RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERSIONADO IV
17 pág.

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERSIONADO IV


DisciplinaEstágio Supervisionado Pedagogia131 materiais413 seguidores
Pré-visualização4 páginas
GRUPO SER EDUCACIONAL
UNINASSAU
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - PEDAGOGIA
MARIA SOLANGE MELO SILVA
RELATÓRIO FINAL
O PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR
LAJEDO/PE
2018
MARIA SOLANGE MELO SILVA
O PEDAGOO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR
Relatório Final apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNINASSAU, como requisito para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado IV
.
Lajedo/PE
2018
sumário
1 INTRODUÇÃO................................................................................................04
2. A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO RESPONSÁVEL PELA ÁREA ONDE VOCÊ ESTÁ ESTAGIANDO.......................................................05
3. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR................................................................................................08
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................15
8 REFERÊNCIAS..............................................................................................16
9 ANEXO ..........................................................................................................17
.
INTRODUÇÃO
 O referente trabalho tem como objetivo apresentar como se dá a atuação de um pedagogo em um ambiente não escolar, ressaltando sobre a importância do estágio supervisionado em espaços não escolares, visto que a atuação do pedagogo está se expandindo cada vez mais em áreas diversas. O estágio supervisionado também objetiva instrumentalizar o aluno para que possa construir suas ações em espaços não escolares, possibilitando o enriquecimento do seu processo de aprendizagem. Para Pinheiro (2008), o estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um bom profissional. 
 O presente estágio foi realizado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que fica localizado na Rua Pacheco de Medeiros, bairro do Socorro na cidade de Lajedo/PE, o qual atende crianças e adolescentes para realização de diversas atividades. Fica localizado em uma comunidade próximo ao centro da cidade, porém sua clientela é composta por crianças e adolescentes de diversas áreas da cidade e que proporciona uma diversidade social e cultural do público atendido pela instituição. Segundo Frison (2006, p. 07) Entende-se por espaços não escolares a atividade educacional organizada e sistemática, realizada fora do sistema de ensino formal, visando proporcionar aprendizagem sistemática e continuada a educandos trabalhadores que foram assim denominados porque além de executarem tarefas do trabalho estão em constante processo de formação e aprendizagem no local de trabalho. 
 A instituição é composta por um quadro pequeno de funcionários, sendo 01 coordenadora, 06 professores e uma auxiliar de serviços gerais. Porém a maior parte da administração é feita pela Assistência Social da cidade, responsável pelo Centro de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos. A instituição dispõe de uma sala de informática, espaço externo para aula de teatro, dança e quartel mirim, refeitório, secretaria e banheiros, outras atividades como o futebol são realizadas na quadra do município que fica próximo a instituição. 
 A participação da comunidade na instituição acontece por meio de reuniões feitas pela coordenadora, nas quais são abordados diversos assuntos do interesse de todos os envolvidos na instituição (funcionários, crianças e adolescentes, pais e responsáveis). 
 Os recursos tecnológicos não são muitos, dispondo de computadores que são usados nas aulas de informática, data show e internet, estando conectadas as redes socias por meio do facebook e watsap. Apesar de não dispor de muitos recursos o ambiente é bastante acolhedor.
2. A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO RESPONSÁVEL PELA ÁREA ONDE VOCÊ ESTÁ ESTAGIANDO 
	Para dar inicio as minhas observações pude contar com a ajuda da coordenadora, a qual foi bem receptiva e acolhedora. Para dar inicio as minhas observações ela me apresentou a parte física do local, em seguida me falou sobre o funcionamento da instituição e suas funções, onde tive a oportunidade de conhecer alguns dos funcionários e usuários.
A equipe gestora da instituição é composta apenas pela coordenadora, que é responsável pela organização de todas as atividades que são realizadas na instituição, para isso ela conta com ajuda de toda a equipe, visto que, funciona nos turnos manhã e tarde, pois além das atividades que são realizadas na instituição os alunos também participam de eventos fora dela, onde são vivenciadas as datas comemorativas. Segundo FRISON (2006), \u201co trabalho do pedagogo em espaços não escolares no mundo contemporâneo parte de pressupostos mais exigentes e complexos do que os da década passada demandam outras ações, embasadas em outro paradigma, porque estes ambientes educativos encontram-se sobre forte pressão, exige respostas alternativas e rápidas e privilegiam a lógica da aprendizagem auto regulada\u201d. 
 O trabalho realizado pela coordenadora é bem dinâmico e visa sempre abordar as questões da cultura brasileira, incentivando o respeito as diferenças, já que o local abrange uma grande diversidade tanto social como cultural. Após tomar conhecimento de como a instituição funciona pude verificar a importância do estágio supervisionado em espaços não escolares. 
 Dando continuidade as minhas observações tive a oportunidade de presenciar as atividades do dia a dia que são realizadas na instituição. As atividades do período da tarde tem inicio ás 13h30m e vão até as 17:00h, as atividades são as seguintes: aula de informática que acontece em dois dias da semana (terça, quinta) e é dividida em duas turmas, a primeira inicia de 13h30m e vai até á 15h;00m, a segunda das 15h:00m ás 16h30m. O futebol que também acontece em dois dias da semana (terça, quinta) com inicio ás 13h30m até ás 15h30m, essa atividade não é realizada na sede da instituição, pois a mesma não possui quadra, assim a atividade é realizada na quadra do município que fica localizada próxima a instituição. O quartel mirim também é uma das atividades oferecidas ao público e conta com a colaboração de oficiais do exército que são responsáveis pela atividade, ao que pude observar dessa atividade notei que favorece a disciplina dos participantes, o que é de grande importância no desenvolvimento das crianças e adolescentes, essa atividade acontece na terça-feira no horário das 13h30m ás 15h30m. 
 Ainda sobre as atividades, pude observar as aulas de dança, violino e violão que são realizadas na quarta-feira, as aulas de dança e violão tem inicio ás 13h30m até as 15h:00m, violino das 15h:00m até as 16h30m, a aula de dança também acontece na sexta-feira no mesmo horário da quinta, na sexta também é oferecida aula de teatro que acontece das 15;30 ás 1700h. 
 Entre uma aula e outra ocorre um intervalo para o lanche que acontece da seguinte forma, os alunos que participam das aulas no horário das 13h30m fazem o lanche após a aula, já os que participam das aulas no horário das 15h00min fazem o lanche antes da aula.
 O público atendido no Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos tem a oportunidade de participar de mais de uma atividade, dependendo da disponibilidade de cada uma. 
 Diante de tantas atividades, também pude observar que a coordenadora faz o que pode para garantir a bom funcionamento das atividades, de forma que nenhuma fique sem assistência. 
A educação está impregnada, no ambiente interno e externo das organizações, para oferecer situações de aprendizagens que venham a modificar o perfil dessas organizações, uma vez que, na atualidade, as pessoas necessitam de conhecimentos para se desenvolverem tanto no aspecto pessoal quanto profissional. (ALVES; ZUSE, 2004, P.99)
 Diante disso percebemos que a educação está presente
Rosangela
Rosangela fez um comentário
ola...vc poderia me enviar no meu e-mail?
0 aprovações
Raquel
Raquel fez um comentário
Você poderia enviar para o meu email?
0 aprovações
Maria
Maria fez um comentário
Solange vc teria o relatório parcial?
0 aprovações
Carregar mais