Buscar

ATIVIDADE PROCESSUAL CIVIL I 2018.2

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PROCESSUAL CIVIL I 2018/2
1) Analise as proposições abaixo referentes ao tema da incompetência no processo civil e assinale aquela que se encontra CORRETA à luz da legislação aplicável. 
a) Não há conflito de competência quando entre 2 (dois) ou mais juízes surge controvérsia acerca da reunião ou separação de processos. 
b) Prorrogar-se-á a competência absoluta se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação. 
c) Apenas a incompetência absoluta será alegada como questão preliminar de contestação. 
d) O juiz que não acolher a competência declinada deverá suscitar o conflito, salvo se a atribuir a outro juízo. (Art. 66, par. Único CPC)
2) A ação de falência tramitando na Justiça Estadual 
a) será remetida à Justiça Federal se a União for credora do falido, mas desde que tenha habilitado o seu crédito na falência. 
b) será remetida à Justiça Federal se a União for credora do falido, independentemente de ter ou não habilitado o seu crédito na falência. 
c) será remetida à Justiça Federal sempre que houver interesse jurídico da União, ainda que não seja credora do falido. 
d) não deve ser remetida à Justiça Federal, salvo se a União expressamente o requerer, e houver a concordância do administrador judicial e do Ministério Público com o pedido. 
e) não deve ser remetida à Justiça Federal, nem mesmo se nela intervier a União. (Art. 45, I CPC)
3) A respeito da competência regulada pelo Código de Processo Civil assinale a alternativa CORRETA: 
a) Tendo em vista que a posse é direito pessoal, a ação para sua defesa deverá ser proposta no domicílio do réu independentemente da localização do imóvel. 
b) O foro em que estiver localizado o imóvel, quando a ação tiver por fundamento pretensão demarcatória, é o competente para a proposição da ação, mesmo quando as partes tiverem outros domicílios. 
c) O critério forum rei sitae (foro de situação da coisa) tem natureza relativa, uma vez que o Código de Processo Civil permite a opção pelo domicilio do réu ou pelo foro de eleição, inclusive na nunciação de obra nova. 
d) A anulação de contrato está abrangida pela regra que regula o critério forum rei sitae (foro de situação da coisa) se a anulação causar, como consequência, o direito a reintegração de posse.
4) Segundo o Novo Código de Processo Civil, a cooperação jurídica internacional NÃO terá por objeto: 
a) Homologação e cumprimento de decisão. 
b) Concessão de medida judicial de urgência. 
c) Citação, intimação e notificação judicial e extrajudicial. 
d) Medida processual, mesmo que proibida pela lei brasileira. (Art. 27 CPC)
5) Diante das regras de competência dispostas no Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/15), assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Prorroga-se a competência territorial fixada em cláusula abusiva de eleição de foro se não alegada a abusividade na contestação. 
b) A modificação da competência determinada em razão da pessoa, realizada por convenção das partes, somente produzirá efeitos depois de homologada pelo juiz. 
c) Serão reunidos para julgamento conjunto os processos que possam gerar risco de prolação de decisões conflitantes ou contraditórias caso decididos separadamente, mesmo sem conexão entre eles. 
d) Quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida, será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas. 
e) Reputam-se conexas duas ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.
6) Diante do descumprimento de obrigação contratual, o credor ajuizou ação de cobrança em face do devedor. A petição inicial foi distribuída à 1ª Vara Cível da Comarca da Capital no dia 22 de março de 2016, com juízo positivo de admissibilidade da demanda em 04 de abril e citação válida do réu em 19 de abril. Por seu turno, o devedor também propôs demanda, pleiteando a declaração de nulidade do mesmo contrato, tendo a sua peça exordial sido distribuída à 9ª Vara Cível da mesma comarca, no dia 24 de março de 2016, com juízo positivo de admissibilidade da ação em 01 de abril e citação válida em 25 de abril. À luz da sistemática processual vigente, os feitos:
a) não podem ser reunidos, devendo cada qual tramitar perante o juízo cível para onde a respectiva petição inicial foi distribuída; 
b) devem ser reunidos, em razão do vínculo da continência, estando prevento o juízo da 1ª Vara Cível da Comarca da Capital; 
c) devem ser reunidos, em razão do vínculo da continência, estando prevento o juízo da 9ª Vara Cível da Comarca da Capital; 
d) devem ser reunidos, em razão do vínculo da conexão, estando prevento o juízo da 1ª Vara Cível da Comarca da Capital; (Art. 59 CPC)
e) devem ser reunidos, em razão do vínculo da conexão, estando prevento o juízo da 9ª Vara Cível da Comarca da Capital.
7) Isael, advogado, viaja para a Espanha para fazer um curso com duração de 6 meses na Universidade de Salamanca. Durante o trâmite do curso, Isael acaba se envolvendo em um acidente automobilístico e vem a óbito no local. Isael tem domicílio na cidade de Guajará-Mirim, Rondônia, onde reside sozinho há mais de dez anos e todos os seus bens imóveis estão situados na cidade de Salvador (Bahia), onde nasceu e foi criado. Os filhos de Isael, únicos herdeiros, residem na cidade de São Paulo, onde cursam universidades. Isael saiu do Brasil rumo à Espanha do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Neste caso, nos termos estabelecidos pelo Código de Processo Civil, a competência para processamento do inventário será o foro da 
a) comarca de São Paulo, onde residem os herdeiros do falecido. 
b) comarca do Rio de Janeiro, último local onde o falecido esteve no Brasil. 
c) comarca de Salvador, onde estão situados os bens imóveis do falecido. 
d) cidade de Salamanca, na Espanha, onde ocorreu o óbito. 
e) comarca de Guajará-Mirim, no estado de Rondônia, onde está situado o domicílio do autor da herança. (Art. 48 CPC)
8) Considere as seguintes afirmativas sobre o tema da competência no âmbito do Código de Processo Civil. Assinale a alternativa CORRETA. 
a) Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, mesmo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta. 
b) A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, no foro de domicílio do autor. 
c) A execução fiscal será proposta no foro de domicílio do réu, no de sua residência ou no do lugar onde for encontrado. (Art. 46 § 5º CPC)
d) A ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, cujo juízo tem competência relativa. 
e) A competência determinada em razão da matéria, da pessoa ou da função é modificável por convenção das partes.
9) Em matéria de competência, assinale a alternativa correta. 
a) A competência determinada por critério territorial é sempre relativa. 
b) A prevenção é efeito da citação válida. 
c) No caso de continência, as demandas devem ser reunidas para julgamento conjunto, salvo se a ação continente preceder a propositura da ação contida, caso em que essa última terá seu processo extinto sem resolução do mérito. (Art. 57 CPC)
d) Compete à autoridade judiciária brasileira julgar as ações em que as partes se submetam à jurisdição nacional, desde que o façam expressamente.
10) Assinale a opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas do seguinte dispositivo legal: “_________________¹ à autoridade judiciária brasileira o processamento e o julgamento da ação quando houver cláusula de eleição de foro exclusivo estrangeiro em contrato internacional, _________________²”. 
a) Não compete¹; arguida pelo réu na exceção própria² 
b) Não compete¹; arguida pelo réu na contestação² (Art. 25 CPC)
c) Compete¹; ainda que arguida pelo réu² 
d) Compete¹; vedada a arguição pelo réu²

Continue navegando