Buscar

POSTAGEM 1 PEIEC

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PRÁTICA DE ENSINO : INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE
NOME: MATEUS ROSSI
RA: 1859702
POLO: CAMPUS JK
2019
SUMÁRIO
1º CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA________________3
1. IDENTIFICAÇÃO___________________________________________3
2. ANALISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO _____________________3
2.1 QUANTO A UTILIZAÇÃO DAS OUTRAS DEPENDÊNCIAS ________3
3. CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO ESCOLAR___________________5
4. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA ____________11
5. OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA ________11
6. LEVANTAMENTO DAS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM 
RELAÇÃO A ESCOLA _______________________________________ 12
2º CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE ___________13
1. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA ______________________________ 15
2. EQUIPAMENTOS SOCIAIS __________________________________16
3. DENSIDADE DEMOGRÁFICA ________________________________17
4. PERFIL ECONÔMICO DA POPULAÇÃO________________________18
5. USO PREDOMINANTE DO SOLO _____________________________19
6. LEVANTAMENTO DAS EXPECTATIVAS DA COMUNIDADE _______20
1º CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
1. IDENTIFICAÇÃO
A) Escola Estadual Pedro Brandão dos Reis
B) Rua Piratininga, Nº 332, São José, José Bonifácio-SP 
C) (17) 32451353
D) Governo do Estado de São Paulo
2. ANALISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO
	A) A escola está muito bem localizada e é compatível com a clientela, com isso pode-se perceber que a escola é e fácil acesso para os alunos. A maioria dos estudantes chegam na escola apé por morarem nas proximidades, e os que moram em maiores distâncias ex: zona rural ou municípios próximos, têm acesso ao ônibus municipal fornecido pela prefeitura pois uma parcela dos alunos não se encontram nas proximidades de onde se localiza a instituição.
	B) Sim, contem um grande espaço e sua área é muito bem aproveitada, que proporciona um ótimo ambiente á alunos e funcionários da escola. 
	C) A escola funciona desde o ensino fundamental até nível médio, abrangendo toda educação básica, além de contar com salas de aulas amplas, sala de informática, duas quadras poliesportivas, auditório, sala de leitura, sala dos professores, cantina onde é fornecida merenda gratuita aos alunos e professores, e diretoria, deixando a desejar apenas na falta de uma biblioteca para pesquisa na própria instituição.
	D) Sim, a escola possui sala de leitura, e laboratório de informática contendo 22 computadores para uso dos alunos em suas pesquisas e em aprendizado com informática básica para os mais carentes que não possuem acesso em suas residências. A escola cumpre bem seu papel fornecendo esse tipo de ambiente ao desenvolvimento do aluno.
2.1 QUANTO A UTILIZAÇÃO DAS OUTRAS DEPENDÊNCIAS
	A) No auditório há a apresentação de trabalhos, teatro e músicas para uso dos alunos, professores e a comunidade em geral, nas quadras são desenvolvidas atividades de Educação Física e no laboratório de informática são desenvolvidas atividades propostas pelos professores.
	B) O uso geral de todas as dependências é realizado pelos alunos, mas sempre havendo o suporte dos professores ou profissionais ligados a educação, o uso é cotidiano cumprindo sempre um calendário disponibilizado pela instituição.
	C) Os recursos são bem utilizados pelos alunos e pelos professores que fazem um se agregar ao outro para fornecer uma melhor aprendizagem pelo aluno, onde consegue se desenvolver de uma maneira muito mais vantajosa pra ambos.
	D) O fato de ser aberto a uso dos alunos o laboratório de informática me chamou atenção pois sabemos que há muitas pessoas carentes que não contam com essa ferramenta em suas casas, proporcionando uma maior integração dos mesmos a todos recursos disponíveis para o aprendizado.
3. CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO ESCOLAR
	A) São realizadas assembleias com toda comunidade escolar (professores, alunos,pais) onde é discutida todas decisões que podem ser tomadas.
	B) Sim há existência de conselho estudantil e de classe, todas propostas são apresentadas seja por alunos, professores ou pais, e se relevante para toda comunidade é conveniente sua implementação.
	C) Todos participantes da área pedagógica atuam na elaboração dos documentos, construindo estratégias pedagógicas que visam a superação de todas formas de descriminação, preconceito e exclusão social, respeitando todo viés constitucional e a legislação educacional em vigor, inclusive a as pessoas com necessidades especiais. 
	D) Não.
4. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
	A) A escola me apresentou esse organograma pois representa toda a estrutura da instituição.
 
	B) Os cursos seguem a norma da educação em toda educação básica, onde há 08 salas para o nível fundamental e 14 no ensino médio. Os horários da escola compreendem em diurno das 07:20 às 12:00 hs, vespertino das 13:20 às 17:00hs e noturno das 19:00 às 23:00hs. As decisões tomadas são decisões conjuntas no conselho de escola e assembleias com a participação de docentes e discentes.
	C) Varia muito para o profissional há profissionais que cumprem mais horas devido seu comprometimento com a instituição, o responsável por coordenar essa área é a Direção da Escola.
	D) Os professores fazem os planos de ensino que depois será analisado pela coordenação para ser executado fortalecendo seu método de ensino.
	E) Os critérios utilizados são respectivamente sobre as habilidades desenvolvidas e conquistadas pelo aluno, que são :
Instrumentos:
-Avaliação escrita
-Atividade com apoio. (AD)
-Participação
-Auto Avaliação
Continua:
-Atividades específicas em sala de aula com atendimento idividual.
-Atividades complementares, realizadas em casa, sob orientação da professora e supervisão da família.
-Atividades realizadas em classe formada por grupos ou duplas.
-Devolutiva do desempenho do aluno e tomada de decisões conjuntas por meio de encontros com a família.
Paralela:
-Convocação para aulas de recuperação com horário preposto pelo colégio, com uma proposta de atividades organizadas dependendo da necessidade do grupo de alunos.
	F) Comunicação é realizada através das reuniões de pais, alunos e professores com a toda gestão da instituição. Porém uma parcela dos responsáveis não ás frequentam, e todas informações são passadas aos responsáveis presentes que são orientados sobre tudo que se passa no ambiente escolar.
	G) Não há.
5. OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA
	A) Sim.
	B) Sim.
	C) Sim, a escola fica aberta aos finais de semana com o projeto escola da família que proporciona diversas oficinas e um ambiente de descontração a alunos e à comunidade.	
	D) Não há.
6. LEVANTAMENTO DAS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A ESCOLA.
Foi realizada apenas conversas informais com os pais e alunos.
DEPOIMENTO DE UM ALUNO : Heitor Rossi
- Acho muto bom o ensino praticado na escola, mas acredito que deveria e poderia haver mais cursos para melhorar o aprendizado e mais variedades de conteúdos a serem ensinados aos alunos, más de uma maneira geral , estou satisfeito com a instituição e a prestação de serviço da mesma à comunidade.
DEPOIMENTO DE UM PAI : Adilu Rossi
- O meu filho gosta muito da escola, e em minha opinião o serviço prestado pela mesma é ótimo pois conta com uma equipe muito capacitada e dedicada a ensinar e ajudar os alunos a se desenvolverem. No mais só tenho agradecer a escola e seus professores pelo ótimo trabalho prestado.
2º CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE
1. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
ENDEREÇO: Rua Piratininga , 332, José Bonifácio-SP
Acesso pelas principais ruas e avenidas da cidade.
MAPA 
2. EQUIPAMENTOS SOCIAIS
Saúde : Posto de Saúde 
Complexo esportivo : Ginásio de Esportes e Estádio Municipal.
3. DENSIDADE DEMOGRÁFICA
Muito populosa.
4. PERFIL ECONÔMICO DA POPULAÇÃO
População geralmente classe média.
5. USO PREDOMINANTE DO SOLO
Misto, comercial e residencial.6. LEVANTAMENTO DAS EXPECTATIVAS DA COMUNIDADE
Foi feito uma pesquisa com moradores nas proximidades da escola e pude perceber que a comunidade está bem satisfeita com o trabalho da escola.
João Domingos Rossi
- A escola oferece diversos recursos para incetivo a educação dos alunos e isso favorece em muito os mesmos para se adequarem futuramente as exigências no mercado de trabalho que vão encontrar futuramente pelo caminho.
Maria Cecilia Dias Pereira
- O meu filho se encontra no 3º ano do ensino médio e já se encontra apto a iniciar a faculdade devido ao fornecimento de um grande apoio pela comunidade escolar. Só tenho agradecer a mesma por tudo que ofereceu a ele
CONCLUSÃO:
Com isso pude concluir com meu trabalho que mesmo a escola sendo publica fornece ou tenta fornecer todos meios possíveis para melhor aproveitamento dos alunos e capacitação dos mesmos que na maioria dos casos é realizada com êxito pela instituição.

Continue navegando