Buscar

Ad1 2019 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância 
do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AD1 – 2019-01
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Coordenação: Profª Dr.ª Amália Dias
	Nome: Carolline Nunes Lopes
	Matrícula:18116080095
	Email:
	Polo: VRE
	Cidade em que reside: VR
Caro (a) aluno (a):
Essa é a sua Primeira Avaliação a Distância – AD1. Leia atentamente as
 instruções de cada questão abaixo, que definem as etapas de realização das atividades propostas.
Tarefa 01. Produção de redação sobre sua história de vida com ênfase em sua trajetória escolar. (Valor 8.0 pontos; Formatação do trabalho: 01 a 02 páginas, fonte times 12, espaço 1,5, margens 2,0.)
Segue abaixo um roteiro de perguntas que você pode utilizar para escrever seu depoimento acerca da sua trajetória escolar. Se desejar, inclua outras perguntas. Mas, se seguir ou não o roteiro, seja explícito em suas respostas, ou seja, escreva tudo sobre o que foi perguntado, pois queremos conhecer os/as alunos/as.
Atenção: As perguntas abaixo são apenas auxiliares na estruturação do trabalho. Apresente sua tarefa por meio de uma redação.
Apresente-se para seu leitor. Diga seu nome, ano e local de nascimento.
Como se compõe sua família? Tem muitos irmãos?
Você viveu sempre no mesmo lugar? (cidade, estado, etc.) Se não viveu no mesmo lugar, por que houve mudança?
Situe minimamente a trajetória de escolarização da sua família. Qual o nível de escolarização? de seus pais e de seus avós? apresente sua trajetória de escolarização, informando: 
tipo de instituições e níveis de ensino que frequentou, 
nomes e locais das instituições, elas eram publicas ou privadas? 
em qual instituição você mais gostou de estudar, por quê? 
 houve algum tipo de interrupção nos seus estudos? se sim, explique por quanto tempo e porque isso aconteceu? foi problema familiar ou de doença? como se sentiu quando voltou a estudar?
você enfrentou algum tipo de dificuldade em sua trajetória escolar? não [ ]
sim[ ] qual? como foi solucionada?
Sua escola primária e/ou secundária era próxima da sua casa? Como você fazia para chegar e sair da escola?
Apresente sua trajetória de escolarização, informando o tipo de instituições e níveis de ensino que frequentou, nome/local dos lugares e se as instituições eram publicas ou privadas; Em qual instituição você mais gostou de estudar, por quê?
Explique se houve algum tipo de interrupção nos seus estudos e porque, por quanto tempo;
Quais as disciplinas que você mais gostava? E de quais não gostava?
Você enfrentou algum tipo de dificuldade em sua trajetória escolar?
Você recorda algum momento triste ou situação difícil que tenha vivido na escola?
Quais as suas melhores lembranças dos tempos de escola?
Nas instituições que você estudou, havia uniformes? Como eram? Você gostava de usar?
Havia algum tipo de material ou brinquedo que fazia sucesso na sua época de escola?
Como eram as festas escolares? Havia excursões ou passeios? Você lembra de alguma em especial? Gostava de participar?
Você guardou materiais, cadernos ou livros do seu tempo de escola? O que lembra sobre o material usado na escola (canetas, lápis, estojos, mochilas, pastas, livros, cadernos, réguas, etc. etc. etc.)
Como você caracteriza o tipo de aluno que você foi quanto aos estudos e ao seu comportamento?
Quando você era criança ou adolescente, pensou em seguir quais carreiras?
 Já trabalha? Em quê? Se for docente, informe em que instituição leciona, em qual série e desde quando.
Meu nome é Carolline Nunes Lopes, tenho 25 anos, nasci e cresci em Volta Redonda, no sul do Estado do Rio de Janeiro, e continuo vivendo nessa cidade. Moro com meus pais e minha irmã mais nova de 19 anos.
A escolarização sempre foi uma progressiva evolução entre as gerações, ou seja, meus avos tinha apenas o fundamental, meus pais o ensino médio, eu e minha Irma estamos nos graduando. Meus pais sempre valorizaram os estudos, tanto é que ano passado meu pai se formou em Gestao em Recursos Humanos.
Sempre fui aluna de escola publica, o que possibilitou a minha bolsa de 100% na minha primeira graduação em psicologia. Estudei nas escolas do bairro tanto em nível fundamental e médio. A graduação fiz em uma cidade vizinha e hoje curso CEDERJ a distancia.
Dentre essas, a que sempre recordo com carinho era a pequena escola que fiz o primeiro segmento do ensino fundamental. Eram poucas turmas, mas ela valorizava o aluno como um todo, seu aprendizado e vida social.
Tive a oportunidade de seguir direto toda minha formação, sem interrupções. Mas sei que nem todos tem essa oportunidade, como meu pai que so realizou o sonho da graduação 20 anos depois de completar o ensino médio.
Na escola, as matérias voltadas para cincias humanas, como historia, sociologia e filosofia, me encataram, guardo cadernos até hoje. Intristece-me a possibilidade das duas ultimas não ter mais no currículo escolar. Pois foram elas que me auxiliaram na escolha profissional.
Uma das minhas características pessoais é a timidez, essa característica trouxe muitas dificuldades durante os anos e pouco foi trabalhado comigo a respeito disso. Por conta disso também fui alvo de muitas brincadeiras, o que sempre me intristeceu. Como pedagoga, pretendo olhar para esse lado nas crianças e não negligenciar. 
A vida social é o que muda muito ao adentrar a escola. As amizades que fiz e carrego ate hoje, os momentos que passamos vão ficar para sempre em minha memória.
Como sempre estudei em escola publica, tive que usar uniforme, nunca foi um problema para mim, mas era para muitos amigos. Acredito que o uniforme era uma forma de padronizar, já que tinha na mesma sala diversas classes sociais.
Eu cresci na escola na década de 90 e 2000, acompanhei todo o surgimento da tecnologia e a cada nova invenção viralizava na escola. Os chamados Tamaguchis, MP3, MP4, Tablets, mini gme, vídeo games, tiveram cada qual o seu momento de sucesso e de terror das professoras, que muitas vezes não sabiam utiliza-los como ferramenta de ensino.
Enfim, sou grata a toda a minha trajetória escolar que me trouxe ate aqui, psicóloga e futura pedagoga, duas profissões que sempre quis fazer.
Tarefa 02. (Valor 2.0 pontos). Com base na experiência que você está vivenciando como aluno do curso de Pedagogia em Ead, escreva um texto explicativo sobre os motivos de sua escolha pela Pedagogia e quais potencialidades e dificuldades que você identifica, enquanto aluno, nessa modalidade de ensino à distância.
Como falei anteriormente, sou psicóloga, e o meu objetivo é aprimorar ainda mais meus conhecimentos. Nunca podemos parar de aprender. A pedagogia vem para somar a minha formação de psicóloga e trazer novos olhares a aprendizagem, docência e o aluno, olhares que só poderei ter em um curso de pedagogia.
No entanto, minha agenda semanal é agitada e entre muitos compromissos não posso freqüentar aulas presenciais. A possibilidade de ser EAD se encaixa a minha rotina móvel e lotada de cada semana que é a minha grande dificuldade. Ainda pela qualidade inegável da Unirio.
Com o curso acredito poder montar projetos mais ricos que combinem as duas graduações e ser cada vez mais uma profissional melhor.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em Pedagogia- EAD
UNIRIO/CEDERJ

Outros materiais