Buscar

relatorio do magisterio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
ELISANDRA TEREZA LORENTZ – RU: 1225056 
VALERIA ZAKALUZNE – RU: 1195500
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:MAGISTERIO ENSINO MÉDIO 
CANOINHAS
2018
ELISANDRA TEREZA LORENTZ
VALERIA ZAKALUZNE
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: MAGISTÉRIO ENSINO MÉDIO
Relatório de Estágio Supervisionado de magistério no ensino médio do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
TUTORA: JAMILLI HENRIQUE
CANOINHAS 
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 
Este relatório de estágio trata-se do magistério/nível médio sendo elaborado sob informações de pesquisas, observações e anotações. O estágio tem o papel de enriquecer o conhecimento e sua principal função contribuir com a formação profissional do acadêmico em pedagogia, tendo o contato com a prática pedagógica. 
De acordo com Almeida; Soares (2011), citado por Silva e Urbanetz (2012, p.104): A formação dos/das profissionais da educação deve ser entendida na perspectiva social e alçada ao nível da política pública, tratada como direito e superando o estágio das iniciantes individuais para aperfeiçoamento próprio, com oferta de cursos de graduação, especialização/aperfeiçoamento e extensão aos/às profissionais da educação pública, em universidades também públicas. Esta política deve ter como componentes, juntamente com a carreira (a jornada de trabalho e a remuneração), outros elementos indispensáveis à valorização profissional. Deve ser pensada como processo inicial e continuado, como direito dos/das profissionais da educação e dever do Estado. 
Durante o estágio de ensino médio analisamos os níveis de ensino que promove debates e controversas, problemas relacionados ao acesso e permanência, discussão sobre sua identidade. A experiência vem incentivando o estudo dos saberes e atitudes na prática do educador. 
O objetivo deste relatório é compreender a prática docente sendo experiência profissional, organizações históricas, e organizações curriculares do curso de formação de professores em nível médio, desenvolvimento de aspectos teórico-metodológicos para planejamento de aula. 
Neste documento existe: introdução, desenvolvimento do estágio constando a realidade do campo, caracterização do espaço escolar, organização e normatização do espaço escolar, análise reflexiva do estágio supervisionado, terminando com as considerações finais. 
2 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA 
O Estágio supervisionado da UTA Educação e Trabalho (magistério /ensino médio) foi realizado na unidade Escola de Educação Básica Santa Cruz, localizado na rua Bernardo Olsen 400, Centro da cidade de Canoinhas-SC no CEP: 89460-000, tendo como contato os telefones: (47) 3622-1930 E-mail: santacruz@sed.sc.gov.br.
O Estágio teve início no dia 13/03/2018 e seu término do dia 26/03/2018, realizado no turno da noite, observando a turma do 3º ano médio. 
2.1 CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA INSTITUIÇÃO 
A concepção pedagógica está fundamentada em uma visão sócio -interacionista, levando o aluno ao patamar da construção do conhecimento, conceitos e valores. Colocando em pratica a razão e a lógica, trazendo os valores da própria família e fundamentando a cidadania para si mesmo. 
O processo pedagógico está fundamentado nas construções significativas desta forma o aluno se desenvolve num meio, sendo estimulado a associar o seu saber com o novo, em atividade internas, produzindo autonomia, identidade, procurando soluções as situações problemáticas. O processo educativo gira em torno da interação, aluno-professor, professor e grupo de colegas, acontecendo na troca de informações em questionamentos feitos pelos alunos e perguntas feitas pelo professor. 
O Colégio Santa Cruz valoriza a relação entre pais, alunos e professores, estimulando o estudo, a discussão e a criatividade, formando cidadãos. 
2.2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS OBSERVADOS 
Atualmente a Escola de Educação Básica Santa Cruz, mantém somente o ensino médio; oferecendo os cursos de ensino médio integrado a educação profissional (EMIEP), ensino médio educação geral e magistério- educação infantil e séries iniciais.
Pertence a rede pública estadual e está subordinada a 25ª Gerência Regional de Educação da 25ª Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas. Tem na direção a professora Aparecida Cusin e na Assessoria de Direção as professoras Lilian Kruger e Carin Regina Jantsch. A Associação de Pais e Professores é presidida pela Sra. Érdina Holzapfel Lucas e o Conselho Argos Gumbowsky. O educandário conta com 773 alunos matriculados e funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno. Possui 52 professores, uma administradora escolar, duas orientadoras educacionais, uma assistente de educação, dois assistentes técnico pedagógicos, uma analista técnico em gestão educacional e sete funcionários. A referida escola atualmente oferta três cursos, onde o aluno pode optar pela matrícula em educação geral, magistério ou administração.	
2.2.1 VALORES ATENDIDOS 
É formada por educandos de nível sócio econômico, considerados médio baixo, onde a renda familiar mensal se distribui entre dois e três salários mínimos numa proporção de 88,24%. Sendo este frequentado por 65% brancos, pardos 32%, e 3% outros com etnias variadas.
O grau de instrução dos pais concentra desde analfabetos até nível superior com pós graduação, sendo que a faixa maior está no ensino médio (43,14%), onde prezam para seus filhos um ensino de qualidade. O diferencial está no curso do magistério, onde a maioria dos alunos trabalham.
2.2.2 METODOLOGIA DE ENSINO
O processo pedagógico é através da intermediação, tornando aluno um sujeito ativo do processo de ensino aprendizagem. Aprendizagem significativa, com as aulas expositivas, com prioridades na estrutura e práticas de laboratórios, atividades experimentais, trabalhos individuais ou em grupo, seminários e uso das tecnologias.
2.2.3 CONSELHO DE CLASSE
O conselho de classe é INSTANCIA DELIBERATIVA integrante da estrutura das unidades escolares e tem sob responsabilidade: 
1 - A avaliação do processo ensino aprendizagem desenvolvimento pela escola e a proposição de ações para a sua melhoria;
2 - A avaliação da prática docente, no que se refere à metodologia, aos conteúdos programáticos e à totalidade das atividades pedagógicas realizadas; 3 - A avaliação dos envolvidos no trabalho educativo e a proporção de ações para a superação das dificuldades; 
4 - A avaliação das condições físicas, materiais e de gestão dos estabelecimentos de ensino que substanciam o processo ensino aprendizagem;
5 - A definição de critérios para a avaliação e sua revisão, quando necessário;
6 - Apreciar, em caráter deliberativo, os resultados das avaliações dos alunos apresentados individualmente pelos professores;
7 - Decidir pela aprovação ou não aprovação dos alunos.
O conselho de classe é constituído por professores, direção da escola, orientação educacional, ATPs, representantes dos pais e alunos. Cabe à equipe pedagógica e gestores o planejamento, a execução e avaliação do conselho de classe. Deverá reunir –se bimestralmente, em datas previstas no calendário escolar, e extraordinariamente sempre que necessário por convocação da direção. As decisões do conselho de classe serão soberanas será de consenso.
2.2.4 CORPO DOCENTE 
A unidade escolar conta com 58 professoras lotados, sendo:
Um diretor;
Duas assessoras;
Cinco em funções gratificadas;
Duas em licença prêmio; 
Três readaptados;
Oito professores efetivos completando números de aulas na EU;
28 ACT’s;
Duas orientadoras educacionais; 
Uma administradora educacional;
Um assistente de educação; 
Quatro ATP – 2 afastados;
Uma analista técnico em gestão educacional.
2.2.5 INSTALAÇÕES GERAIS
A escola é provida de:
Biblioteca
Duas salas de tecnologia, com aproximadamente 30 computadores em cada sala, contendo em uma delas uma
lousa digital.
Uma sala de vídeo com data show.
Laboratório de química e física; 
Laboratório de biologia;
Empresa Júnior juntamente com sala de leitura;
Salas de SAEDE;
Sala ambiente de línguas;
Três almoxarifados;
Uma sala de recursos pedagógicos;
Sala de orientação do magistério;
Três cozinhas, sendo uma utilizada por empresa terceirizada;
Uma sala de arte;
Três sanitários utilizados por alunos, dois para funcionários e um exclusivo para professores;
Dezenove salas de aula;
Três salas de orientação educacional;
Secretaria;
Sala de administração;
Sala de direção e assessoria;
Auditório.
Duas quadras externas e um ginásio de esportes, bem como a área coberta no espaço interno do colégio;
A escola conta com um refeitório de aproximadamente 300 m2, com mesas e bancos para receber aproximadamente 80 alunos confortavelmente para almoço ou lanche.
A entrada na porta central do prédio conta com rampa acessível para cadeirantes, mas não possui rampa dentro da unidade escolar, somente escadas com corrimão.
3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES OBSERVADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
Minhas observações foram realizadas na sala do 3ª ano do Ensino médio, no período da noite, constando na sala de aula trinta e cinco alunas, sendo todas meninas, entre dezoito a quarenta anos, segue:
 A turma não apresenta nem um aluno em processo de inclusão;
Perante as aulas observadas, as alunas demonstram atenção e disciplina;
Boa parte do tempo se mantém concentradas, e demonstram interesse fazem questionamentos tanto aos professores ou entre elas;
 A comunicação é um ato muito presente, as alunas conversam bastante, mas respeitam o professor, sempre solicitando a permissão para se posicionarem; 
Uma das características da turma que me chamou mais atenção é divisão de grupos, cada grupo possuía alunas com perfis muitos diferentes;
 Além de conversas, alguns trocavam suas ideias por mensagens escritas;
 A comunicação era um ato visível, mas existia qualidade na transmissão de ideias; 
A instituição possui um corpo docente composto por trinta professores de ensino médio, possuem pós -graduação, três mestrados e um doutorado; 
As aulas que acompanhamos todos os professores tem um currículo muito extenso perante à área da educação. Demonstrando muita serenidade, competência e muito acessível, estimulando sempre a participação das alunas, abordando as alunas tanto em grupo como individualmente; 
A metodologia usada é coerente, sendo os assuntos transpassados para as alunas com muita clareza expondo sempre os diálogos, debates, interação entre as alunas.
3.1 MODELO DE PLANO DE OFICINA PEDAGÓGICA
IDENTIFICAÇÃO:
Estagiário (a): _________________________________________________________ 
Escola: E.E.B. Santa Cruz _________________________________________________________ Disciplina: Biologia _________________________________________________________ Turma: __________________________________________________________
TEMA
Construção do terrário para o entendimento do funcionamento do ecossistema e sua importância.
JUSTIFICATIVA
Explicar os motivos que levaram à escolha do tema e qual a sua importância para a realidade educacional vivenciada neste estágio.
OBJETIVOS 
Conhecer as funções do ecossistema;
Conhecer a importância do ecossistema;
Diferenciar componentes bióticos de abióticos;
Incentivar a sustentabilidade;
Discutir a relação entre os seres vivos;
Analisar o ciclo da água.
SÍNTESE DO ASSUNTO
Os alunos observarão no terrário, que aquele ambiente criado por eles, consegue viver em equilíbrio sem a interferência humana, constituindo-se numa forma de desenvolvimento sustentável. (Silva, Santos e Cunha [2015]).
 DESENVOLVIMENTO DA OFICINA
A turma será dividida em equipes de quatro componentes para a construção, observação, troca de ideias e demais atividades realizadas durante as aulas, Cada equipe providenciará os materiais necessários listados pelo professor.
 Os alunos deverão seguir as seguintes questões que será também objeto de investigação e pesquisa da classe:
O que podemos observar dentro do nosso terrário? (Plantas, pedras, animais, folhas, terra etc.)
Todos os elementos são seres vivos?
O que são seres vivos? (Seres que nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem).
Quais elementos do terrário são seres bióticos e abióticos? 
O que aconteceria, caso o recipiente não estivesse lacrado? (Observando o ciclo da água e comparando com a camada de ozônio).
RECURSOS 
Garrafa PET
Fita crepe
Terra, pedra, areia (a critério do aluno)
Plantinha 
Ir à caça de bichinhos para colocar em nosso ecossistema.
Agua 
Pote pequeno ou até mesmo tampa de garrafa PET para simular um lago no terrário.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O estágio sempre será uma das experiências mais gratificante e também enriquecendo o conhecimento. Neste tempo que acompanhamos uma sala de ensino médio tive o processo de descobertas e aprendizagem, e ver sua importância para a formação acadêmica, e não apenas o crescimento profissional e também o pessoal. Há professores que vem à um longo prazo vem trazendo formas participativas e solidárias de ensinar e aprender.
 O ensinar não se resume apenas em transmitir informações e conhecimentos, vai muito além criando possibilidades para que aluno busque sua responsabilidade visando a construção do conhecimento. A aprendizagem não é a mudança de comportamento, e sim a modificação de conhecimento.
 Como o ponto de partida que do que o aluno já sabe, seus conhecimentos, experiências, valores, crenças, princípios, costumes se dá o processo educativo, partindo desses itens que o professor transmite novas informações que serão transformados em amplos conhecimentos. Além do professor ser o sujeito provocador, que desafia o aluno, instiga o aluno a pensar diferente, refletir, buscar explicações de algo não conhecido, criar soluções e o principal tomar suas próprias decisões. O objetivo a ser alcançado é a formação de valores educacionais, para obter resultados finais na aprendizagem.
O Estágio mostro a prática e a história do ensino médio no Brasil, após sua inclusão na educação básica e sua obrigatoriedade, obtendo importância política e social. Fazendo parte dos três últimos anos da educação básica, se expandiu e trazendo a população a buscar mais escolaridade, e desenvolvendo mais exigências no mercado trabalho. 
REFERÊNCIAS
SILVA, Monica Caetano Vieira, URBANETZ, Sandra Terezinha. O estágio no curso de Pedagogia, volume 1. Curitiba: Intersaberes, 2012. – (SOARES, Kátia Cristina Dambiski - Capitulo 3 – página 104) 
SILVA, Monica Caetano Vieira, URBANETZ, Sandra Terezinha. O estágio no curso de Pedagogia, volume 1. Curitiba: Intersaberes, 2012. – (SOA RES, Kátia Cristina Dambiski – Capítulo 3 – página 106) 
ARCE, Alessandra; VAROTTO, Michele. Terrário: Observando um Ecossistema em Miniatura. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21573 >. Acesso em: 20 mar. 2018.
FÁRIA, Raquel. Terrário: Um Ecossistema em Miniatura. Disponível em:<http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/terrario-um-ecossistema-em-miniatura/512>. Acesso em: 20 mar. 2018.
NOVA ESCOLA (Brasil). Terrário para observar o ciclo da água. 2007. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/1285/terrario-para-observar-o-ciclo-da-agua >. Acesso em: 20 mar. 2018.
SILVA, Rickson William de Lima; SANTOS, Wedja Rosalina Soares dos; CUNHA, Luiz Vital Fernandes Cruz da. O terrário no aprendizado de ecologia e na prática da educação ambiental. [2015]. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID3830_17082015153853.pdf >. Acesso em: 20 mar. 2018.
	
ANEXOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais