Buscar

Avaliação Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva 
	1.
	O uso da imagem como canal de comunicação remonta desde o início das relações humanas. Por se tratar do uso de linguagem específica, a arte possui signos próprios que a caracterizam como signos artísticos e estéticos. Na decodificação de uma obra artística, quais são os saberes necessários para que ocorra a comunicação?
	Resposta Esperada:
Para que ocorra a decodificação dos signos presentes na linguagem da arte, é necessária a apreensão de determinadas informações fundamentais no processo de comunicação artística, que pode ser visual, musical, cênica, entre outras. 
Os elementos que se relacionam no processo de comunicação são: emissor, receptor, mensagem, código, canal de comunicação e contexto.
	2.
	A utilização de determinadas imagens exige por parte dos seus proponentes o domínio de saberes a respeito da percepção dos elementos envolvidos em cada forma visual. A teoria da Gestalt se fundamenta nos estudos acerca da imagem e sua atuação em cada espaço em que é inserida. Segundo o texto da Unidade 3, quais são as principais leis da Gestalt que organizam a visualidade do objeto?
	Resposta Esperada:
- A Gestalt problematiza a forma dos objetos, fundamentada no estudo do cérebro, que percebe as partes de um todo. 
- Assim, a Gestalt aponta leis que a fundamentam como: unidade, segregação, unificação, fechamento, continuidade, proximidade, semelhança, pregnância da forma, com o objetivo de organizar visualmente a exposição do objeto.

Outros materiais