Buscar

Resumo planejamento de comunicação/ Prof Sylvia/ Unisuam / 2015.1

Prévia do material em texto

Resumo planejamento de comunicação 
Aula1/ Planejamento: Indispensável em qualquer processo de comunicação
Marketing: Processo que orienta a empresa a entender as necessidades, desejos e comportamento de determinado segmento no mercado, e para atender essas necessidades o mais importante é ter um orientador, o marketing mix ou composto de marketing ideal.
Comunicação e o marketing: o planejamento de comunicação é o elo entre a comunicação e o marketing, e para isso é preciso entender os compostos do marketing mix, e achar a solução correta do problema a ser resolvido. 
4P’S Preço: com base nos custos internos, expectativas e potencialidades do público alvo); é o valor cobrado para a aquisição de um bem ou serviço. 
Praça: Escolha dos pontos para venda e formas de distribuição, através dos quais o produto chega aos clientes e inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra. 
Produto: Como será a promoção do produto; É tudo o que se refere aos "bens e serviços" que uma empresa disponibiliza ao mercado. 
Promoção: A comunicação é utilizada para informar, persuadir e lembrar os potenciais compradores de um produto, com o propósito de influenciar a sua opinião, atitudes e comportamentos resultado dos esforços de comunicação. 
Aula 2/ Decisões do marketing/ promocional. Objetivo do marketing de escolher de forma estratégica a abordagem do mercado, as campanhas publicitárias, o segmento de mercado do produto e principalmente as características do consumidor, são itens fundamentais para melhor as empresas se adaptarem a essas exigências.
Quais os mais rentáveis; que padrões de comportamento assumem; que preferências apresentam.
CIM (comunicação integrada de marketing): Conjunto articulado de estratégias e ações desenvolvido pela empresa com objetivo de agregar valou e/ou consolidar a marca no mercado junto a seu publico, é a combinação de atividades de propaganda, marketing e relações publicas das organizações que busca atingir uma comunicação eficaz com processo de planejamento conjunto, pois, a comunicação/marketing não pode ser o resultado de esforços individuais, porque sabemos que as empresas tem valores e uma missão comum. 
A comunicação integrada abrange quatro programas:
Comunicação Institucional: é responsável, por intermédio dos relações públicas, pela formação da identidade e imagem positiva de uma instituição, a aparência corporativa, ressaltando as relações com a missão e a ideologia da organização. 
Comunicação Administrativa: é a que está envolvida com o público interno, dedica-se aos aspectos administrativos do pessoal e ao disciplinamento de seu comportamento na empresa.
Comunicação Interna: engloba todas as práticas e processos comunicativos de uma determinada organização com o seu público interno (funcionários, colaboradores, acionistas). Consegue tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e agradável para todos que constituem a empresa.
Comunicação Mercadológica: contempla toda e qualquer atividade de comunicação comercial para a divulgação e reforço da imagem das suas marcas no mercado, as ações desenvolvidas por uma organização que consequentemente quer aumentar suas vendas e seu lucro.
O pensamento estratégico: É um planejamento para essa integração que comunica, detecta e soluciona problemas baseado nos resultados e faz com que a marca não saia da mente do consumidor. 
Branding /Conceito de Marca: é a filosofia de gestão de marca, é o conjunto de técnicas que junto com os atributos descritivos verbais e simbólicos representam a essência da marca, é a construção e administração da imagem. Quando a ação é positiva a marca passa a valer mais que o produto. 
Stakeholders: partes interessadas da organização que devem estar de acordo com as praticas de governança e decisões coorporativas. 
Marketing lateral: Pensar de forma diferente da tradicional criando de forma complementar sem a mudança de conceitos. 
Aula 3/ Posicionamento estratégico e a construção de uma marca forte: um monitoramento contínuo das ameaças, oportunidades e seus resultados, sugerido pelas rápidas transformações, e a dinâmica das variáveis controláveis e incontroláveis que afetam uma empresa e seu mercado. A finalidade é encontra oportunidades atraentes e desenvolver estratégias de marketing rentáveis, como custo, diferenciação e enfoque. 
Custo: Não ter desperdícios, podendo garantir qualidade e preço no mercado competitivo. 
Diferenciação: Novos produtos que atendam a maior parte geográfica possível, investir em atendimento e imagem da marca. 
Enfoque: Fidelização do cliente. 
Aula 4/ Breifing: Histórico do cliente; dados necessários para o correto trabalho de planejamento de comunicação. Deve ser criado um documento para cada pedido de serviço. 
Atendimento – documentação 
1. R.V. – Relatório de Visita; documenta a data e o que foi decidido. Evitar romances.
2. Briefing – Documento completo
3. Pedido de Criação – documento a data e o que foi solicitado.
4. Ordem de Serviço – documento interno (Tráfego) para organizar fluxo de serviços internos.
5. P.S. – Pedido de Serviço; detalha e solicita algum serviço de produção, foto, fotolito, impressão…
6. P.I. – Pedido de Inserção; detalha e solicita o tipo de colocação na Mídia desejada. 
Pontos importantes do briefing: 
1 Questões para saber o que gerou o problema/ informações concretas a respeito.
2 Qual problema deve ser resolvido pela comunicação/ produto, mercado, imagem, posição.
3 Objetivo/ atitudes do consumidor.
4 Estratégia/ concorrência/ publico alvo/ promessa e argumento da promessa do produto.
5 Obrigações ou impasses/ claros/ para campanha, produto, slogan etc. 
Termos Financeiros
Faturamento Bruto: totalidade dos “dinheiros” recebidos dos Clientes. 
2. Receita bruta: totalidade dos honorários de Mídia e de produção recebida.
Receita líquida: totalidade da Receita bruta, deduzidas as despesas operacionais mais o overhead.
Receita financeira (não operacional): receitas de aplicações, juros, descontam de pagamento antecipado, etc.
Despesas operacionais: relacionadas com a operação - folha de pagamento, serviços prestados, etc.
Overhead: despesas fixas; aluguel, luz, telefone.
Lucro antes do I.R.: todas as receitas, deduzidas todas as despesas.
Lucro após o I.R.: Lucro antes, deduzido o “Lula”.

Continue navegando