Buscar

Fórum adm marketing1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fórum adm marketink
Olá Boa tarde professora e colegas.
Gostaria de ressaltar alguns pontos que achei interessante em nosso conteudo virtual e resolvi compartilhar com vocês.
“O trabalho de marketing é converter necessidades sociais em oportunidades rentáveis.” - Frase do mestre Philip Kotler
Descrevemos a administração de marketing como o esforço consciente para se atingir resultados desejados de troca com os mercados visados 
Uns dizem que os conceitos de administração de marketing se desdobram em quatro grandes grupos. Outros professores do assunto dizem que são sete conceitos e que juntos eles podem ser desdobrados em outros mais.
De qualquer forma vamos pensar nos três principais conceitos que mostram a diferenciação entre o marketing e as demais ações de publicidade, propaganda, vendas, promoções de venda etc.
Conceito de produto
Esse é o conceito mais antigo da administração de marketing e por isso podemos dizer que está um tanto quanto defasado. Na verdade, para alguns produtos e serviços, esse pensamento ainda pode ser utilizado.
Para vendas mais complexas ou para produtos que não são de necessidade básica, o conceito já não nos ajuda tanto.
Esse conceito pressupõe que os consumidores respondem positivamente e unicamente a produtos razoavelmente bons e com preços justos. Ou seja, se você tiver um produto ok e uma boa comunicação de marketing ele irá se vender.
Ele diz também que os consumidores conhecem os concorrentes presentes no mercado. Quanto custa cada uma das alternativas. Já que todos os produtos são razoavelmente bons e não são diferenciados, o preço é o único fator diferencial.
Conceito de venda
As empresas que possuem um direcionamento voltado para as vendas, normalmente têm uma equipe comercial forte, bem treinada e muito afiada.
Surgiu logo após o conceito apresentado acima, onde a orientação é para o produto.
Nessa visão, acredita-se que o consumidor nunca comprará o suficiente de uma empresa a menos que seja dedicado um esforço de vendas e marketing acima do esperado.
Por exemplo, um vendedor que diz que o item que se quer vender é o último no estoque e a pessoa precisa comprar agora. Ou dizer que o preço irá aumentar no dia seguinte. É necessário convencer o cliente a todo momento que aquilo é o melhor para ele
O carro mais bonito, a roupa que vestiu melhor, o melhor candidato, uma condição nunca vista antes, ou seja, todas essas ações são calculadas para que o maior esforço de vendas se traduza em vendas maiores e melhores.
Esse conceito tem seus riscos, onde o comprador pode se sentir pressionado e até mesmo reclame da empresa em meios digitais, SAC ou Procon. Mas quando trabalhado de forma correta é certeza de um aumento de vendas no final do mês.
Conceito de marketing
O conceito de marketing e bastante novo quando falamos dos quatro conceitos da administração de marketing. Ele pressupõe que o mais importante na orientação de uma empresa é baseado na capacidade da companhia em determinar as necessidades de um mercado, desejos dele e em construir valor para quem compra.
Em posse dessas informações, adaptar seu produto ou serviço e sua comunicação de forma a promover essa satisfação de forma mais efetiva que seus concorrentes de mercado.
O conceito de venda e o conceito de marketing podem ser confundidos por muitos profissionais da área. Para entender o que cada visão nos leva a pensar, podemos dizer que o conceito de venda está preocupado com as necessidades do vendedor. Já o conceito de marketing tem o foco no cliente, em suas necessidades e como elas serão satisfeitas. Ou seja, em todo o processo, desde saber o que oferecer, para quem oferecer e até onde oferecer.
Resumindo 
O marketing tem suas origens no fato de que o homem é uma criatura com necessidades e desejos. Necessidades e desejos criam um estado de desconforto nas pessoas, que se resolve através da aquisição de objetos que satisfaçam a essas necessidades e desejos. Estes objetos, chamados de produtos, são obtidos por diversas formas: autoprodução, coerção, súplica e troca. A maioria das sociedades humanas trabalha no princípio da troca, que significa que pessoas se especializam na produção de bens específicos e permutam esses bens por outras coisas de que precisam. Um mercado é uma arena para trocas em potencial. Há mercados de necessidades, mercados de produtos, mercados demográficos e mercados geográficos. O marketing engloba todas aquelas atividades que representam o trabalho através de mercados, isto é, a tentativa de realizar trocas em potencial.
A administração de marketing é o esforço consciente para se atingirem resultados desejados de troca com mercados visados. Consideraremos, primeiramente, a administração de marketing do ponto de vista de organizações funcionando como vendedores, embora os vários conceitos de marketing se apliquem a todos os mercados de especialistas em marketing.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando