Buscar

estrategia executiva prova virtual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)
Assinale a alternativa correta em relação a possibilidade estratégica de ação, voltada para a Tecnologia.
Alternativas:
imitar as práticas e copiar os produtos dos líderes de mercado, e depois investir em inovação. 
montar uma estrutura enxuta de produção, com base em recursos terceirizados para minimizar custos de entrada no mercado. 
comprar tecnologias inovadoras de institutos de pesquisa e desenvolver produtos com base nelas. checkCORRETO
constituir parcerias com redes de distribuidores para ganhar escala de capilaridade a curto prazo. 
entrar com preço baixo por alguns meses, estabelecer um mercado e aos poucos ir adequando o preço ao que o mercado pratica.
Código da questão: 9248
2)
Entre os modelos de competitividade podemos destacar a Matriz BCG, criada na década de 70 pelos consultores da Boston Consulting Group. A matriz une o grau de participação relativa do ___________ e o grau de crescimento do ___________, resultando em quatro quadrantes nos quais os produtos da empresa podem ser enquadrados e analisados em termos de ______ __ ______.
Marque a alternativa que completa as lacunas referente a definição da Matriz BCG.
Alternativas:
produto, mercado, ciclo de caixa 
produto, produto, ciclo de vida 
mercado, mercado, ciclo de vidacheckCORRETO
ambiente, produto, ciclo de caixa 
caixa, caixa, clico de vida
Código da questão: 7855
3)
Diante desta alta demanda, pesquisadores, estudiosos, consultores, especialistas buscam conhecer e desenvolver novos modelos de estratégias, que procuram explicar o que fazem as empresas mais competitivas e, consequentemente, gerar melhores resultados. Analise os exemplos e marque uma opção de utilização dos modelos de competitividade em conjunto.
Alternativas:
uma empresa pode decidir crescer a partir do lançamento de novos produtos (SWOT) porque percebeu uma lacuna, neste aspecto, no seu portfólio de produtos (BCG), como parte de defesa de uma ação de seu principal concorrente que está preparando também o lançamento de um novo produto similar (Ondas), mas como a sua força (Ansoff) é a rapidez no lançamento de novos produtos (Forças Competitivas), esta estratégia se apresenta como a mais competitiva para o seu negócio.
uma empresa pode decidir crescer a partir do lançamento de novos produtos (Ansoff), porque percebeu uma lacuna no mercado, neste aspecto, no seu portfólio de produtos (BCG), como parte de defesa de uma ação de seu principal concorrente, que está preparando o lançamento de um novo produto similar (Forças Competitivas), contudo, a sua força (SWOT) é a rapidez no lançamento de novos produtos (Ondas), esta estratégia se apresenta como a mais competitiva para o seu negócio.checkCORRETO
uma empresa pode decidir manter-se estável a partir do lançamento de novos produtos (Ansoff) porque percebeu uma estagnação, neste aspecto, no seu portfólio de produtos (BCG), como parte de defesa de uma ação de seu principal concorrente que está preparando também o lançamento de um novo produto similar (Forças Competitivas), mas como a sua fraqueza (SWOT) é a rapidez no lançamento de produtos similares (Ondas), esta estratégia se apresenta como a mais competitiva para o seu negócio.
uma empresa pode decidir crescer a partir do lançamento de novos produtos (SWOT) porque percebeu uma lacuna, neste aspecto, no seu portfólio de produtos (Forças Competitivas), como parte de defesa de uma ação de seu principal concorrente que está preparando também o lançamento de um novo produto similar (Ondas), mas como a sua força (Ansoff) é a rapidez no lançamento de novos produtos (BCG), esta estratégia se apresenta como a mais competitiva para o seu negócio.
uma empresa pode decidir manter-se estável a partir do lançamento de novos produtos (Ansoff) porque percebeu uma estagnação, neste aspecto, no seu portfólio de produtos (SWOT), como parte de defesa de uma ação de seu principal concorrente que está preparando também o lançamento de um novo produto similar (Forças Competitivas), mas como a sua fraqueza (BCG) é a rapidez no lançamento de produtos similares (Ondas), esta estratégia se apresenta como a mais competitiva para o seu negócio.
Código da questão: 7457
4)
A análise SWOT parte do pressuposto da comparação das ameaças e oportunidades externas com as forças e fraquezas do negócio. É uma ferramenta usada para fazer uma análise interna da empresa, identificando suas forças e fraquezas que podem facilitar ou inibir o aproveitamento de oportunidades dadas.
De acordo com os conceitos da análise SWOT, marque a alternativa aplicável na sua formulação.
Alternativas:
deve ir um passo além de fazer uma coleta de dados, deve apoiar a tomada de decisão, maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os efeitos dos pontos fracos das ameaças, todavia, deve ser utilizada entre o diagnóstico e a formulação estratégica. checkCORRETO
não deve ir um passo além de fazer uma coleta de dados, deve apenas apoiar a tomada de decisão para maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa, todavia, deve ser utilizada na formulação estratégica. 
pode decidir crescer a partir do lançamento de novos produtos porque percebeu uma lacuna, neste aspecto, no seu portfólio de produtos, como parte de defesa de uma ação de seu principal concorrente que está preparando também o lançamento de um novo produto similar.
deve primeiramente fazer uma coleta de informações estruturadas para apoiar a tomada de decisão para minimizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e maximizar os efeitos dos pontos fracos das ameaças, todavia, deve ser utilizada na formulação estratégica. 
deve ir um passo além de fazer uma coleta de dados, deve apoiar a tomada de decisão para minimizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e maximizar os efeitos dos pontos fracos das ameaças, todavia, deve ser utilizada na formulação estratégica. 
Código da questão: 7147
5)
Estratégia é uma destas palavras que, juntamente com liderança e empreendedorismo, virou moda no meio corporativo nos últimos anos, e a massificação do seu uso acabou deturpando o seu conceito. Muitas empresas não praticam a estratégia porque não querem correr riscos, preferem continuar na mesma faixa, mais segura, conhecida. Marque a alternativa sobre as duas etapas fundamentais em estratégia para se fazer uma boa escolha.
Alternativas:
iniciar sempre se baseando na razão e cálculos exatos e descartar outras alternativas de percurso. 
inicialmente observar os concorrentes e no segundo momento fazer igual o que todos fazem. 
no primeiro momento devemos utilizar a criatividade e após percorrer os caminhos dos concorrentes. 
primeiramente é necessário identificar os caminhos possíveis e em seguida escolher qual caminho percorrer. checkCORRETO
tomar a decisão baseado nos acertos dos seus concorrentes e seguir o “sexto sentido”. 
Código da questão: 7454
6)
Referente ao tema estratégias e processos de trade-off, segundo Marcos Hashimoto "O _________ que não se compara nem com a de custo nem com a de diferenciação, pois esse caminho parte do pressuposto de que o mercado é tão segmentado, tão específico e tão pequeno que não há concorrente ou há poucos. "
Marque a alternativa que completa a frase do enunciado.
Alternativas:
Diferencial 
Enfoque checkCORRETO
Marketing 
Endomarketing
Empoderamento 
Código da questão: 8517
7)
Existem vários tipos de empreendedorismo corporativo, dentre os quais, os mais conhecidos são intraempreendedorismo, corporate venturee organização ambidestra. Sucintamente os tipos de Corporate Venture são:
Alternativas:
Spin-in, que desliga empresas do grupo, e spin-off, que estimula a criação de negócios de funcionários. 
Spin-in, que atrai empresas do mesmo setor da organização, e spin-off, que utiliza incubadoras para fomentar negócios novos.
Spin-in, que incorpora pequenas empresas do mesmo setor, e spin-off, que torna unidades
de negócio em empresas independentes. checkCORRETO
Spin-in, que compra empresas já existentes, e spin-out, que vende empresas do grupo. 
Spin-in, que vende empresas incubadas na organização, e spin-out, que adota empresas independentes. 
Código da questão: 8284
8)
Muitos autores já usaram várias metáforas para explicar o que é estratégia, geralmente exemplos extraídos do mundo dos esportes ou da guerra, situações em que a estratégia é sempre necessária e cuja analogia facilita a compreensão. De acordo com a Palavra Digital, ser líder de mercado, lançar produtos inovadores, adquirir concorrentes, verticalizar a cadeia de produção, aumentar a rede de representantes comerciais, exportar e terceirizar a distribuição são:
Alternativas:
decisões estratégicas. checkCORRETO
as melhores formas de gestão.
apenas teorias administrativas. 
diretrizes organizacionais. 
riscos que devemos evitar. 
Código da questão: 7807
9)
Ao se conceber uma estratégia, é de fundamental importância conhecer o ambiente e o contexto de negócios no qual se está inserido. Uma alternativa de estratégia de ação, é a precificação, de acordo com as afirmações, marque a correta.
I. Entrar com preço baixo por alguns meses, estabelecer um mercado e aos poucos ir adequando o preço ao que o mercado pratica.
II. Imitar as práticas e copiar os produtos dos líderes de mercado, e depois investir em inovação.
III. Comprar tecnologias inovadoras de institutos de pesquisa e desenvolver produtos com base nelas.
IV. Utilizar a precificação dos seus produtos ou serviços como diferencial competitivo.
Alternativas:
as alternativas I, II e III estão corretas. 
apenas a alternativa III está correta
as alternativas I e IV estão corretas. checkCORRETO
as alternativas I e II estão corretas. 
as alternativas I e II estão corretas. 
Código da questão: 8442
10)
Sintetize os itens abaixo e marque a alternativa correspondente a exemplos de trade-off.
I - Vender produtos caros sabendo que o concorrente de menor preço terá maior fatia de mercado.
II - Em uma partida de xadrez o jogador perdeu várias das suas peças.
III - Perder uma qualidade ou aspecto de algo, mas ganhando em troca outra qualidade ou aspecto.
IV - Constituir parcerias com redes de distribuidores para aumentar atuação no mercado.
Alternativas:
os itens I, III e IV são exemplos de trade-off. checkCORRETO
os itens II e IV são exemplos de trade-off.
apenas os itens III 
apenas o item IV
apenas o item II 
Código da questão: 8183

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais