Buscar

Relatório estagio supervisionado na educação infantil

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA
CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL
LUCÉLIA SILVA TEODORO
RGM:19429789
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL
2018
4° semestre
SUMÁRIO
1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
2 INTRODUÇÃO
3 PERFIL DOS PROFESSORES
4 PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
1.4 ...FOCO 1
1.4.1 FOCO 2
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
6 REFERÊNCIAS
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A escola escolhida para a realização do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, foi o colégio particular Atenas Paulista, situado na rua Tupinambás n° 315, Jardim Luíza, no município de Jacareí SP. As atividades que posteriormente serão relatadas ocorreu no nível Pré, durante o período da manhã.
A escola atende alunos de nível infantil, fundamental I e fundamental II. Sua estrutura física conta com 3 prédios, sendo 1 para a educação infantil composto por 5 salas, 2 banheiros, 1 playground coberto, i playground descoberto com caixa de areia e uma horta de onde são retirados parte dos alimentos servidos aos alunos do período integral. O segundo prédio é destinado ao fundamental I e possui 7 salas, 1 almoxarifado, 4 banheiros e uma sala de robótica, o último prédio é de ensino fundamental II, conta com 6 salas, 4 banheiros, 1 sala de leitura, 1 laboratório e 1 almoxarifado. Todas as salas possuem ar-condicionado e tela de projeção já que as escola possui 4 DATA SHOW.
Além disso a escola ainda conta com uma brinquedoteca, 1 quadra esportiva, 1 ginásio com 2 banheiros, cantina tesouraria sala de professor com banheiro, sala de direção , coordenação pedagógica e 1 sala de orientação onde é apresentado aos pais que desejam matricular seus filhos o plano de ensino da escola, a escola ainda conta com 3 cozinhas das quais 2 pequenas utilizadas por funcionários e uma ampla onde são servidas as refeições dos alunos de período integral.
INTRODUÇÃO
O presente relatório há informações de experiências vividas durante as atividades propostas realizadas na Educação Infantil, no Colégio Atenas Paulista com crianças de 6 anos.
Este relatório teve como objetivo, observar, analizar e descrever as práticas em sala de aula, propiciar por meio da participação situações reais de trabalho envolvendo o corpo discente. Durante o estágio temos a oportunidade de vivenciar o que aprendemos em aula e refletir sobre quais práticas vamos trabalhar futuramente.
PERFIL DO PROFESSOR
O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação especifica de como lidar com as crianças no dia a dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação as demais fases escolares.
O ideal é que o professor tenha algumas atitudes estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento da criança no ambiente escolar.
Realizei o estágio de 50 horas na sala do Pré, acompanhei a professora Stephanie, a mesma é formada em pedagogia a 12 anos e leciona na mesma escola a 10 anos, é uma professora experiente e que ama o que faz, está sempre observando seus alunos a fim de detectar o que pode ser melhorado ou até mesmo eliminado, organiza o espaço infantil de forma a proporcionar um ambiente que gere harmonia entre o psicológico e o biológico da criança , ao corrigir seus alunos faz de uma maneira suave. Acompanhei também a professora de música Marly formada em Artes e com 20 anos de experiência na área de educação.
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
FOCO 1
MÚSICA
A conexão estabelecida entra as pessoas e os sons é tão primordial que se inicia antes mesmo do nascimento.
Na primeira infância, a criança vai construindo um repertório de sons sem sentido, o balbucio que funciona como ponte entre escuta e fala. Conforme os estímulos que a criança é exposta, o balbucio pode assumir significado musical intencional. Nessas trocas musicais entre balbucio, som, música e palavra são criados vínculos afetivos entre criança e música.
A educação musical serve para auxiliar o sujeito a alcançar a compreensão da música enquanto linguagem.
A professora de música Marli procura despertar nos alunos o interesse auditivo através de atividade de exploração de sons do ambiente e da natureza, no produzir os sons e distingui-lós. Esses conteúdos são trabalhados de forma lúdica, com jogos e brincadeiras musicais, utiliza cantigas de rodas, pequenas composições feita pela mesma, danças e atividades de exploração corporal.
A música é importante para o desenvolvimento infantil, principalmente por despertar para a sensibilidade.
FOCO 2
JOGOS E BRINCADEIRAS
O brincar possibilita o desenvolvimento total da criança, já que se envolve afetivamente no seu convívio social. A brincadeira faz parte do mundo da criança. É nesse momento que ela experimenta, organiza-se, constrói normas para si e para o grupo. Desse modo o brincar é uma das formas de linguagens que a criança usa para entender e interagir consigo mesma e com os outros e o próprio mundo.
O RCNEI (Brasil,1998.pg.58) destaca a importância de se valorizar atividades lúdicas na Educação Infantil, visto que “as crianças podem incorporar em suas brincadeiras conhecimentos que foram construídos”.
As brincadeiras se constituem como lazer e ensinamento para a própria criança, porque é justamente por meio delas que as crianças podem discernir situações, resolve-las e aprender ao mesmo tempo.
Nas dramatizações, a criança vive personagens diferentes, ampliando sua compreensão sobre os diferentes papeis e relacionamentos humanos. Para Vygotshy (1991) “ a essência da brincadeira é a possibilidade que a criança tem de evidenciar maneiras simbólicas as motivações, os planos as intenções criando uma nova relação entre situações reais, preenchendo suas próprias necessidades.
A aprendizagem baseada no brinquedo dará a criança possibilidade de relacionar-se melhor com a sociedade na qual convive, já que o brinquedo busca o desenvolvimento cognitivo, oportunidades de crescimento e amadurecimento.
Durante o estágio pude perceber que a professora valoriza o momento do brincar, incentiva os alunos na área do parque, fazendo com que todos saibam respeitar o espaço do outro, trabalha com fantoches possibilitando as crianças a construírem suas próprias histórias de “faz de conta”.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio é um campo de descobertas, de pesquisa, de ação e reflexão da realidade educacional do país, das especificidades das escolas, dos alunos e da gama de professores que enfrentam todos os dias os desafios de ser um educador. 
O professor tem que ter confiança e a transmitir para seus alunos, pois essa confiança é necessária para que as crianças se desenvolvam continuamente O estágio na Educação Infantil foi bastante produtivo, pois percebi como se trabalhar a faixa etária da criança de Pré.
REFERÊNCIAS
PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e Docência. 2. Ed. – São Paulo : Cortez – ( Coleção decência em Formação. Séries Saberes Pedagógicos)
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Brasil, ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental: Referencial Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998,vol. 1-3.

Continue navegando