Buscar

Gestão de Pessoas (ADM70) Avaliação Final (Objetiva) Individual FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Gestão de Pessoas (ADM70)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:423240) ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	4,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Para que as organizações possam efetuar uma avaliação de desempenho com eficácia, elas seguem alguns métodos tradicionais de avaliação. Esses métodos indicam fatores positivos e negativos sobre as pessoas envolvidas. Sobre os métodos, analise as seguintes sentenças:
I- O método de escala gráfica é realizado com fatores de descrição simples e objetiva, com critérios que variam de fraco a ótimo ou excelente.
II- Os fatores analisados no método de escala gráfica são previamente estabelecidos por órgão competente e devem ser aplicados em todas as organizações de modo igual.
III- O método da escolha forçada é efetuado por números que seguem o grau de desempenho.
IV- O método da escolha forçada é efetuado por frases relacionadas ao desempenho.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	A cultura organizacional é munida de algumas características que contribuem de forma positiva à organização, mantendo-a estável e bem vista diante do mercado externo, favorecendo a possibilidade de manter um capital intelectual atuante na mesma. Com relação às funções da cultura organizacional, analise as seguintes sentenças:
I- Os profissionais identificam-se com a organização, pois possuem as mesmas crenças e valores.
II- Ao conhecer as crenças e os valores, os colaboradores têm maior comprometimento com a organização.
III- Ao conhecer as crenças e os valores, os colaboradores são estimulados à competição entre si, para desenvolver melhores resultados.
IV- O conhecimento da cultura organizacional pelo colaborador dificulta a sua integração e estabilidade. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	Hoje as organizações desenvolvem seus profissionais através de treinamentos contínuos. Os investimentos em treinamentos são feitos de forma a garantir que os profissionais adquiram qualificação e capacidade necessárias para exercer com eficácia sua função. Diante desse contexto, antes da realização de um treinamento, são feitos quatro tipos de análise. Sobre os tipos de análises, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Análise organizacional.
II- Análise dos recursos humanos.
III- Análise da estrutura de cargos.
IV- Análise do treinamento.
(    ) Considera a missão, a visão e os objetivos da empresa para a realização do treinamento.
(    ) Considera o perfil comportamental e as competências de um funcionário ou candidato para exercer sua função de acordo com a estratégia organizacional.
(    ) Determina as habilidades e as competências que as pessoas deverão ter para assumir determinado cargo e, a partir daí, executa-se o levantamento das necessidades de treinamento.
(    ) Compara a necessidade da organização com o que pode ser oferecido como treinamento, para determinar a eficácia do mesmo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - III - I.
	 b)
	I - III - II - IV.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	III - II - IV - I.
	4.
	É de grande valia o profissional integrar-se à cultura da organização, conhecer e compreender os projetos e situações relacionadas aos objetivos e propósitos que determinam a sua existência. Portanto, sabe-se que:
	 a)
	Observar o que acontece no ambiente interno e externo da organização é fundamental para sua integração.
	 b)
	A formação da cultura organizacional se dá com base no perfil dos clientes.
	 c)
	A formação da cultura organizacional se dá com base no perfil dos fornecedores.
	 d)
	A formação da cultura organizacional se dá com base em comportamentos negativos.
	5.
	A educação a distância é uma modalidade diferenciada na busca pelo conhecimento, exigindo maior desempenho dos acadêmicos com relação ao autoestudo. Por outro lado, essa modalidade proporciona o aprendizado de maneira prática no que se refere ao tempo disponível e à distância da instituição. Portanto, a educação a distância é oferecida:
	 a)
	Através do processo tecnológico, com professores e tutores para auxiliar no autoestudo.
	 b)
	Nas grandes empresas, favorecendo o ensino aos colaboradores, através do conhecimento de gerentes e diretores.
	 c)
	Em escolas envolvidas com o ensino contínuo das organizações, geralmente com um consultor sendo tutor.
	 d)
	Através de formadores de opiniões que expõem conceitos atuais em revistas especializadas.
	6.
	Dentre as responsabilidades da gestão de pessoas enquanto linha de staff, destacam-se as novas admissões, demissões, promoções e transferências, entre outros processos existentes na área de Recursos Humanos. Entretanto, as decisões tomadas a partir dessas responsabilidades devem levar em conta alguns fatores organizacionais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses fatores:
	 a)
	A opinião dos acionistas sobre o perfil dos funcionários.
	 b)
	A implantação de um sistema de informações que permita admitir ou demitir funcionários por e-mail.
	 c)
	A autoridade do gerente de linha.
	 d)
	O tamanho da organização, a estrutura organizacional, a tecnologia utilizada, entre outros.
	7.
	A gestão de pessoas é composta por alguns processos que formam em conjunto um sistema de gestão de pessoas nas organizações. Relacionado às políticas para a gestão de pessoas, um exemplo a ser citado é a política para o planejamento de pessoal, que determina alguns critérios para recrutamento e seleção de pessoal. Dessa forma, entre outras políticas, temos a política de aplicação. Essa política se refere a qual decisão?
	 a)
	De alguns critérios para a contratação direta e indireta, diante de um recrutamento interno, externo ou misto nas organizações.
	 b)
	De cargos e valores de salários em uma avaliação acordada com o mercado de trabalho, além dos critérios que envolvem benefícios.
	 c)
	De uma preparação das pessoas, através de treinamentos para o seu desenvolvimento e preparação para atuar em determinado cargo ou executar tarefa específica.
	 d)
	De requisitos básicos diante da força de trabalho, através de análise de cargos, atribuições de tarefas e avaliações de desempenho.
	8.
	A gestão de pessoas exerce um cargo de grande importância nas organizações, quando bem estruturada e integrada com os princípios e os valores da organização. Ela é responsável pela gestão de todos os colaboradores da empresa e, para que seja eficaz, necessita de um modelo bem ajustado e integrado com a organização. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA no que se refere ao modelo de gestão de pessoas ideal para as organizações:
	 a)
	O modelo de gestão de pessoas ideal é aquele que faz com que os funcionários caminhem, exclusivamente, em direção às metas estabelecidas pela organização.
	 b)
	O modelo ideal é aquele que prioriza atender aos interesses do gestor ou dono da organização, e os funcionários devem desempenhar suas funções se preocupando em atingir as metas da organização.
	 c)
	O modelo ideal é aquele que busca atender os interesses da organização e de seus colaboradores, a fim de que ambos alcancem os resultados esperados.
	 d)
	O modelo ideal é aquele que alinha os objetivos da empresa e de seus funcionários, mas o mais importante é atender as metas da organização, não importando se as dos funcionários serão atendidas nas mesmas proporções.
	9.
	Referente ao programa de treinamento e sua implementação, existem
várias etapas a serem realizadas durante o processo. Essas etapas envolvem técnicas para desenvolver habilidades. A partir desta ideia, analise as seguintes sentenças:
I- Na maioria das empresas, são utilizadas técnicas de treinamento no próprio cargo, proporcionando novas informações referentes ao cargo em que a pessoa treinada atua.
II- O treinamento pode ser efetuado em sala de aula, desenvolvendo os conhecimentos relacionados à empresa em geral e nunca ao cargo.
III- O treinamento de classe pode ocorrer com o auxílio de jogos administrativos, desenvolvendo habilidades.
IV- Todos os treinamentos têm objetivo único de desenvolver ou melhorar os relacionamentos interpessoais com os outros colaboradores e com o cliente. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	A remuneração variável, pode-se dizer, que é a remuneração fixa mais a soma de incentivos motivadores oferecidos em valores pela organização, tais como premiações, comissões, entre outros. Qual é o seu principal objetivo?
	 a)
	Obter a rotatividade de pessoal por falta de empenho humano.
	 b)
	Fortalecer o desempenho do profissional através da recompensa.
	 c)
	Oferecer crescimento profissional apenas em uma área ou setor.
	 d)
	Criar expectativas que o colaborador não possa alcançar.
	11.
	A respeito da implementação de programas de treinamento, avalie as afirmações a seguir:
I- O processo de treinamento é composto por quatro estágios: definição das necessidades, projeto e planejamento, execução e avaliação dos resultados.
II- O processo de treinamento é necessário, sendo uma responsabilidade de todos os envolvidos: empresários e alta direção, setor de RH, facilitadores, prestadores de serviços de treinamento, gestores das diversas áreas da empresa e treinandos.
III- Os programas de treinamento devem, prioritariamente, ser contratados de empresas que se destaquem na área a que se destinam, pois elas utilizam os processos mais modernos disponíveis, assegurando, assim, melhor desempenho dos trabalhadores egressos desses programas.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	II e III, apenas.
	 b)
	III, apenas.
	 c)
	I e II, apenas.
	 d)
	I, apenas.
	12.
	(ENADE, 2015) A dificuldade para contratar profissionais qualificados em algumas cidades vem fazendo com que empresas desenvolvam ações de recrutamento interno alinhadas a programas de qualidade de vida. Em um projeto dessa natureza, visa-se aproximar o funcionário de sua família, ao oferecer-lhe a oportunidade de retornar, contratado, ao estado onde nasceu. Ganha o empregado, muitas vezes promovido, por já ter a experiência necessária para assumir maior responsabilidade em uma nova unidade, e ganha a companhia, que conta com um profissional pronto e alinhado à cultura da empresa. Considerando a situação descrita, verifica-se que um projeto como o referido no texto é vantajoso principalmente porque:
FONTE: Disponível em: <http://vocesa.abril.com.br>. Acesso em: 12 jul. 2015 (adaptado).
	 a)
	Possibilita a promoção de cargo de funcionários em sua cidade natal e, assim, contribui para o aumento das vendas na nova localidade.
	 b)
	Fortalece a cultura da organização ao afetar o desempenho financeiro da empresa e sua sobrevivência, além de garantir o preenchimento da vaga por um funcionário reconhecidamente capaz.
	 c)
	Possibilita suprir a carência de bons profissionais em regiões onde a empresa atua, favorecendo a manutenção da cultura organizacional da empresa, além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
	 d)
	Reduz os conflitos gerados por funcionários descontentes com seu local de trabalho e proporciona bom clima organizacional, decorrente da transferência de funcionários para local onde residem pessoas da família.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais