APOL Geografia Fundamentos e Metodologias nos Anos Inicias do Ensino Fundamental
5 pág.

APOL Geografia Fundamentos e Metodologias nos Anos Inicias do Ensino Fundamental

Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 \u2013 Geografia: Fundamentos e Metodologias nos Anos Inicias do Ensino Fundamental 
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cPara cumprir os objetivos do ensino da Geografia, sintetizados na ideia de desenvolvimento do raciocínio geográfico, é preciso que se selecionem e se organizem os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.] p. 25.
Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:
I) Compreensão dos conceitos.
II) A formação de conceitos.
III) Alfabetização cartográfica.
IV) Problematização da realidade.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III apenas.
Você acertou!
As afirmativas II e III estão corretas, pois os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos que são: a formação de conceitos (relativos ao espaço geográfico \u2013 por exemplo: lugar, território, paisagem, região, rede, sociedade, natureza) e a alfabetização cartográfica. (p. 24)
	
	B
	I e IV apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I, II, IV apenas.
Questão 2/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias nos Anos Inicias do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA ocupação do território é vista como algo gerador de raízes e identidade: um grupo não pode ser mais compreendido sem o seu território\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GODOY, P. R. T. de (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 281.
Depois da Segunda Guerra, a internacionalização da economia tornou-se evidente. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, a partir desse momento, começou a primeira crise da geografia, que até então era uma ciência descritiva e compartimentada. Com as mudanças do novo período histórico, como tornou-se o território?
Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir:
I. Definitivamente uma mercadoria.
II. Desnecessário para o movimento do capital.
III. Constantemente reconstruído.
IV. Necessário para o movimento do capital.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I, III e IV apenas.
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois com as mudanças do novo período histórico, o território tornou-se definitivamente uma mercadoria, constantemente reconstruído, necessário para o movimento do capital; a ideologia patriótica e nacionalista perdeu rapidamente importância para o discurso internacional. (p. 47)
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	I, II, IV apenas.
Questão 3/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias nos Anos Inicias do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cAs transformações econômicas, políticas e sociais, a expansão da indústria e da lógica capitalista, as crises e guerras mundiais que se desenrolaram no cenário global fizeram com que o modelo de geografia adotado até então passasse a ser questionado, devido a sua incampacidade de explicar as transformações que fomentavam o espaço\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. A educação tecnológica na formação de professores de geografia. Florianópolis, Bookess Editora, 2012. p. 21.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o aparente enfraquecimento do Estado diante dos interesses de mercado do capital internacional mais o surgimento de \u201cEstados Supranacionais\u201d foram fatores que alteraram a função social da geografia e desencadearam uma crise na escola e na geografia. Essa crise levou a três caminhos diferenciados. Quais foram os três caminhos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria. A saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos.
II. ( ) A geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática.
III. ( ) A especialização extrema que surgia aprofundou a compartimentação de tal forma que acabou enaltecendo a geografia.
IV. ( ) A geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	C
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas, pois a crise levou a três caminhos diferenciados: o primeiro foi o da especialização. Já que a geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria não era prioridade, a saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos. O segundo caminho da renovação foi o da geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática. O terceiro caminho de renovação do pensamento, a geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais. (p. 48 a 51).
	
	E
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Questão 4/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias nos Anos Inicias do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cO ensino da Geografia tem muito a contribuir, uma vez que este campo do conhecimento estuda o espaço geográfico e, portanto, possui informações relevantes sobre os recursos naturais e a dinâmica sócio-histórica\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HENRIQUES, M. H. et al. Para aprender com a terra: memórias e notícias das geociências no espaço lusófono. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. p. 142.
A geografia estuda o espaço geográfico, em qualquer escala (local, regional, nacional, global) e numa perspectiva relacional. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, esse espaço geográfico é composto de alguns elementos. Analise as alternativas a seguir e assinale a que aponta corretamente esses elementos.
Nota: 20.0
	
	A
	Materialidade, relações políticas e relações antropológicas.
	
	B
	Materialidade, relações sociais, políticas, econômicas e culturais.
Você acertou!
A alternativa \u201cB\u201d é a correta, pois de acordo com Santos (1996a) citado por Fantin (2010) esse espaço geográfico é composto de materialidade (natural e construída), relações sociais, políticas, econômicas e culturais (p. 21).
	
	C
	Relações econômicas e transversais.
	
	D
	Relações políticas, antropológicas e materialidade.
	
	E
	Materialidade e relações transversais.
Questão 5/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias nos Anos Inicias do Ensino Fundamental Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA prática pedagógica não é transformada a partir de propostas bem escritas; necessariamente, a transformação exige condições concretas de trabalho e salário e modos objetivos que operacionalizem a ampla participação na produção proposta\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 60, dez. 1997 apud FANTIN, M. E. Metodologia do ensino de geografia. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: