Buscar

Controladoria Cassio Castelluber

Prévia do material em texto

MBA EXECUTIVO GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA
Controladoria e Auditoria
Cassio Gonçalves Castelluber
Gestão financeira e controladoria
O planejamento financeiro e controladoria envolvem uma combinação de atividades que suportam todo o processo de gestão financeira das empresas atuais. 
O processo começa com o planejamento financeiro, geralmente na forma de previsões de fluxo de caixa e balanço patrimonial. Isso gera dados de entrada importantes que podem ser usados ​​para diferentes fins: calcular os indicadores de exposição necessários para executar operações e financiamentos, como base para o cálculo de indicadores financeiros (ex.: posição financeira líquida) ou para ilustrar fluxos de pagamento para risco fins de cálculo.
Algumas das principais funções da controladoria em todo o processo são executadas nessa área. Este é um elemento vital da gestão financeira. Políticas e diretrizes são implementadas para criar o framework correto. Para Figueiredo & Caggiano (1997) o objetivo da controladoria é garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia gerencial. 
A definição de metodologias e os dados de mercado apropriados garantem a avaliação correta das transações financeiras. Procedimentos mais exigentes são agora exigidos sob novas regulamentações. O papel do controlo financeiro é garantir que os requisitos de conformidade sejam cumpridos nas operações de negócio em curso (tanto em geral como em relação às específicas), e, o princípio da segregação de funções, verificando se as transações financeiras estão de acordo com as exigências do mercado e monitorando as atividades de tesouraria. Uma avaliação para gerenciamento e suporte em caso de escalonamento conclui o processo.
No entendimento de Heckert & Wilson (1963 apud Beuren, 2002), é atribuído à controladoria duas funções básicas: supervisão da contabilidade geral, da contabilidade de custos, da auditoria, dos impostos, dos seguros e das estatísticas; aplicação da função contábil para a resolução de problemas administrativos futuros. Considerando o segundo item citado anteriormente, é papel da controladoria usar todas as informações contábeis disponíveis como, por exemplo, o desempenho sazonal da empresa, para ajudar na resolução de 12 problemas futuros que são previstos. Este item deve ser enfatizado já que a supervisão é uma atividade básica da controladoria.
Almeida et al. (2001) salienta que as funções da controladoria estão interligadas ao conjunto de objetivos diretamente relacionados com a missão da empresa e destaca as seguintes funções:
a) Subsidiar o processo de gestão: ajudar o processo de gestão dando suporte e apoio para projeções e simulações sobre eventos econômicos que possam afetar as decisões dos gestores;
b) Elaborar a avaliação de desempenho: a controladoria elabora a análise de desempenho de todas as áreas, dos gestores, da empresa e da própria área;
c) Apoiar a avaliação de resultado: elaborar a análise de resultado econômico dos produtos e serviços e monitorar e orientar o processo de estabelecimento de padrões.
d) Gerenciar os sistemas de informação: realizar a padronização e harmonização das diversas informações econômicas transmitidas aos gestores.
e) Atender aos agentes do mercado: através da interação com o meio externo, analisar e mensurar o impacto das legislações no resultado econômico da empresa e apoiar os gestores no atendimento aos diversos agentes do mercado.
No final do processo de suporte, os indicadores financeiros e relatórios exigidos pela organização estarão em vigor. Isso geralmente envolve a compilação de um grande volume de dados de diferentes áreas, a realização de cálculos e a análise de resultados até que as demonstrações de fluxo de caixa, as comparações entre o plano e o planejado ou o plano tenham sido produzidas. Um sistema integrado de gestão financeira pode ajudar tanto nessas tarefas como nos seus sistemas de relatórios. Espera-se que essa área da organização seja relatada para muitos públicos diferentes. Outros departamentos precisam de números nos quais basear seus próprios cálculos. Subsidiárias precisam de indicadores para seus próprios relatórios. A administração consultará regularmente ou ocasionalmente a saúde financeira da empresa. Fora da organização, os requisitos e os requisitos de auditoria também precisam ser cumpridos

Continue navegando

Outros materiais