Buscar

QUEM PODE PROPOR EMENDA CONSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: CCJ0256 - HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO 
TURMA: 1001 - MATUTINO 
PROF. MÁRCIO RENATO BARTEL
ALUNA: VANDERLÉIA FÁTIMA KOTHE
QUEM PODE PROPOR EMENDA CONSTITUCIONAL?
Há limitações procedimentais quanto a possibilidade de apresentar propostas de Emendas Constitucionais, de acordo com o Art. 60 da CRFB/88, pode ser apresentada pelo Presidente da República como única autoridade, que sozinha pode encaminhar uma Emenda Constitucional.
Poderá ser proposta em conjunto com o Presidente da República, 1/3 dos Deputados Federais e 1/3 dos Senadores, e por mais da metade das Assembleias Legislativas.
Quando a iniciativa for proposta pelo Presidente da República ou 1/3 dos Deputados Federais, sua tramitação se dará na Câmara de Deputados, (casa dos representantes do povo);
Sendo a proposta de Emenda à Constituição composta por 1/3 do Senado e mais da metade das Casas Legislativas incluindo a do Distrito Federal, manifestando-se cada uma delas por maioria simples, o tramite ocorrerá no Senado Federal, (casa que representa o estado).
QUAL O QUORUM NECESSÁRIO PARA APROVAR UMA EMENDA CONSTITUCIONAL?
A Emenda Constitucional será discutida em dois turnos, em cada casa do congresso, e somente será aprovada se obtiver na câmara e no senado, 3/5 de votos de Deputados e Senadores Federais, (308 votos de deputados e 49 votos senadores).
CRFB/88 -Art. 60, § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou estado de sítio.
O QUE VEM A SER UMA MEDIDA PROVISÓRIA E O TEMPO DE VALIDADE?
Medida provisória é um instrumento normativo do poder executivo, com força de lei, publicado pelo presidente da república, em caráter de urgência, passa a vigorar imediatamente e por tempo limitado, só deixará de ser lei caso passe do período de vigência (60 dias), e o período de validade não seja prorrogado (120 dias),será então votado pelo Congresso Nacional, que possui o prazo de cinco (5) dias para discordar, aprovar ou modificar a medida provisória, mesmo que esteja em recesso; neste caso haverá convocação extraordinária para sufrágio (processo da escolha por votação),sendo aprovado o projeto de lei pelo Congresso Nacional, passará este a vigorar como lei.
O QUE SÃO DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS
No sentido genérico os direitos coletivos são Transindividuais, (mais de uma pessoa) ou Metaindividuais, (gênero) são direitos que ultrapassam a esfera do individuou tendo consequência para um grupo de pessoas, para coletividade ou até mesmo para uma sociedade, a diferença entre eles está no bem jurídico e nos titulares. Sendo que cada caso deve ser analisado individualmente para que possamos classifica-los de acordo com sua espécie;
 São elas: Direitos Difusos, Direitos Coletivos, Direitos individuais homogêneo.
DIREITOS DIFUSOS:
São um grupo de pessoas indeterminadas, (não conseguimos individualizar) não há Relação Jurídica entre si, estão ligadas por uma Relação de Fato.
 São direitos onde o objeto (Bem Jurídico) é indivisível, como: (Habitar o mesmo ambiente, consumir os mesmos produtos, sujeitar-se a determinados empreendimentos etc..).
OBS: Os Direitos Difusos prezam pela coletividade. (todos tem direitos).
EX: Proteção da comunidade Indígena – As pessoas estão relacionadas por uma Relação Fática e não Jurídica, a proteção é para toda a comunidade e não somente para o indivíduo índio. 
DIREITOS COLETIVOS SENTIDO ESTRITO
São ligados por uma Relação Jurídica, onde não conseguimos determinar os titulares, que podem ser compostos por grupos, classes ou categorias.
 Seu objeto, (bem jurídico) é indivisível correspondendo ao interesse do grupo; “a decisão afetará a todos os envolvidos, mesmo que não possamos no momento determinar os indivíduos”.
Obs. Direitos Coletivos são relacionados por uma Relação Jurídica de Base, (preza a categoria).
EX: Reajuste abusivo do plano de saúde, todo o grupo indeterminado no momento, terá que pagar o aumento da mensalidade, tendo seu direito lesado por ter uma ligação relação jurídica.
DIREITOS INDIVIDUAIS HOMOGENEO
Nascem de uma origem comum, todos podem proteger os direitos coletivos, pois os indivíduos são determinados, e seu objeto (Bem Jurídico) é divisível. 
EX: Comprar um carro com defeito de fábrica, tem como Direito Coletivo o pagamento de imposto, tem como Direito Individual a proteção de seu direito se ocorrer um problema de fabricação.

Continue navegando