Buscar

Simulado - REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado - REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
	1a Questão (Ref.: 201301794887)
	
	O tema remuneração estratégica vem sendo apresentado como algo importante para o realinhamento da organização e, principalmente, das estratégias associadas à gestão do capital humano. De acordo com a aula 1, seis são os seus programas ou conceitos fundamentais da chamada remuneração estratégica. Cite, pelo menos, 3 desses programas ou conceitos:
		
	
Sua Resposta: remuneração funcional, salário indireto, remuneração por competências, remuneração por habilidades, remuneração variável e alternativas criativas.
	
Compare com a sua resposta: O aluno pode apresentar como exemplo a remuneração funcional, salário indireto, remuneração por competências, remuneração por habilidades, remuneração variável e alternativas criativas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301742877)
	
	Você profissional de Gestão de Remuneração após exaustivos trabalhos, desenvolveu um Plano de Cargos e Salários atendendo às expectativas da Organização principalmente pelas políticas e práticas desenvolvidas na manutenção. No momento atual sua empresa precisa inovar para continuar sendo uma referência de visibilidade para o capital humano. Considerando sua experiência, relate quais os cuidados que você tomaria para propor a Construção de um sistema de Remuneração Estratégica?
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: Realizar um diagnóstico da organização considerando o ambiente interno e externo, conhecer as diversas formas de remuneração estratégica e saber o momento exato de aplicá-las, garantir a transparência do sistema, Inserir como parte do Sistema Gerencial, tornando-se fonte de diferenciação e vantagem competitiva
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301675100)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa ALFA está implantando um Plano de Classificação de Cargos e Salários (PCS) para as atividades operacionais da área industrial. Você, que atua como gestor de RH da referida empresa, ficou encarregado de entender e registrar as críticas envolvendo a chamada remuneração funcional. Em seu relatório final à diretoria, você teria destacado que:
		
	
	A remuneração funcional, proveniente da adoção de um PCS na forma tradicional, considera um cargo como um conjunto de funções de mesma natureza e de equivalentes níveis de responsabilidade e complexidade;
	
	As críticas não seriam registradas, na medida em que nenhum autor ou profissional de RH considera a remuneração funcional inadequada ao contexto organizacional;
	
	A remuneração por habilidade está direcionada para cargos cujas funções sejam, predominantemente, padronizadas e repetitivas. A "reprodutibilidade" é uma característica importante das funções inseridas no contexto de tais programas;
	 
	A chamada remuneração funcional - expressão adotada por alguns autores - não considera, na forma de progressão dos cargos e dos salários, as habilidades individuais dos trabalhadores, não estimulando o contínuo aprendizado técnico profissional;
	
	A chamada remuneração por competência é uma alternativa importante, nesse caso, à remuneração funcional, na medida em que estimula os empregados a buscarem novas habilidades e competências, tanto operacionais, como de liderança;
	
	 4a Questão (Ref.: 201302117970)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Podemos tirar duas conclusões sobre o Sistema de Remuneração Funcional (tradicional) utilizado numa organização: Assinale a alternativa correta.
		
	
	Não pode e não deve ser continuada e usada por muito tempo, e as empresas que passaram por grandes processos de mudança deverão abandonar esse modelo o mais rápido possível.
	 
	Não pode e não deve ser continuada e usada por muito tempo, e as empresas que passaram por grandes processos de mudança deverão abandonar esse modelo, mantendo a utilização da Remuneração Variável como referência.
	
	Pode e deve ser continuada e usada por pouco tempo, e as empresas que passaram por grandes processos de mudança deverão abandonar o modelo, mantendo a utilização de vários de seus componentes.
	 
	Pode e deve ser continuada e usada por muito tempo, e para as empresas que passaram por grandes processos de mudança deverão gradativamente abandonar o modelo, mantendo apenas a utilização de alguns de seus componentes.
	
	Pode e deve ser continuada e usada por um tempo estimado, pois para as empresas que passaram por grandes processos de mudança o modelo deve ser substituído, mantendo apenas a utilização das Descrições e Pesquisas.
	
	 5a Questão (Ref.: 201302166089)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ampliação das faixas salariais é outra prática cada dia mais utilizada, principalmente por empresas que praticaram a redução do número de níveis hierárquicos. Em sistemas tradicionais, é comum utilizar amplitudes em torno de 40%. Nos modelos com faixas mais largas, as amplitudes variam de 80 a 150%. Com essa prática, o sistema ganha:
		
	
	flexibilidade na administração dos benefícios, permitindo ações de introdução de novas políticas motivacionais.
	
	flexibilidade na administração de pessoal, permitindo novas contratações e novas políticas organizacionais.
	
	rigidez na administração de salários e carreiras, não permitindo ações e novas políticas organizacionais.
	 
	flexibilidade na administração de salários e carreiras, permitindo ações de introdução de novas políticas organizacionais.
	
	rigidez na administração de salários e carreiras, não permitindo ações de introdução de novas políticas organizacionais.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302166085)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A descrição de cargos pode remeter a uma reflexão sobre a identidade e a missão da função. Os aspectos-chave da descrição de cargo modificada são: - o foco nos processos; - as informações sobre clientes internos e externos; - a identificação dos serviços ou produtos fornecidos; - explicação das expectativas dos clientes. Com estas alterações, vamos conduzindo a remuneração funcional para servir como apoio:
		
	
	as políticas de pessoal da empresa.
	
	ao plano de cargos e salários.
	
	ao plano de benefícios da empresa.
	 
	as políticas estratégicas da organização.
	
	ao plano de carreira da organização.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302165164)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É a metodologia de remuneração fixa mais tradicional das existentes e, portanto é ainda a mais utilizada pelas empresas para recompensar e motivar empregados. O que prevalece nesta metodologia é o valor que o cargo representa na estrutura organizacional da empresa:
		
	
	Política Salarial
	
	Administração de Benefícios
	
	Orçamento Empresarial
	 
	Remuneração por Competências
	 
	Plano de Cargos e Salários
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302164752)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há muito que a redução de cargos é uma realidade nas organizações, até mesmo como uma tendência natural da evolução tecnológica. O que implica esta redução de cargos nas organizações?
		
	
	Fixa e clara definição de responsabilidades.
	 
	Estrutura organizacional com modelos flexíveis.
	
	Nível hierárquico rígido.
	
	Ascensão salarial somente por meio de promoções verticais.
	
	Amplitude de ação dos cargos restrita e bem definida.
	
	 9a Questão (Ref.: 201302166068)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quais seriam os motivos que levam a maioria das empresas a fazerem uso do modelo de Remuneração Funcional? ( ) Em empresas que atingem um crescimento rápido ou passam por profundas transformações, o plano de cargos e salários ajuda a dar equilíbrio interno à organização. ( ) Por meio de pesquisas salariais, a empresa pode comparar seus salários com os praticados no mercado e, assim, estabelecer critérios adequados para atrair e reter os talentos. ( ) Remuneração funcionalpermite o equilíbrio interno. Ao estabelecermos os salários, tendo como ponto de partida uma mesma metodologia para toda a empresa criamos um clima de confiabilidade. ( ) Proporcionando os alicerces que apoiam a estruturação das habilidades e competências da área de Recursos Humanos e por consequência de toda a empresa. A sequencia correta é:
		
	
	F - V - V - V
	 
	V - V - V - F
	 
	V - V - F - F
	
	F - F - V - V
	
	V - F - V - F
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302107821)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das críticas ao sistema de remuneração funcional é que ele não encoraja o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. Isso seria uma desvantagem, principalmente, para que tipo de empresa?
		
	
	Empresas que atuam num mercado em declínio.
	 
	Empresas que atuam num mercado de inovação permanente.
	
	Empresas que atuam num mercado em expansão para o exterior.
	
	Empresas que atuam num mercado de alta competição, mas com produtos padronizados e não diversificados.
	
	Empresas que atuam num mercado de baixa tecnologia.

Continue navegando