Buscar

avaliandos aprendizado direito processual do trabalho

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604581713)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(FCC 2018) Em relação à competência material da Justiça do Trabalho, esta 
		
	 
	é competente para processar e julgar ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do direito de greve pelos trabalhadores da iniciativa privada.  
	
	não é competente para a execução, de ofício, da contribuição referente ao Seguro de Acidente de Trabalho (SAT), que tem natureza de contribuição para a seguridade social, ainda que se destine ao financiamento de benefícios relativos à incapacidade do empregado decorrente de infortúnio no trabalho. 
	
	é competente para processar e julgar ações de indenização por dano moral e material, decorrentes da relação de trabalho, inclusive as oriundas de acidente de trabalho e doenças a ele equiparadas, mas não para as propostas pelos dependentes ou sucessores do trabalhador falecido.
	 
	não é competente para processar e julgar ações ajuizadas por empregados em face de empregadores relativas ao cadastramento no Programa de Integração Social (PIS). 
	
	não é competente para determinar o recolhimento das contribuições fiscais. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604581721)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A respeito das Comissões de Conciliação Prévia, assinale a opção correta.
		
	
	As referidas comissões interrompem por 10 dias o prazo prescricional.
	
	As referidas comissões não interferem no curso do prazo prescricional.
	 
	O termo de conciliação é considerado título executivo judicial.
	
	É obrigatória a instituição de tais comissões pelas empresas e sindicatos.
	 
	É vedada a dispensa dos representantes dos empregados membros das comissões em apreço até um ano após o final do mandato, salvo se cometerem falta grave.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604616344)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Nos termos da legislação trabalhista, tratando-se de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, é assegurado ao empregado apresentar reclamação
		
	
	No foro do domicílio, prestação de serviços ou celebração do contrato, a livre escolha do autor. 
	
	No foro da celebração do contrato ou no de sua residência;
	 
	No foro da celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços;
	
	Apenas no foro de sua residência;
	 
	No foro da prestação dos respectivos serviços ou no de sua residência;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604581708)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(AOCP 2018) No que tange à exceção de incompetência territorial, no âmbito do processo trabalhista, assinale a alternativa correta.
		
	 
	 
 A exceção de incompetência territorial deverá ser apresentada em peça apartada que sinalize explicitamente a existência da exceção, antes da audiência, no prazo de 5 dias, contados do recebimento da notificação pela reclamada. Protocolada a petição de exceção, o processo será suspenso até que se decida o incidente.
	
	A Exceção de Incompetência territorial deverá ser apresentada como preliminar de contestação. Ao exceto será concedido prazo de 24 horas para manifestação respectiva, devendo a decisão ser proferida na primeira audiência ou sessão que se seguir.
	
	A Exceção de Incompetência territorial deverá ser apresentada como preliminar de contestação. Ao exceto será concedido prazo de 24 horas para manifestação respectiva, devendo a decisão ser proferida no prazo de 5 dias.
	
	A exceção de incompetência territorial deverá ser apresentada em peça apartada que sinalize explicitamente a existência da exceção, antes da audiência, no prazo de 5 dias, contados do recebimento da notificação pela reclamada. Protocolada a petição de exceção, o processo será suspenso. O juiz intimará o exceto para manifestação no prazo de 5 dias. Da decisão que decidir a exceção de incompetência, caberá recurso ordinário no prazo de 8 dias.
	
	A exceção de incompetência territorial deverá ser apresentada em peça apartada que sinalize explicitamente a existência da exceção, antes da audiência no prazo de 5 dias, contados do recebimento da notificação pela reclamada. Protocolada a petição de exceção, ao exceto será concedido prazo de 24 horas para manifestação respectiva, devendo a decisão ser proferida na primeira audiência ou sessão que se seguir.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604614315)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as seguintes proposições:
I - Os dissídios individuais e coletivos submetidos à Justiça do Trabalho serão sempre sujeitos à conciliação, no que juízes e Tribunais do Trabalho empregarão sempre os seus bons ofícios e persuasão no sentido de uma solução conciliatória dos conflitos.
II - Não havendo acordo, o juízo conciliatório, somente em dissídios individuais, converter-se-á obrigatoriamente em arbitral.
III - Não havendo acordo, o juízo conciliatório, somente em dissídios coletivos, converter-se-á obrigatoriamente em arbitral.
IV - Não havendo acordo, o juízo conciliatório, seja em dissídios individuais, seja em dissídios coletivos, converter-se-á obrigatoriamente em arbitral.
V - As partes poderão celebrar acordo para por termo ao processo, mesmo depois de encerrado o juízo conciliatório.
 
Responda:
		
	 
	Somente as proposições II e III estão incorretas.
	
	Somente as proposições I e IV estão incorretas
	
	Somente as proposições I e V estão incorretas
	
	Somente as proposições IV e V estão incorretas
	
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	
	1a Questão (Ref.:201604623123)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em conformidade com o texto expresso na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é correto afirmar que:
		
	
	os dissídios individuais ou coletivos submetidos à apreciação da Justiça do Trabalho serão excepcionalmente sujeitos a conciliação.
	 
	os Juízos e Tribunais do Trabalho terão ampla liberdade na direção do processo e velarão pelo andamento rápido das causas, podendo determinar qualquer diligência necessária ao esclarecimento delas
	
	o direito processual comum não será fonte subsidiária do direito processual do trabalho.
	
	a Justiça do Trabalho possui competência para julgar crimes que aconteçam dentro do ambiente de trabalho.
	
	é ilícito às partes celebrar acordo que ponha termo ao processo, antes de encerrado o juízo conciliatório
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604624186)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da competência trabalhista analise as assertivas abaixo e marque a correta:
I - A Justiça do Trabalho possui competência somente para dirimir conflitos individuais que envolvam relação de emprego.
II - A Justiça do Trabalho tem competência para apreciar demandas envolvendo servidores públicos. 
III - A Justiça do Trabalho possui competência para dirimir conflitos que envolvam conflitos de greve.
IV - A Justiça do Trabalho possui competência para dirimir os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição
		
	
	I e IV estão corretas. 
	
	II e III estão corretas. 
	
	I e III estão corretas. 
	 
	III e IV estão corretas. 
	
	I e II estão corretas
 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604581718)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC 2017) A respeito da competência das Varas do Trabalho, segundo a legislação trabalhista em vigor, considere:
 
I. A ação de consignação em pagamento que o empregador promover em face do empregado deve ser proposta no foro do domicílio deste, desde que esta situação esteja prevista no seu contrato de trabalho, caso contrário, a competência será da Vara onde se deu a contratação do trabalhador.
II. Quando for parte no dissídio agente ou viajante comercial, a competência será da Vara do Trabalho da localidade em que a empresa tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja subordinado e, na falta, será competente a Vara da localização em que o empregadotenha domicílio ou a localidade mais próxima.
III. Quando for parte no dissídio agente ou viajante comercial, a competência será da Vara do Trabalho da localidade em que a empresa tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja subordinado e, na falta, será competente a Vara da localização em que o empregado tenha sido contratado ou a localidade mais próxima.
IV. Em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, é assegurado ao empregado apresentar reclamação no foro da celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços.
V. Mesmo em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, a competência continuará sendo exclusiva da Vara da localidade da prestação dos respectivos serviços, eis que se trata de regra mais benéfica ao empregado.
 
Está correto o que consta APENAS em 
		
	
	II e III. 
	
	I e V. 
	
	I, II e IV. 
	 
	II e IV 
	
	I, III e V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604598327)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação às nulidades no processo do trabalho, é correto afirmar:
		
	 
	O princípio do interesse só alcança as nulidades relativas, pois as nulidades absolutas constituem matéria de ordem pública.
	
	A nulidade será pronunciada quando arguida por quem lhe tiver dado causa, bem como pela parte que foi prejudicada.
	
	Declarada a nulidade absoluta ou relativa pelo juiz ou Tribunal, ficam prejudicados todos os atos anteriores e posteriores já praticados, como corolário do princípio do prejuízo ou transcendência.
	
	Em respeito ao princípio da celeridade processual, a nulidade fundada em incompetência de foro não será declarada senão mediante provocação das partes as quais deverão argui-la à primeira vez que tiverem de falar em audiência ou nos autos.
	
	A nulidade absoluta não deverá ser declarada de ofício.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604597807)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma sociedade empresária ajuizou ação de consignação em pagamento em face do seu ex-empregado, com o objetivo de realizar o depósito das verbas resilitórias devidas ao trabalhador e obter quitação judicial da obrigação. No dia designado para a audiência una, a empresa não compareceu nem se justificou, estando presente o ex-empregado.
Indique, de acordo com a CLT, o instituto jurídico que ocorrerá em relação ao processo.
		
	
	Revelia.
	 
	Arquivamento.
	
	adiamento da audiência
	
	Confissão ficta.  
	
	Remarcação da audiência.
	
	1a Questão (Ref.:201604625712)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito da audiência trabalhista marque a assertiva incorreta:
		
	
	É possível que a audiência trabalhista seja presidida por um juiz de direito.
	 
	Não será possível a emissão de certidões das audiências àqueles que não são partes do processo.
	
	As audiências se realizarão entre 8h e 18h, em dias úteis, podendo ser no máximo de 5 horas consecutivas.
	
	A audiência em regra será pública.
	
	Em casos especiais, poderá ser designado outro local para a realização de audiências, mediante edital afixado na sede do juízo, com a antecedência mínima de 24h.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604597808)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Gustavo foi empregado da empresa Pizzaria Massa Deliciosa. Após a extinção do seu contrato, ocorrida em julho de 2018, as partes dialogaram e confeccionaram um termo de acordo extrajudicial, que levaram à Justiça do Trabalho para homologação. O acordo em questão foi assinado pelas partes e por um advogado, que era comum às partes.
Considerando o caso narrado, segundo os ditames da CLT, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Não será possível a homologação, porque empregado e empregador não podem ter advogado comum.
	
	Impossível a pretensão, porque, na Justiça do Trabalho, não existe procedimento especial de jurisdição voluntária, mas apenas contenciosa.
	
	Será possível a homologação, porque empregado e empregador podem ter advogado comum.
	
	Para a validade do acordo proposto, seria necessário que o empregado ganhasse mais de duas vezes o teto da Previdência Social.
	
	Viável a homologação do acordo extrajudicial, porque fruto de manifestação de vontade das partes envolvidas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604625701)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Acerca das nulidades processuais marque a assertiva que julgar como incorreta:
		
	
	Só haverá nulidade quando resultar dos atos viciados manifesto prejuízo às partes litigantes. 
 
	
	A nulidade será pronunciada quando arguida por quem lhe tiver dado causa. 
 
	 
	As nulidades relativas serão arguidas em sede de preliminar de contestação.
	
	O Juiz ou Tribunal que pronunciar a nulidade declarará os atos a que ela se estende. 
 
 
	 
	A nulidade do ato não prejudicará senão os atos posteriores que dele dependam ou sejam consequência.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604625691)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da petição inicial, marque abaixo a assertiva que julgar improcedente:
		
	
	A notificação será feita por meio de registro postal com franquia.
	
	A petição inicial trabalhista pode ser apresentada pela própria parte em razão do jus postulandi.
	 
	São dispensadas da petição inicial a indicação do protesto de provas, o valor da causa e a data do ajuizamento da demanda.
	
	A reclamação poderá ser escrita ou verbal.
	
	Se verbal, a reclamação deverá ser posta a termo. 
 
 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604626780)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Associação Promessa de Futuro, entidade sem fins lucrativos, e Bite Informática Ltda. foram condenadas em reclamação trabalhista, a primeira, de forma subsidiária, e a segunda, que foi empregadora do reclamante e está em recuperação judicial, como devedora principal, a pagarem ao reclamante verbas trabalhistas e rescisórias, sendo arbitrado à condenação o valor de R$ 100.000,00. Ambas pretendem recorrer da sentença, sendo que, em relação ao depósito recursal,
		
	
	deverá ser recolhido, por meio de depósito na conta vinculada do FGTS, pela Associação Promessa de Futuro, em razão de ser uma entidade sem fins lucrativos, e não precisará ser recolhido pela Bite Informática, que está isenta de seu recolhimento por estar em recuperação judicial.
	
	deve ser recolhido por ambas as reclamadas, não importando tratar-se de entidade sem fins lucrativos e de empresa em recuperação judicial, tendo em vista que o depósito tem por finalidade a garantia do juízo.
	
	nenhuma das reclamadas precisa fazer o recolhimento, tendo em vista tratar-se de entidade sem fins lucrativos e de empresa em recuperação judicial.
	
	deverá ser recolhido pela metade por ambas as reclamadas, tendo em vista o benefício previsto em lei para as entidades sem fins lucrativos e para as empresas em recuperação judicial.
	 
	deverá ser recolhido pela metade pela Associação Promessa de Futuro, em razão de ser uma entidade sem fins lucrativos, e não precisará ser recolhido pela Bite Informática, que está isenta de seu recolhimento por estar em recuperação judicial.
	
	1a Questão (Ref.:201604623730)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Mário ajuizou reclamação trabalhista em face de seu ex-empregador. No dia da audiência, não compareceu, razão pela qual o processo foi arquivado. Em nova ação proposta em idênticos termos, o juiz extinguiu o feito sem resolução do mérito, pois a ré não foi localizada. Imediatamente, Mário ajuizou a demanda pela terceira vez. Na audiência, com todos presentes, o advogado da sociedade empresária aduziu que o juiz deveria extinguir o processo sem resolução do mérito em razão da perempção, pois não decorreu o prazo de seis meses entre o segundo e o terceiro processo.
 
Sobre a hipótese apresentada, na qualidade de advogado de Mário, assinale a afirmativa correta.Deverá ser requerido que o juiz apenas suspenda o processo.
	
	Deve ingressar com ação de danos morais contra o reclamado pelas alegações ultrajantes.
	
	Deverá aduzir que o prazo de seis meses é contado da primeira ação.
	
	Deverá desistir da ação para evitar a condenação em custas.
	 
	Deverá aduzir que não houve perempção e requerer o prosseguimento do feito.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604624194)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da competência trabalhista analise as questões abaixo e marque a correta:
 
		
	
	A justiça do trabalho possui competência para dirimir conflitos que envolvem conflitos individuas de servidores públicos federais e empregados públicos.  
 
	
	A Justiça do Trabalho não possui competência para analisar conflitos coletivos de trabalho
	 
	O local competente para ajuizar uma ação trabalhista é a localidade da prestação de serviços 
	
	A competência territorial trabalhista é absoluta e deve ser declarada de ofício pelo Magistrado 
	
	A localidade para ingressar com ação trabalhista sempre será o domicílio do empregado. 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604597809)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, analise as seguintes afirmativas: 
I - O depoimento das partes e testemunhas que não souberem falar a língua nacional será feito por meio de intérprete trazido pela parte interessada, que arcará com os ônus de sua nomeação. 
II - As partes e testemunhas serão inquiridas pelo juiz, podendo ser reinquiridas, por seu intermédio, a requerimento das partes, seus representantes ou advogados. 
III - O juiz providenciará para que o depoimento de uma testemunha não seja ouvido pelas demais que tenham de depor no processo. 
IV - As testemunhas comparecerão a audiência independentemente de notificação ou intimação, sendo que aquelas que não comparecerem serão intimadas, ex officio ou a requerimento da parte, ficando sujeitas a condução coercitiva, além da penalidade de multa, caso, sem motivo justificado, não atendam à intimação.
Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Apenas a assertiva IV está incorreta.
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	Todas as assertivas estão incorretas.
	 
	Apenas a assertiva I está incorreta.
  
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604581719)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	FGV 2018 (adapatado) Jerônimo Fernandes Silva foi admitido pela sociedade empresária Usina Açúcar Feliz S.A. em 12 de fevereiro de 2018 para exercer a função de gerente regional, recebendo salário de R$ 22.000,00 mensais. Jerônimo cuida de toda a Usina, analisando os contratos de venda dos produtos fabricados, comprando insumos e materiais, além de gerenciar os 80 empregados que a sociedade empresária possui. A sociedade empresária pretende inserir cláusula compromissória de arbitragem no contrato de trabalho. Diante da situação retratada e dos preceitos da CLT, assinale a afirmativa correta.
		
	
	É possível a estipulação de cláusula compromissória de arbitragem, desde que isso seja homologado pelo sindicato de classe
	
	A cláusula compromissória de arbitragem é viável, se o empregado for portador de diploma de nível superior.
	
	É possível a estipulação de cláusula compromissória de arbitragem, desde que isso seja homologado pelo Juiz de Direito. 
	
	Não cabe arbitragem nas lides trabalhistas individuais, pelo que nula eventual estipulação nesse sentido.
	 
	A cláusula compromissória de arbitragem pode ser estipulada no momento da contratação, desde que o empregado manifeste concordância expressa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604628412)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando os temas: citação, nomeação de bens, mandado e penhora, bens penhoráveis e impenhoráveis, no Direito Processual do Trabalho, pautados na Lei nº 13.467/2017, assinale a alternativa correta.
		
	
	Não pagando o executado, nem garantindo a execução, seguir-se-á penhora dos bens, tantos quantos bastem ao pagamento da importância da condenação, sem custas e juros de mora. 
	
	Requerida a execução, o juiz do tribunal mandará expedir mandado de citação do executado, a fim de que cumpra a decisão ou o acordo no prazo pelo modo e sob as cominações estabelecidas ou, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuições sociais devidas à União, para que o faça em 72 (setenta e duas) horas ou garanta a execução, sob pena de penhora.
	
	São impenhoráveis os móveis pertences e utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, inclusive os de elevado valor ou os que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida. 
	 
	A Consolidação das Leis Trabalhistas faz menção expressa sobre o artigo de lei do Código de Processo Civil que traz a ordem preferencial de penhora, tendo como primeira opção o dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira.
	
	O executado que não pagar a importância reclamada perderá o direito de garantir a execução mediante depósito da quantia correspondente atualizada e sem as despesas processuais.

Continue navegando