Buscar

slide de teoria comportamental 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

abordagem COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
 Comportamento,segundo Chiavenato (2004,p.324),’'é a maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe”.
 A teoria comportamental teve início em 1947 quando Herbert A. Simon escreveu o livro:
“ Teoria comportamental na administração: O comportamento Administrativo
 Com ênfase na organização formal com enfoque nas pessoas, rejeita as afirmações de que o homem é essencialmente bom.
 Principais precursores:
 ▪ John Broadus Watson
 ▪ Abraham Maslow
 ▪ Frederick Herzberg
 ▪ Rensis Likert 
 ▪ Douglas McGregor
 
 
 
 MCGREGOR 
TEORIAS DOS DOIS FATORES
 
 TEORIAS
 
 X E Y
 
 
 
 
 
 FATORES DA TEORIA DE HERZEBERG 
 FATORES HIGIENICOS: Estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, tipos de chefia ou condições físicas e ambientais de trabalho.
 • FATORES MOTIVACIONAIS: Estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Os fatores motivacionais estão sob o controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização, e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho. 
 
  
 
 NECESSIDADES NO FATOR TRABALHO
 • Lideranças que Motivam.
 • Segurança e Estabilidade no Trabalho.
 • Comunicação – A Chave da Motivação nas Organizações
  • Expectativas de Crescimento
 •  Metas.
 • Reconhecimento – É Bom e Todo Mundo Gosta.
 • Bom Relacionamento Interpessoal.
 
 
 
 
 TEORIA X
É a concepção tradicional de administração e baseia- se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano:
 As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza, evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais.Falta-lhes ambição, não gostam de assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas e sentirem-se seguras nessa dependência.
 “ O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”
 
 TEORIA Y
 É a moderna concepção de administração de acordo com a Teoria Comportamental. A Teoria Y baseia-se em concepções e premissas atuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana, a saber:
 As pessoas não têm desprazer inerente em trabalhar. A aplicação do esforço físico ou mental em um trabalho é tão natural quanto jogar ou descansar.
 Psicologia comportamental 
É um ramo de atuação dos profissionais da psicologia o qual dá ênfase às interações entre as emoções,pensamentos,comportamento  e estados fisiológicos. Caracteriza-se por postular a não-existência da mente, tendo uma concepção monista do ser - humano.
 COMPORTAMENTO INDIVIDUAL 
 Cada pessoa é única,apresentando traços de personalidades e um
conjunto de experiências pessoal diferente,o que dificulta a criação de um padrão para gerenciar o trabalho das pessoas em uma organização.
 
 CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAL 
 • Traços de Personalidade 
 • Inteligência
 • Atitudes
 • Habilidades
 • Percepção
 Comportamento coletivo 
O comportamento coletivo corresponde ao comportamento dos grupos e das equipes que constituem a organização. Os grupos são conjunto de pessoas,podendo formar-se de maneira espontânea 
(grupos informais)ou por decisão da organização(grupos formais).
 
 
 
 Comportamento coletivo 
 O comportamento coletivo corresponde ao comportamento dos grupos e das equipes que constituem a organização. Os grupos são conjunto de pessoas, podendo formar-se de maneira espontânea 
(grupos informais) ou por decisão da organização (grupos formais).
 
GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS:
  GRUPOS FORMAIS: aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. 
Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. 
GRUPOS INFORMAIS: são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. 
Esses grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social.  
 
 EX DE GRUPO INFORMAIS: 
 • Grupo de comando. 
 • Grupo de tarefa.
 EX DE GRUPOS FORMAIS: 
 • Grupo de interesse. 
 • Grupo de amizade. 
 
 cultura organizacional
 Uma das formas de gerenciar o comportamento de indivíduos e de grupos é por meio da cultura organizacional, que pode ser conceituada como o conjunto de valores e de normas de uma organização,que fornecem uma orientação sobre quais comportamento são apropriados e aceitáveis no ambiente de trabalho.(ROBBINS 2002).
 MECANISMO FORMAL:
 
 • Normas
 • Rituais
 • Símbolos 
 • Histórias
 • Heróis
 
 QUALIDADE DE VIDA
 A qualidade de vida nas empresas é séria e merece toda a atenção necessária 70% dos brasileiros,sofrem de stress associado ao trabalho e outras doenças como: depressão ,pressão alta e outros problemas.Não existe qualidade de vida no trabalho sem motivação.
Algumas organizações estão preocupadas com o bem estar de seus funcionários. Não somente por que são pessoas boas, mas porque eles perceberam a qualidade de vida no trabalho e o rendimento na produtividade. 
 
 CONCLUSÃO
 A teoria comportamental é de extrema importância nos dias atuais ,diante da realidade em que nos encontramos,com pessoas cada vez mais estressadas,frustradas,cheia de medos e expectativa,torna-se necessário a preocupação por parte dos gestores com seus colaboradores.
 Portanto, podemos considerar que a teoria comportamental nos trouxe uma nova concepção e um novo enfoque acerca das teorias administrativas, ampliando ainda mais os estudos da administração de empresas. Ela auxiliou ainda no abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores, inserindo o estudo das ciências do comportamento e apresentando a influência do fator humano e de seu comportamento em relação à organização. 
 ALUNOS:
 EL INEIDE DE OLIVEIRA CARNEIRO 
 GABRIEL NATAN OLIVEIRA FERREIRA
 ICARLA AZEVEDO DE OLIVEIRA
 JÉSSICA LIMA CARNEIRO
 JULISSER QUEIROZ CORDEIRO
 MARILENE SILVA S. OLIVEIRA
 ROSEMERE LINHARES DA SILVA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais