Buscar

Estudo de caso de Direitos Reais sobre ações possessórias e petitórias


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: DIREITO- 
	Valor parcial da avaliação: 2 pontos 
	Disciplina: DIREITOS REAIS 
	DATA: 26 a 29/11- 2º instrumento da 2ª avaliação
	Professor: SIMONE FLORES
	
	Aluno(a) (s): 
	Matrícula: 
 
ESTUDO DE CASO
 		Aloísio é proprietário da Fazenda Morro Azul, e vizinho de Rubião, proprietário da Fazenda , Riacho Doce, e de Gonçalves, proprietário da Fazenda do Retiro. Em 1990, Rubião deu a Aloísio permissão para que este transportasse gado por um pequeno trecho da Fazenda Riacho Doce, o que encurtaria a distância entre a Fazenda Morro Azul e o vilarejo de Casa Branca. Em julho de 2010, faleceu Gonçalves, que foi sucedido por seus filhos Daniel e André. Em setembro de 2010, Daniel e André ajuizaram ação de reintegração de posse em face de Aloísio, alegando que, segundo a escritura da Fazenda do Retiro, o trecho da Fazenda Riacho Doce por onde Aloísio transitava, na verdade, pertencia à Fazenda do Retiro.
 		No caso descrito, Daniel e André ajuizaram aço de reintegração de posse em face de Aloísio.
 		Com base nos dados apresentados, responda:
A ação proposta por Daniel e André está correta? 
Não, a ação de reintegração de posse é feita no caso de esbulho, ou seja perda total da posse, por ato injusto ou molestador de acordo com o artigo 1.210, no entanto Daniel e André nunca tiveram posse da referida área.
Os referidos autores da demanda são possuidores na referida área? 
Não, até então possuidor e proprietário da área é Rubião, dono da fazenda Riacho doce, pois é possuidor aquele que tem de fato o exercício pleno de alguns ou de todos os poderes inerentes à propriedade, de acordo com a definição de possuidor do artigo 1.196.
Daniel e Andre poderiam alegar a juntada da escritura da Fazenda do Retiro nos autos da ação de reintegração de posse? 
Não, pois não se discute domínio nas ações possessórias. Nas ações possessórias visa-se tutelar o direito de posse, posse com fundamento no seu exercício, já nas ações petitórias é que os litigantes alegam o domínio, é a ação onde seria cabível a juntada da escritura da referida fazenda.
O que Daniel e André podem fazer para pleitear esse direito em questão que estão alegando? Existem ações específicas? 
Poderão ajuizar ação petitória, que são as ações onde se discute domínio, nesse caso seria especificamente uma ação de imissão na posse, onde o autor busca emitir-se na posse do bem que nunca teve, ou seja, a referida área que até então pertence à Rubião, já que dentre os direitos do proprietário, surge o direito de reaver o bem, à luz do artigo 1.228 CC sendo este o artigo que se pauta a imissão da posse. E a ação deve ser ajuizada em face de Rubião, Aluísio não pode ser réu no processo, pois Rubião apenas o deu mera permissão, foi um ato de tolerância a passagem de seu gado pelo trecho da fazenda Riacho Doce.

Continue navegando