Buscar

Trabalho Feedback

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
 CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
 CURSO PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO - FEEDBACK
	Adriana Pereira Fonseca Cardoso
	RGM 1841078-2
	Géssica Thais Marcondes Salgado
	RGM 1834859-9
	Rosana Carvalho Raposo
	RGM 2031671-2
	
	
Campus: São Miguel 
São Paulo
 2018
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
 CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO - FEEDBACK
Trabalho de conclusão de modulo, Gestão de pessoas, a importância das ferramentas de Gestão de Pessoas na Organização, feedback, apresentado ao professor da disciplina específica de Gestão de Pessoas, como exigência para a obtenção parcial da pós-graduação no Curso MBA Gestão estratégica de pessoas, sob orientação da Prof. José Luís Lira.
São Paulo
2018
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo trazer um estudo sobre Feedback Aplicada a Ferramentas de Gestão de Pessoas. Aborda-se sobre gestão de pessoas, importância da gestão de pessoas e ferramentas da gestão de pessoas. Feedback, objetivo do feedback, importância do feedback na organização, tipos de feedback, feedback contínuo, cuidados com o feedback e finalizaremos com 10 dicas para fornecer e receber feedback de maneira adequada.
Palavras-Chaves: Gestão de Pessoas, Ferramentas de Gestão, Feedback, Objetivos, Importância, Tipos, Cuidados. 
ABSTRACT
This work aims to bring a study on Feedback Applied to People Management Tools. It addresses people management, importance of people management and people management tools. Feedback, feedback objective, importance of feedback in the organization, types of feedback, continuous feedback, feedback care, and we will end with 10 tips to provide and receive feedback appropriately.
.
Key Words: People Management, Management Tools, Feedback, Objectives, Importance, Types, Care.
Introdução
O Processo de Avaliação de Desempenho existe nas organizações para evidenciar aos colaboradores que o desempenho da organização está diretamente relacionado ao desempenho dos colaboradores e à medida que as metas e resultados operacionais são alcançados, se faz necessária a existência de um mecanismo do qual vise medir a parcela de contribuição de cada colaborador e/ou grupo para a obtenção dos resultados organizacionais. Ainda no tocante à gestão de desempenho, se constatado a existência de uma participação positiva e efetiva no processo por parte do colaborador, o mesmo poderá ser beneficiado com progressões na carreira ou aumentos de caráter compensatório.
O feedback para o indivíduo em sua vida profissional busca contribuir para a compreensão do grau de relevância desta ferramenta de gestão, com o intuito de estreitar as relações entre líderes e liderados, para alcance dos objetivos individuais ou coletivos.
Gestão de Pessoas
É a utilização de estratégias por empresas, visando o desenvolvimento e potencialização de seu capital humano. 
A gestão de pessoas envolve técnicas de motivação, treinamento e desenvolvimento, visando melhorar a administração e eficiência dos colaboradores dentro de uma empresa.
Importância da Gestão de Pessoas
O capital humano é um dos recursos mais importantes da empresa. Sem os colaboradores, não pode existir prestação de serviços e nem produção. Empresas que não tomam iniciativas para cuidar da qualidade de vida de seus colaboradores sofrem com a alta rotatividade e baixa motivação.
Alguns dos problemas apontados nas empresas são a falta de organização e de objetivos claros na hora de conduzir os colaboradores ao alcance de metas, e a não valorização de sua equipe. Um trabalhador que sente que sua opinião não é ouvida ou que não tem possibilidades de crescimento certamente procurará nova oportunidade.
Ferramentas da Gestão de Pessoas
São instrumentos que ajudam os profissionais de RH e líderes na administração efetiva dos recursos humanos, otimização dos processos de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, elas ajudam seus colaboradores a encontrarem motivação na realização de suas tarefas e estarem engajados com o objetivo da companhia. São Algumas delas:
- Avaliação de Desempenho
- Feedback
- Pesquisa de Clima Organizacional
- Programas de capacitação
- Programa de Remuneração e Carreira
Trataremos uma dessas ferramentas as seguir.
Feedback
 
Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento.
É a avaliação que é dada a um grupo ou colaborador individualmente, sobre ações e resultados obtidos ou ainda, um retorno dado para orientá-lo sobre sua performance e os pontos que devem ser melhorados.
O feedback é uma das principais ferramentas de gestão de pessoas e, quando bem aplicado, proporciona melhorias no ambiente empresarial.
Objetivo do Feedback
Ajudar os gestores e colaboradores a identificarem os pontos fortes e os pontos que precisam de ajustes e assim melhorarem seu desempenho e performance (desempenho ao longo do tempo) através do fornecimento de informações, dados, críticas e orientações que permitam reposicionar suas ações em um maior nível de eficiência, eficácia, efetividade e excelência. Sempre aplicadas com relação de confiança e respeito entre as partes.
Importância do Feedback na organização
Feedback é uma ferramenta de alto impacto e, quando corretamente utilizada, possui a potencialidade de maximizar resultados positivos e reverter resultados negativos.
Quando o colaborador conhece e entende quais são os pontos que precisa melhorar, ele consegue buscar alternativas para corrigi-los. Da mesma forma, quando o colaborador tem conhecimento sobre os seus pontos fortes, ele saberá aprimorá-los na execução de suas tarefas.
Tipos de Feedback
Feedback pode ser em uma conversa reservada, geralmente com horário pré-agendado, ou feedback menos formal, que pode ser dado no momento do trabalho, ou ainda retornos positivos destacando o bom desempenho do profissional.
Existem três tipos de feedback: 
Feedback construtivo: que consiste na informação sobre o comportamento de alguém que é apresentada de forma a ser bem aceita por quem a recepciona; 
Feedback positivo: que é a informação de que os comportamentos da pessoa atingiram os objetivos que eram pretendidos.  Intenção é reforçar os comportamentos adequados; 
Feedback negativo: que é a informação de que os comportamentos da pessoa não atingiram os objetivos pretendidos, desencorajando-os a não repeti-los e estimulando uma mudança.
Feedback Contínuo
A ferramenta de feedback contínuo é algo que precisa fazer parte da cultura da empresa. Por isso, a organização precisa garantir a participação de todos no processo e estimular em seus colaboradores o desejo de mudança.
A correta utilização do feedback é preventiva e elimina um considerável número de situações que evoluiriam para um nível crítico na ausência de orientação e correção. Dada a importância do feedback constante ao longo do tempo, lembrando que sua eficácia é tanto maior quanto mais próximo esteja da ocorrência que lhe deu origem. Esperar demais para fornecer feedback agravam as situações que precisam ser corrigidas e enfraquece o melhor momento para comemorar vitórias obtidas.
Cuidados com Feedback
Devemos observar que o feedback deve ser sempre educativo, jamais punitivo, condição em que perde sua funcionalidade e descaracteriza-se como conceito. A prática do feedbackdeve ser utilizada sempre de maneira construtiva, afinal seria um absurdo imaginar que pessoas que se sintam humilhadas, punidas ou com autoestima rebaixada pudessem se sentir naturalmente motivadas a melhorar sua performance.
Isso não significa que um Gerente / Líder não tenha que aplicar algum tipo de punição ou restrição durante o exercício de suas competências gerenciais e de liderança, mas evidencia que feedback e punição são conceitualmente e pragmaticamente diferentes.
Por isso, a importância de uma boa aplicação dessa ferramenta, assim sendo, seguem algumas dicas.
10 Dicas para fornecer feedback de maneira adequada:
Jamais viole o princípio da confiança;
Jamais viole o princípio do respeito;
Jamais contradiga ou desrespeite o princípio da ética;
 Verifique qual o tipo de feedback específico adequado (validação ou correção);
 Não confunda desabafo de emoções e sentimentos com feedback;
Tenha muito claras as causas e o objetivo do feedback;
Verifique qual o momento mais apropriado para o feedback;
Verifique qual a forma mais adequada para o feedback (sempre que possível, que seja dado pessoalmente);
Verifique com atenção se é melhor falar a sós ou com a participação de outros envolvidos (jamais exponha alguém a constrangimentos);
Certifique-se de que sua mensagem foi clara e bem compreendida.
10 Dicas para receber feedback de maneira adequada:
Demonstre e comunique sua confiança e interesse em receber feedbacks;
Ouça-os com atenção e respeito, mesmo que discorde a priori;
Mantenha a ética com relação a outros envolvidos;
Se receber um feedback positivo, lembre-se de agradecer e dar créditos aos que o tenham ajudado a obter este resultado;
Se receber um feedback negativo, não se esquive das responsabilidades, aceite-as;
Se receber um feedback injusto, verifique se o momento e o estado emocional do interlocutor são favoráveis para a sua argumentação;
Não confunda emoções e sentimentos pessoais com profissionalismo, concentre-se nos fatos;
Entenda toda e qualquer crítica como possibilidade de crescimento e evolução, mesmo que seja nos quesitos de tolerância e paciência;
Verifique se compreendeu com clareza o que lhe foi colocado, agradeça e comprometa-se a refletir e rever o que for necessário;
 Mantenha discrição e sigilo sobre o feedback recebido.
Conclusão
A nova forma de gestão entendeu-se a necessidade do cuidado das pessoas, como seu bem mais precioso. E com essa gestão, apresenta-se algumas ferramentas como o feedback, na qual é comprovada como gerador de motivação e desenvolvimento das pessoas e organizações, gerando comprometimento entre as partes.
O feedback é fundamental para o desempenho e aprimoramento das habilidades de um indivíduo pois, através dele, pode construir um plano de carreira em uma empresa ou planejar o seu plano pessoal a curto ou a longo prazo. No processo de desenvolvimento da competência interpessoal, feedback é um processo de ajuda para mudanças de comportamento, é comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. O feedback eficaz ajuda o indivíduo ou grupo a melhorar seu desempenho e assim alcançar seus objetivos.
Referências Bibliográficas
www.ibccoaching.com.br
etalent.com.br/artigos/6-principais-ferramentas-para-auxiliar-a-gestao-de-pessoas/
www.significados.com.br/feedback
www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-feedback
www.vagas.com.br/profissoes/dicas/voce-sabe-o-que-e-feedback/
endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/5-dicas-essenciais-de-como-dar-feedback-para-desenvolver-seu-time/
blog.softwareavaliacao.com.br/o-que-e-feedback-qual-sua-importancia/

Continue navegando