Buscar

Realatório (AEC) treino ao bebedouro

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO II
DOCENTE: BRUNA COLOMBO 
DISCENTE (S): BRUNA ARAUJO E VICTORIA LIMA
RELATÓRIO PARCIAL II
(TREINO AO BEBEDOURO)
FEIRA DE SANTANA - BA
2018
Dupla: Bruna Araujo e Victoria Lima
Rato: Lula Nº:13
Data:06/11/2018
Relatório Parcial 2 (Treino ao bebedouro)
Objetivo
Fazer com que o sujeito (rato albino) se aproxime do bebedouro quando ouvir o som (“click”) do funcionamento deste, ou seja, emparelhar o som do bebedouro com a presença da água. 
 2. Método
2.1 Sujeito 
O sujeito experimental observado foi o rato Wistar, que é uma linhagem albina da espécie Rattus norvegicus, do sexo masculino. Foi identificado com o número 13. No dia da prática de treino ao bebedouro o sujeito apresentava o peso de 308 gramas e aproximadamente 140 dias de vida. Estava em privação de água de 33 horas. O sujeito fica alojado Laboratório de Psicologia Experimental, em caixas plásticas, em duplas e com comida ad. Lib.
2.2 Local 
A atividade prática de nível operante foi feita no laboratório de Análise Experimental do Comportamento localizado próximo ao módulo 1 na Universidade Estadual de Feira de Santana, no bairro Novo Horizonte, na cidade de Feira de Santana. 
2.3 Materiais
Na observação utilizou-se a caixa de Skinner, um cronometro para registrar a latência do comportamento de se direcionar ao bebedouro quando ouvir o som que este produz e também o uso de papel e caneta para fazer o registro dos comportamentos.
2.4 Equipamento
Para ser feita a observação o sujeito experimental (rato albino) foi colocado na Caixa de Skinner Ethernet, um equipamento comumente utilizado nos laboratórios de Análise Experimental do Comportamento. A caixa é composta em laterais de alumínio pintada com tinta eletrostática epóxi, teto e frente em acrílico transparente, fecho magnético na porta, piso em barras de aço inox para acionamento pelo rato do lado direito com bebedouro em sua parte inferior, possui também 2 leds de alta potência que apresentam variação na sua intensidade (0%, 25%, 50%, 75% e 100%.no topo da caixa do lado direito em suporte fixo. A caixa possui controle eletrônico externo com relógio digital com amostragem de 6 dígitos. O controle possui as seguintes dimensões, (C x Lx A): 250 x 160 x 115 e peso de 1,5 kg. Já as medidas externas da caixa são 310 mm de altura x 260 mm de frente, 225 mm fundo. As caixas são projetadas para serem operadas tanto no modo manual, quanto no modo automático. Além disso as caixas são bivolt. Possuem bebedouro com capacidade de coleta de água pela concha em 10 microlitros, alarme sonoro com uma frequência de 1 kilohertz, botão com opção de automático e manual e um gerador de choque com saída scrambler de até 2540 uA.
2.5 Procedimento 
A primeira atividade foi a limpeza da caixa de condicionamento operante de Skinner; com papéis toalha e álcool, aplicado por todo interior da caixa: na grade, no fundo falso e, em seguida, esta foi forrada com um novo papel. Após o término da limpeza, a professora foi a responsável por manusear o rato até a caixa, a mesma utilizava os devidos trajes de segurança: jaleco, calça e sapato fechado. 
 Após o sujeito ser introduzido na caixa de Skinner, iniciou-se os passos decididos anteriormente pela dupla. O primeiro passo foi colocar a caixa no modo manual, deixar disponível uma gota de água e esperar até 10 segundos para o rato encontrar e beber a água. Como isso não ocorreu o bebedouro foi acionado de 3 em 3 segundos até que o rato encontrou e bebeu água. O segundo passo consistia em, enquanto o sujeito ainda lambia o bebedouro este foi acionado novamente deixando uma nova gota de água disponível, esse processo foi repetido por 4 vezes. Quando o sujeito afastou a cabeça do bebedouro foi iniciado o terceiro passo, só é acionado o mecanismo de liberação de água quando o sujeito afasta a cabeça do bebedouro, o processo foi repetido cerca de 5 vezes. Se exige cada vez mais do sujeito, em cada passo o critério para liberação de água é alterado. No quarto passo o mecanismo de liberação de água só é acionado quando o sujeito está longe do bebedouro, assim que o sujeito se dirigiu para o meio da caixa de Skinner o bebedouro foi acionado, nesse momento o sujeito experimental aquietou-se e adormeceu fazendo com que a prática não fosse concluída. 
Completado o tempo da prática de treino ao bebedouro, a professora foi comunicada sobre o fim da atividade para que ela pudesse reconduzir o rato à caixa de polipropileno. Por fim, realizou-se novamente a higienização da caixa de Skinner, repetindo o mesmo procedimento que o explicitado no início; utilizando álcool e papéis toalha para limpar o interior da caixa e retirando o papel com os dejetos do indivíduo.
 
3. Resultados
Durante a prática de treino ao bebedouro foram liberadas 181 gotas de água no período de 41 minutos.
A prática não foi concluída e por este motivo não foi construída a tabela com as latências do comportamento do sujeito. 
4. Considerações Finais
A prática do treino ao bebedouro não concretizou-se.

Continue navegando