrativa, existe a carreira operacional, com cargos de: limpeza e vigilância. A carreira profissional conta com cargos como: analista financeiro,  de RH, de marketing, comprador, auditor, entre outros. A carreira gerencial está composta por: coordenador, gerente e diretor.
Você observa  no histórico das alterações de cargos que os colaboradores entram em um cargo, são promovidos por desempenho e por resultados. As promoções ocorrem entre as carreiras operacional e profissional. Você observa pouca promoção para a carreira gerencial e pouca mudança entre as áreas operacionais e administrativas. Percebe, no histórico de demissões, que aqueles que foram promovidos para a carreira gerencial e não se adaptaram foram demitidos.
Considerando perfil das alterações de carreiras, você pode identificar o tipo adotada por esta indústria.
Analise o quadro abaixo, o qual apresenta duas colunas, a primeira indica os tipos de carreiras e a segunda coluna identifica as características de cada um dos tipos.
Para solucionar esta questão, você deve fazer dois raciocínios:
1) relacionar os tipos de carreiras às suas adequadas características e
2)  com base em sua análise feita sobre o histórico das promoções da empresa,  você deve identificar qual o tipo de carreira que a indústria utiliza.
 
	Tipos de carreiras
	Características
	 
I – Carreira Linear
	 
A – Proporcionar crescimento para os profissionais tanto em carreira técnica como em carreira de gestão. 
	 
II – Carreira em Y
	B - Possibilita três caminhos de crescimento profissional: o administrativo, o técnico e o gerencial. Valoriza o movimento horizontal e define o movimento vertical.
	 
III – Carreira em X
	 
C - Possibilita o crescimento vertical dos colaboradores dentro da organização.
	 
IV – Carreira em W
	 
D- Possibilita que o colaborado cresça em carreiras técnicas e ao migrar para a gerencial não poderá retornar para a carreira anterior.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I - B; II – C; III – D; IV – A. A indústria utiliza a carreira X.
	
	B
	I – C; II – D; III – A; IV – B. A indústria utiliza a carreira Y.
	
	C
	I – D; II – A; III – B; IV – C. A indústria utiliza a carreira Linha.
	
	D
	I – A; II – B; III – C; IV – D. A indústria utiliza a carreira X.
	
	E
	I – D; II – C; III – B; IV – A. A indústria utiliza a carreira Y.
Questão 4/5 - Relações Trabalhistas
Sob a ótica de Nascimento (2014, p. 1255): “Sindicato é uma organização social constituída para, segundo um princípio de autonomia privada coletiva, defender interesses trabalhistas e econômicos nas relações coletivas entre os grupos sociais”.
Analise as alternativas abaixo, sobre a CF de 1988 que traz no bojo do artigo 8º todas as disposições sobre as entidades sindicais. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a alternativa correta:
 
I – A lei poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e intervenção na organização sindical;
II – É vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município;
III – ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;
IV – A assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei;
V – É obrigação de todos filiar-se e manter-se filiado a sindicato.
	
	A
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as alternativas II, III e IV e V estão corretas.
	
Questão 5/5 - Gestão de Cargos e Salários
A construção do plano de carreira determina os mecanismos de evolução funcional, ou seja, estipula como, quando e em quais condições ocorrem as progressões e das promoções.
Para  que uma organização possa construir um plano de carreira, a área de Gestão de RH precisa definir, em parceria com a Direção, algumas diretrizes.
Analise os itens abaixo e identifique quais apresentam as diretrizes necessárias para que a área de Gestão de RH possa construir do plano de carreira.
I - As carreiras – podendo ser: operacionais, profissionais e gerenciais.
II - Os cargos que compõem cada carreira.
III - A tabela de salarial, distribuindo as carreiras e os cargos entre os níveis salariais.
IV – A Definição das linhas estratégicas para a construção doplano de carreira.
V - Homologação do plano de carreira junto ao Ministério do Trabalho/DRT.      
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I; II; III.
	
	B
	I; III; V.
	
	C
	II; IV.
	
	D
	IV; V.
	
	E
	I e III.

Outros materiais