Buscar

A Netflix

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NETFLIX
 A Netflix foi fundada em 1997 por Reed Hastings. Sua base de negócios inicialmente foi a locação de DVDs via correio. Ao contrario da BlockBuster que focava em lojas físicas, a Netflix partiu pro mercado de entregas de vídeos via correio. Com isso superava sua concorrente nos quesitos custos, variedade e competitividade já que com baixo investimento conseguia manter níveis de locações idênticos ao de sua concorrente. Embora com mais de 5 mil pontos pelo pais a Blockbuster esbarrava em situações que sempre a colocava atrás da Netflix. Custo com imóvel, funcionários e problemas com devoluções que influenciava no grau de satisfação dos clientes.
 Num certo dia Hasting descobriu esquecido em sua prateleira um DVD do filme Apolo 13 qued lhe custou 40 dolares de multa. Isso foi o start para uma grade idea. Utilziar o sistema dos correios dos EUA para entregar e devolver fitas de vídeo. Com um orçamento baixo implantou a maior rede de locação de fitas dos EUA superando rapidamente a Blockbusters, esta por sua vez, percebendo a perda de mercado e receita aderiu ao formato oferecendo vantagens de valores mais baixo que a Netflix. A resposta de Hasting foi rápida, ao invés de locação por unidade, o que girava em torno de 3 dolares (mais 3 de serviço) a Netflix passou a adotar o sistema de assinatura mensal. Hastings acreditava que a mudança para um serviço de assinatura pré-pago poderia fornecer um melhor valor para os clientes da Netflix e também transformar o tempos de entrega mais longo sem uma vantagem. A primeira iteração do modelo de assinatura permitiu aos clientes ter quatro filmes em sua posse de uma vez e receber até quatro novos filmes a cada mês.o cliente teria a disposição ate 4 filmes por vez, era o inicio de uma nova tendência de fidelização dos clientes com apenas US$ 17.99. 
 Impulsionado pelo aumento vertiginoso dos aparelhos de DVD nas casas norte americano a garantia de sucesso do novo formato era certa. Com 6.6 milhões de assinantes, a Netflix passou a uma receita mensal de cerca de 118 milhões de dólares por mês, marca jamais sonhada por qualquer empresa 
locadora de vídeos e isso com custo médio de 60 mil dólares por centro de distribuição.
 Ocorre que nesse período, a oferta de DVDs por parte de grandes lojas de varejo como Best Bye e Wall Mart associada as pequenas lojas de bairro que cobravam o mesmo valor da Netflix com a vantagem de não ser preciso esperar pela entrega, trouxe para a Netflix um novo desafio a ser enfrentado. Com as receitas diminuindo foi necessário fazer demissões. Uma nova tendência se apresentava no mercado, o interesse de 70% dos clientes era por filmes novos, recém lançados e obviamente mais caros, o acervo de filmes antigos começava a encalhar nas prateleiras. 
 Durante a ascensão da Netflix, observadores do setor elegeram o vídeo on-demand (VOD) como a "próxima grande novidade" em home video. VOD era visto como a combinação da programação pay per-view com o download de entretenimento na Internet, incluindo filmes e programas de TV. A expectativa era de que os espectadores pesquisariam uma vasta biblioteca de filmes online e, em seguida, assistiriam a um filme na sua TV normal em um formato full-screen com qualidade de DVD. Este tornou-se o modelo de negocio e serviço mais bem sucedido na historia da locação de vídeos, levou ao fim da era do DVD físico e hoje, a Netflix se tornou a maior líder do mercado.

Outros materiais