Prova Administração de Produção e Serviços
4 pág.

Prova Administração de Produção e Serviços


DisciplinaAdministração de Produção491 materiais558 seguidores
Pré-visualização1 página
Disciplina(s):
Administração de Produção e Serviços
Questão 1/5 \u2013 Administração de Produção e Serviços
O principal cientista que estudou as tarefas, no fim do século XIX e inicio do XX, foi Frederick Winslow Taylor (1856 \u2013 1915), que criou o taylorismo, palavra hoje utilizada para designar a linha de estudos de trabalho de Taylor, o estudo cientifico da tarefa, segmento também conhecido como administração cientifica. Taylor, em 1911, considerava que os trabalhadores não deviam escolher o método de seu trabalho, e, sim, que este deveria ser um método planejado e estudado por um especialista. Dessa maneira, conseguiu níveis de produtividade muitos mais altos do que os obtidos com a execução aleatória da tarefa pelo trabalhador, que era baseada apenas em suas experiências passadas e na sua vontade.
De acordo com o conteúdo abordado no livro Gestão da Produção Industrial, qual era a visão de Taylor sobre o homem, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Cada homem deve ser responsável pelas suas tarefas, deve aceitar e receber ordens visando sempre
 o crescimento profissional.
	
	B
	Cada homem deve aprender como abrir mão de sua maneira particular de fazer coisas, adaptar seus
 métodos e muitos padrões novos e crescer acostumado a receber e obedecer a ordens, respectivos
 detalhes, grandes e pequenos, que no passado eram deixados ao seu próprio julgamento.
Você acertou!
AULA I, CAP. I PG.13
	
	C
	Cada homem deve se auto avaliar e entender que precisa de um líder supervisor para estabelecer 
ordens e melhor monitorar a atividade e ritmo de produtividade. 
	
	D
	Cada homem deve entende que nasceu para receber ordens e deve se adaptar a tais condições, visto 
que mesmo em pequenos detalhes a decisão deve partir de um líder.
Questão 2/5 \u2013 Administração de Produção e Serviços
A conceituação mais antiga de automação, associada com a substituição de mão de obra humana por maquina, sem duvida alguma pode ter seus méritos questionados, pois dentro de uma visão mais atual, onde a automação é vista como uma abordagem estratégica de produção que visa integrar ampla gama de novas tecnologias no processo produtivo, não se tem duvidas sobre seus benefícios, tanto econômicos quanto sociais. Todas as operações usam algum tipo de tecnologia de processo. Considerando que a função da tecnologia é ajudar a produção, qual é a função da tecnologia para a sociedade? Analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Atender a uma necessidade de mercado.
Você acertou!
Atender a uma necessidade de mercado.
AULA 5. ROTEIRO DE ESTUDOS. PG. 4
	
	B
	Desenvolver novas tecnologias.
	
	C
	Desenvolver programas de redução de custos.
	
	D
	Desenvolver ferramentas que proporcionem maiores índices de rentabilidade dos processos.
Questão 3/5 \u2013 Administração de Produção e Serviços
As previsões de demanda são fundamentais para auxiliar na determinação dos recursos necessários para uma empresa, pois em tempos de abertura de mercados essa atividade torna-se estratégica. Os mercados que podem ser acessados pela empresa, assim como a concorrência, mudam continuamente, exigindo novas previsões de demanda em períodos mais curtos. Para obter e confirmar uma demanda futura, facilitando a programação de recursos e garantindo o ganho de uma oportunidade de mercado, é necessária a utilização de métodos matemáticos quantitativos causais e temporais como: regressão linear e análise de correlação, médias móveis, método sazonal multiplicativo dentre outros. Esses métodos são aplicados de acordo com a realidade de demanda de cada empresa, por meio da análise de dados históricos. Gerentes em todas as organizações fazem previsões de muitas variáveis distintas da demanda futura, como estratégias dos concorrentes, alterações na regulamentação, mudanças tecnológicas, tempos de processamento, prazos de entrega dos fornecedores e perdas de qualidade. As análises das futuras condições de mercado e previsão da demanda futura são da maior importância para a elaboração do Planejamento a longo prazo, assim previsões de demanda podem ser classificadas em: Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que classifica as previsões de demanda conforme orientações e informações contidas no roteiro de estudos. 
Nota: 20.0
	
	A
	Cenário do mercado, inflação e necessidade dos clientes. 
	
	B
	Estratégia dos concorrentes, previsão de demanda e mercado local.
	
	C
	Curto prazo, médio prazo e longo prazo. 
Você acertou!
Curto prazo, médio prazo e longo prazo. 
AULA 4. ROTEIRO DE ESTUDOS. PG. 8
	
	D
	Previsão de demanda, estratégia dos concorrentes e inflação.
Questão 4/5 \u2013 Administração de Produção e Serviços
A divisão da organização em departamentos segue a mesma linha da divisão das tarefas de Taylor, ou seja, a especialização em um processo maior ou processo global. Desse modo, a divisão da organização em departamentos funcionais ocasiona fluxos de processos verticais dentro do departamento (do nível operacional para o de coordenação e vice-versa), são os chamados fluxos funcionais. No sentido vertical, a empresa organiza-se em níveis hierárquicos, para que possa ser dirigida, coordenada e liderada para alcance dos objetivos. No mínimo, a empresa necessita de dois níveis hierárquicos. De acordo com seus conhecimentos e com base em seus estudos, assinale a alternativa que corresponde aos dois níveis hierárquicos que a empresa necessita.
	
Nota: 20.0
	
	A
	Operacional e tático.
	
	B
	Tático e estratégico.
	
	C
	Estratégico e globalizado.
	
	D
	Operacional e estratégico.
Você acertou!
Operacional e estratégico.
AULA 2. CAP.3 PG. 46
Questão 5/5 \u2013 Administração de Produção e Serviços
Na produção em massa, os processos são previamente estudados e padronizados, para exigir o mínimo possível de habilidade e esforço do profissional que irá executá-lo, permitindo assim a utilização de mão de obra pouco especializada na maioria das atividades da produção. Essa condição aliada a outras, como a produção de matéria prima, utilização de máquinas de grande potencial de produção, permite que esse sistema facilite a minimização de custo do produto.
A produção em massa (seriada) propriamente dita surgiu no início do século XX pela iniciativa do empreendedor:
Assinale a alternativa que responde a seguinte questão: qual empreendedor iniciou a produção seriada?
Nota: 20.0
	
	A
	Elton Mayo
	
	B
	Taylor
	
	C
	Henry Ford
Você acertou!
AULA 3. CAP. 4 PG. 76
	
	D
	Fayol