Buscar

SIMULADO AV1 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: DARLAN SILVA BARROS
	Matrícula: 201402276761
	Disciplina: CCJ0039 - DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 
	Período Acad.: 2019.1 (G) / SM_AV1
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		(AOCP 2018) João tem domicílio na cidade do Rio de Janeiro/RJ e foi chamado para uma entrevista de emprego pela empresa Colchões Ortopédicos Ltda., com sede na cidade de Campinas/SP, ocasião em que foi contratado no próprio local. Já no momento da contratação, a empresa informou ao novo empregado que o mesmo iria trabalhar na filial da empresa na cidade de São José do Rio Preto/ SP. Depois de três anos de trabalho na empresa em questão, João foi dispensado sem justa causa, não recebendo as verbas rescisórias, dentre outros pleitos que considera devidos, razão pela qual almeja buscar a efetivação de seus direitos na Justiça do Trabalho. Nesse seguimento, João deve pleitear seus direitos
	
	
	
	
	em São José do Rio Preto/SP, pois é o local da prestação de serviços. 
	
	
	em qualquer uma das cidades mencionadas, pois o foro de ingresso da ação trabalhista é opcional ao empregado.
	
	
	no Rio de Janeiro/RJ, pois é a cidade de seu domicílio, oferecendo maiores facilidades ao empregado
	
	
	em Campinas/SP, pois é o local da sede da empresa, pressupondo, assim, o dever de ingressar com ação nesta localidade.
	
	
	em Campinas/SP, pois é o local em que o empregado foi contratado.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		No que diz respeito ao jus postulandi, conforme entendimento sumulado, é correto afirmar: (Juiz do Trabalho ¿ FCC ¿ TRT/SP ¿ 2011).
	
	
	
	
	Pode ser exercido em qualquer instância da Justiça do Trabalho, exceto em se tratando de mandado de segurança.
	
	
	Pode ser exercido em ação cautelar, mas não em sede de ação rescisória.
	
	
	Limita-se única e exclusivamente às Varas do Trabalho.
	
	
	Não cabe nos recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho
	
	
	Não alcança nem o mandado de segurança, nem tampouco os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho, mas pode ser exercido em ação cautelar.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Por conta do princípio da Normatização Coletiva,
	
	
	
	
	Nos dissídios coletivos, os tribunais trabalhistas podem ditar normas jurídicas de caráter assemelhado às leis, ou seja, gerais, abstratas e impessoais, regulando situações ad futurum;
	
	
	Toda sentença do juiz que vai de encontro ao interesse público ou coletivo tem que ser comunicada ao STF para que aquela corte faça uma revisão e diga se a decisão pode ser executada;
	
	
	Os Tribunais podem baixar decretos com força de lei instituindo contribuições a serem pagas pelos sindicatos em benefício de todos os trabalhadores da categoria representada pelo ente sindical obreiro;
	
	
	Os magistrados que compõem as três instâncias da Justiça do Trabalho podem editar normas coletivas com força de lei para as categorias envolvidas nos conflitos a eles submetidos;
	
	
	As demais respostas são incorretas;
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		(AOCP 2018) Tendo como base a estrutura, a organização e a competência (EC 45/2004) da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
	O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação de 2/3 (dois terços) do Senado Federal.
	
	
	Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar ações que envolvam crimes contra a organização do trabalho, como o trabalho escravo.
	
	
	Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, nove juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.
	
	
	O Tribunal Superior do Trabalho é composto por um quinto dentre advogados com mais de quinze anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de quinze anos de efetivo exercício, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.
	
	
	A lei criará Varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		(FCC 2017) A Constituição Federal do Brasil e a Consolidação das Leis do Trabalho instituíram regras sobre organização e competência da Justiça do Trabalho e dos órgãos que a compõem. Em observância a tais normas, 
	
	
	
	
	a Justiça do Trabalho passou a ser competente para julgar as ações de indenização por dano moral decorrentes da relação de emprego somente a partir da Emenda Constitucional n° 45/2004, visto que o texto original da Constituição Federal de 1988 e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho não admitiam o processamento de tais ações na Justiça Especializada. 
	
	
	é competência da Justiça do Trabalho a apreciação de ação proposta por empresa para anulação de penalidade imposta em auto de infração lavrado por auditor fiscal do trabalho, por inobservância da cota de contratação de pessoas com deficiência. 
	
	
	os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, nove juízes, recrutados exclusivamente na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos. 
	
	
	o Supremo Tribunal Federal, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, interpretou ser da competência da Justiça do Trabalho a apreciação de demandas entre o Poder Público e seus servidores, a ele vinculados por típica relação de ordem estatutária ou de caráter jurídico-administrativo. 
	
	
	o Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de dezessete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria simples do Senado Federal. 
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		(FCC 2018) Em relação à competência material da Justiça do Trabalho, esta 
	
	
	
	
	não é competente para determinar o recolhimento das contribuições fiscais. 
	
	
	não é competente para a execução, de ofício, da contribuição referente ao Seguro de Acidente de Trabalho (SAT), que tem natureza de contribuição para a seguridade social, ainda que se destine ao financiamento de benefícios relativos à incapacidade do empregado decorrente de infortúnio no trabalho. 
	
	
	é competente para processar e julgar ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do direito de greve pelos trabalhadores da iniciativa privada.  
	
	
	é competente para processar e julgar ações de indenização por dano moral e material, decorrentes da relação de trabalho, inclusive as oriundas de acidente de trabalho e doenças a ele equiparadas, mas não para as propostas pelos dependentes ou sucessores do trabalhador falecido.
	
	
	não é competente para processar e julgar ações ajuizadas por empregados em face de empregadores relativas ao cadastramento no Programa de Integração Social (PIS). 
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		A composição do Tribunal Superior do Trabalho (TST) tem definição e previsão constitucionais, além do disposto no artigo 693 e seguintes da CLT. Tomando como referência a estrutura da corte superior trabalhista, marque abaixo a assertiva correta acerca da organização do referido tribunal. 
	
	
	
	
	À ENAMAT cabe julgar matérias puramente administrativas.
	
	
	O TST compõe-se de dezessete juízes com a denominaçãode Ministros.
	
	
	A SDi-1 julta os dissídios individuais de competência originária dos TRT´s ou TST.
	
	
	O órgão especial do TST está ligado à administração patrimonial, orçamentária e financeiro dos 1º e 2º graus da justiça do trabalho. 
	
	
	As súmulas do TST são definidas pelo plenário em única instância.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Por conta do princípio dispositivo,
	
	
	
	
	Nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando for provocado;
	
	
	Compete ao Juiz do Trabalho, de ofício, instaurar reclamação trabalhista em favor de qualquer trabalhador, quando constatado pelo magistrado o descumprimento de normas trabalhistas por parte de alguma empresa;
	
	
	As demais opções estão incorretas;
	
	
	Compete ao Juiz do Trabalho o poder de iniciativa probatória para a determinação dos fatos postos pela parte como fundamento de sua demanda;
	
	
	Os direitos processuais das partes estão à livre disposição do juiz, que pode decidir arbitrariamente a quem compete o ônus de prova;
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		(FCC 2018) Considerando a exigência legal de fundamentação das decisões judiciais, de acordo com as previsões da Instrução Normativa n° 39/2016 do TST, consideram-se ¿precedentes¿, para fins de fundamentação das decisões no processo do trabalho, 
	
	
	
	
	as teses jurídicas prevalecentes em TRTs, desde que não conflitantes com entendimentos pacificados pelo TST através das Súmulas, não se considerando, porém, para esse fim os entendimentos adotados nas Orientações Jurisprudenciais. 
	
	
	as decisões do plenário, do Órgão Especial ou de seção especializada competente para uniformizar a jurisprudência do tribunal a que o juiz estiver vinculado ou do TST. 
	
	
	as decisões do STF em ações diretas de constitucionalidade. 
	
	
	os entendimentos firmados em incidentes de resolução de demandas repetitivas, mas não os adotados em incidentes de assunção de competência. 
	
	
	as teses jurídicas prevalecentes no TST, fixadas a partir de decisões oriundas de recursos de pelo menos metade dos TRTs. 
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		(TRT 1ª R ¿ 2018 ¿ Analista Judiciário) Em relação à competência da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa INCORRETA. 
	
	
	
	
	A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
	
	
	A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar mandados de segurança, habeas corpus e habeas data quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição.
	
	
	À Justiça do Trabalho compete processar e julgar as ações que envolvam representação sindical entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores e entre sindicatos e empregadores.
	
	
	À Justiça do Trabalho compete processar e julgar as ações que envolvam representação sindical entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, entre sindicatos e empregadores e demandas de qualquer natureza entre empregadores que façam parte de um mesmo sindicato patronal.
	
	
	A Constituição federal ampliou a competência da Justiça do Trabalho, atribuindo a esta poderes para dirimir conflitos decorrentes das relações de trabalho e não somente relações de emprego.

Outros materiais