Buscar

estudo dirigido materiais dentarios 2 (com respostas)

Prévia do material em texto

1 A produção de peças cerâmicas pelo protético envolve três estágios técnicos. Descreva cada um deles.
R: Os estágios são: compactação, queima e glazeamento/glaze. 
A compactação consiste na mistura do pó com a agua para formar uma pasta compacta. Esta pasta deve ser aplicada ao troquel com uma camada de platina para que seja possível retirar do troquel e levada ao forno.
A queima consiste no aquecimento (queima) da peça no forno. Antes de coloca-la é importante apenas aquecer no vapor que sai do forno para expelir resquícios de agua que tenha ficado na coroa. Depois de seco o pó, a peça é colocada no forno e é observada pouca contração. O primeiro estagio após o inicio da queima é ode biscoito, no qual o material ainda está poroso. É necessário um resfriamento lento para evitar trincas e rachaduras.
O glazeamento é a aplicação de glaze (esmalte) á superfície da peça para evitar infiltrações.
2 Quais são as principais propriedades das cerâmicas odontológicas?
R: é quimicamente estável, estética muito boa, resistente á compressão, baixa resistência a tração, condutibilidade térmica e coeficiente de expansão térmica semelhante à dentina e esmalte.
3 Relacionado á manipulação de elastômeros (siliconas) existe três tipos de mistura: manual, estática e dinâmica. Descreva cada técnica de mistura.
R: Na mistura manual o comprimento do material das pastas devem ser iguais sobre a placa de vidro e espatuladas. 
Na mistura estática a mistura é feita no revolver e já sai pronta para uso. 
E na mistura dinâmica é usado um motor com êmbolos que força o material para a ponta.
4 Cite a classificação de cimentos resinosos quanto á reação de presa e as vantagens da classe mais recente (dual).
R: Quanto á reação de presa os cimentos são classificados em auto polimerizáveis, foto ativados e de dupla ativação. As vantagens do sistema dual é que se a luz não for capaz de fotopolimerizar, a reação química vai continuar até que tudo esteja polimerizado.
5 De acordo com a classificação dos cimentos resinosos, descreva detalhadamente o passo a passo na cimentação de uma coroa unitária utilizando cimento resinoso com um mecanismo de ativação dupla.
R: Preparo do dente: isolamento, condicionamento com ácido clorídrico, lavar, secar, primer, fotoativar; Preparo da peça de porcelana: ácido fluorídrico, lavar, secar, silanizar, secar, colocar o cimento na peça, fotoativar as margens, remover o excesso, polir; Preparo de pino ou resina: ácido ortofosfórico, lavar, secar, primer, fotoativar, colocar cimento na peça, colocar a peça e fotoativar. 
6 Quais as etapas do processo de confecção de uma peça metálica fundida, bem como os materiais utilizados?
R: preparo do dente; moldagem; vazamento do modelo; enceramento da forma desejada; inclusão do padrão de cera no revestimento; queima e derretimento; derretimento e fusão da liga; acabamento e polimento; e tratamentos térmicos. O material utilizado são as ligas metálicas que podem ser de titânio, cobalto, prata, ouro, etc, cera para o molde, revestimento de celulose, anel de fundição, cadinho, canal de alimentação.
7 Explique qual é a composição básica das ceras odontológicas, bem como explique o que é, e para que serve cada um deles.
R: são compostas de parafina, resina goma, cera de carnaúba e corantes. As ceras são materiais de maleáveis utilizados na obtenção de moldagens de estruturas metálicas, próteses e aparelhos ortodônticos.
A parafina é usada para dar maleabilidade á cera, a resina goma dá lisura superficial á cera, e a cera de carnaúba diminui o escoamento da cera e melhora a lisura.
8 Explique quais são os tipos de ceras utilizadas em odontologia e suas utilidades específicas.
R: elas são de 3 tipos: tipo 1 é usada na forma de bastão em fundição odontológica pois possui um ponto de fusão mais alto; tipo 2 é utilizada em registros oclusais e comercializada em placas; o tipo 3 é a mais dura.
9 Explique os estágios de polimerização e as fases de polimerização da resina acrílica.
R:Os estágios são indução, propagação, terminação e transferência de cadeia, cada um deles define uma fase da transformação dos monômeros em polímeros (modificações químicas)
As fases de polimerização são arenosa, fibrilar, plástica, borrachoide e densa, cada uma delas indica uma transformação das caractristicas da resina, visíveis a olho nu (modificação característica).
10 Explique a função das moléculas: a) peróxido de benzoila; b) hidroquinona; e c) polimetilmetacrilato.
a) o peróxido de benzoila é o iniciador da polimerização da resina acrílica.
b) a hidroquinona é um inibidor/retardador da polimerização.
c) o polimetilmetacrilato é o polímero formado pelos monômeros após os estágios de polimerização da resina acrílica.
11 Complete:
Os cimentos provisórios são: 
Os cimentos definitivos são:

Continue navegando