Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
A pedagogia tradicional tem como configuração ideológica um ensino extremamente rígido, no qual educar é formar todos os tipos de indivíduos necessários à sociedade. Com base nessa informação, escreva uma redação, de aproximadamente 30 linhas, com o tema: O ENSINO NA PEDAGOGIA TRADICIONAL.
RESPOSTA ESPERADA:
A escola centraliza o professor como figura absoluta e autoritária dentro do processo de ensino-aprendizagem. O conteúdo é aquele imposto pelo professor, sem se preocupar com os problemas sociais. O conhecimento é transmitido de forma linear, sem considerar a individualidade do aluno, este apenas memoriza o conteúdo transmitido, não havendo envolvimento entre aluno e professor.
REDAÇÃO 2:
QUESTÃO:
A didática possui na contemporaneidade um papel essencial no processo educativo. Esta ciência retrata a arte de ensinar. Frente a esta exposição, podemos determinar que a didática encontra-se em um patamar de excelência com as demais ciências. Escreva uma redação com o tema: A INFLUÊNCIA DA DIDÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS.
RESPOSTA ESPERADA:
A didática na contemporaneidade recebe um novo olhar, no qual o ensino passa a ser o seu objeto de estudo. Este ensino é voltado para a globalidade, dando ao professor a possibilidade de visualizar seus trabalhos com maior eficiência e contornando os possíveis problemas que surgem no processo de ensino-aprendizagem. 
Frente a esta possibilidade, o professor, dentro da didática, encontra os instrumentos que auxiliam no desenvolvimento de seu planejamento, como objetivos, conteúdos, recursos didáticos e avaliações que formam seu planejamento curricular e diário.
Outro ponto a ser observado é que a didática busca integrar a teoria com a prática diária, conseguindo dar ao aluno e ao professor subsídios que auxiliem na sua práxis.
REDAÇÃO 3:
QUESTÃO:
Com a Escola Nova, que veio para renovar a educação no momento de transições econômicas e políticas, surgem alguns estudiosos e entre eles “Jean Piaget”, que apresentou o desenvolvimento do indivíduo junto à construção do conhecimento. Escreva uma redação com o tema: OS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO MENTAL DESENVOLVIDO POR JEAN PIAGET.
RESPOSTA ESPERADA:
Período sensório-motor: etapa em que a criança está centrada em si mesma. Este período vai do nascimento até os dois anos de idade. Aqui os cuidados estão voltados diretamente ao bebê. 
Período pré-operatório: surge neste período a linguagem, ocorre assim a interação entre ele e o meio. O brincar é fundamental neste período.
Período operatório: tem seu início por volta dos sete anos, caracteriza-se pelas operações mentais, realizadas no interior da criança de forma individualizada.
Período de operações concretas: vai dos sete aos doze anos de idade. Surgem, neste período, as operações concretas.
Período das operações abstratas ou formais: inicia a partir dos doze anos, quando ocorrem as operações relativas, as intelectuais formais ou abstratas.
REDAÇÃO 4:
QUESTÃO:
A pedagogia liberal tecnicista parte do aperfeiçoamento da sociedade de classes (o sistema capitalista), tendo como foco as aptidões individuais dos sujeitos para inseri-los no mercado de trabalho. Nesse sentido, a escola atua com um ensino diretivo, através de técnicas específicas. Com base nessa informação, escreva uma redação, de aproximadamente 30 linhas, com o tema: A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA TENDÊNCIA TECNICISTA.
RESPOSTA ESPERADA:
Na escola tecnicista, o aluno era visto como um sujeito passivo em que se depositavam e se acumulavam os conhecimentos transmitidos pelo professor. O diálogo entre o professor e o aluno era exclusivamente técnico, não havendo debates ou discussões. A escola funcionava como modeladora do comportamento humano. Skinner foi o representante principal desse processo psicológico, também conhecido como behaviorista. Os conteúdos eram baseados nos manuais, livros didáticos e módulos de autoinstrução. O processo educativo era objetivo e operacional, em que se ensinassem habilidades, atitudes e conhecimentos para que os sujeitos se integrassem no aprimoramento da ordem social vigente.

Mais conteúdos dessa disciplina