Buscar

Estudo Dirigido SNA - Simpatico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo dirigido Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo Simpático
1. Esquematize uma sinapse noradrenérgica mostrando todos os caminhos que a noradrenalina pode seguir quando é liberada na fenda sináptica 
2. Defina e classifique drogas simpatomiméticas
Drogas simpatomiméticas são drogas agonistas dos receptores adrenérgicos, ou seja ao se liga nesses receptores, eles ativam o Sistema simpatico. Eles podem ser divididos em simpatomiméticos de ação direta ou indireta. 
3.Definir “agonistas adrenérgicos”, também conhecidos como “simpatomiméticos de ação direta”, sem esquecer de citar os receptors que podem ser estimulados por essas drogas.
Agonistas adrenérgicos são aqueles que ativam os receptores adernergicos estimulando o sistema simpático. Os receptores que podem ser estimulados são: α1, α2, β1, β2.
4. Explique o que são “simpatomiméticos de ação indireta”.
Simpatomiméticos de ação indireta são fármacos que atuam aumentando a concentração de noradrenalina na fenda sináptica através de três maneiras diferentes:
1) alteração na receptação da noradrenalina
2) inibição da enzima que faz seu metabolismo.
3) aumento da liberação desse neurotransmissor
6. Quais os principais efeitos farmacológicos dos Agonistas alfa1? Citar alguns efeitos colaterais dessas drogas.
A ativação desse receptor é caracterizado por proporcionar no paciente vasoconstrição e aumento da PA. Ex: Fenilfedrina, seu principal efeito adverso é aumento da PA. 
7. Explicar o uso de Agonistas alfa1 como descongestionantes respiratórios. Dê um exemplo de um fámaco amplamente utilizado nas formulações para resfriado (Ex Naldecon, Coristina D).
Os fármacos agonistas alfa1 são muito utilizados em caso de gripes em descongestionantes nasais, porque na congestão nasal ocorre a formação de um edema, ou seja, ocorre uma vasodilatação nos vasos sanguíneos nasais, levando, portanto, ao sintoma de congestão nasal. Ao se utilizar esses fármacos, será produzido uma vasoconstrição nesses vasos que estão dilatados, levando a uma melhora do sintoma. Ex: Fenilfedrina. 
8. Quais são os efeitos farmacológicos causados por Agonistas alfa2? Explique porque esses efeitos ocorrem.
Os agonistas alfa 2 podem produzir diminuição da liberação da noradrenalina, como também vasocontrição nos vasoso sanguineos. Os receptores α2 estão localizados nos neurônios pré-sináptico, portanto ao ativar esse receptor ocorre diminuição da liberação da NA na fenda sináptica , diminuindo portanto os efeitos do sistema simpático. Porém quando o agonista se ligar ao receptor α2 localizado no órgão efetor, este vai produzir vasoconstrição. Observe que há dois efeitos diferentes ao antagonizar esse receptor dependendo do local onde ele este localizado.
9. E os Agonistas Beta2, que efeito farmacológico eles produzem e em quais situações clínicas eles são normalmente utilizados? Dê exemplo de um fármaco. 
Esses receptores estão amplamente localizadores no sistema respiratório e quando ativados causam broncodilatação no paciente, são usulamente utilizados no tratamento da asma. Ex: salbutamol. 
11. Drogas que inibem a enzima Monoamino oxidase (MAO) podem interferir no funcionamento do SNA Simpático? Como?
Sim. A enzima MAO é responsável pela degradação da noradrenalina no interior do neurônio pré-sináptico, portanto, diminuindo seu tempo de ação. Um fármaco que inibe esta enzima consequentemente a NA não será degradada e sera novamente liberada na fenda sináptica., estimulando ainda mais o SN Simpático. 
 
12. Quais são os mecanismos de ação das drogas Simpatolíticas?
As drogas simpatolíticas atuam como antagonistas dos receptores adrenérgicos, diminuendo a ação do SN Simpático. 
13. Quais são os efeitos produzidos por Antagonistas não seletivos alfa1 e alfa2? Explique porque esses efeitos ocorrem.
Esses fármacos possuem a capacidade de antagonizar os receptores adrenérgicos α1 e α2, ou seja, não são seletivos para um tipo especifico de receptor. Dessa forma, podem produzir nos indivíduos vasodilatação, hipotensão.
14. Porque o uso de Antagonistas seletivos alfa 1 causa menos alteração de frequencia cardiaca do que antagonistas não seletivos alfa 1 e 2?
Porque se o farmaco antagonizar o receptor alfa 2 localizado no neuronio pre-sináptico, pode ocorrer no paciente alterações na frenquencia cardiaca do paciente (aumento da frequencia cardiaca). 
15. Quais os efeitos farmacológicos produzidos por Antagonistas Beta 1?
Esses fármacos são também conhecidos como Betabloqueadores, e são muito utilizados no tratamento da hipertensão. Os antagonistas Beta 1 causam diminuição da PA e também diminuição da força e da frequencia cardiaca. 
16. Homem, 40 anos, branco, casado, motorista, Porto Alegre, fumante. Há uma semana: 5 a 8 crises diárias de dor retroesternal, com ardência, após esforços moderados e cessavam após 5 a 10 minutos de suspender os mesmos. Morte súbita do pai aos 52 anos e irmão teve infarto agudo do miocárdio. Exame físico sem anormalidades ECG: alterações inespecíficas da repolarização ventricular. DIAGNÓSTICO: ANGINA DE PEITO. O médico decidiu utilizar, além do fármaco empregado na crise aguda, outro para a prevenção das crises, escolhendo o propanolol. No dia seguinte o paciente apresentou broncoespasmo e na anamnese descobriram que ele teve asma brônquica na infância. Pode-se correlacionar o broncoespasmo ao uso de propanolol? Por quê?
Sim, porque o propranolol é um fármaco não seletivo para o receptor β1, podendo também antagonizar o receptor β2 (responsável por causar vasodilatação), levando a crises de broncoespasmo.

Outros materiais