Buscar

ava final discursiva Gestão de Carreiras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O fator motivação nos dias atuais é um tema muito discutido. Em todas as áreas, é necessário que as pessoas estejam motivadas a desenvolver suas atividades com perfeição. A motivação corresponde aos esforços que as pessoas despendem para a realização de suas atividades e um dos impulsionadores para a realização dessas atividades são as emoções. As emoções podem ser divididas em emoções positivas e negativas, sendo que as emoções positivas ainda se dividem em duas categorias. Sendo assim, disserte sobre os dois tipos de emoções positivas que existem que afetam a motivação.
	Resposta Esperada:
As emoções positivas que afetam a motivação podem ser:
Relaxantes: alguns exemplos de emoções relaxantes são a felicidade de alegria, são aquelas que geram estímulos sem que seja necessário muito estímulo externo. Normalmente, são originados de pensamentos que geram segurança e tranquilidade.
Energizantes: alguns exemplos de emoções energizantes são desejo, entusiasmo e euforia. As emoções energizantes são a chave para a motivação, são elas que fazem com que as pessoas tenham interesse na realização das atividades. Essas emoções despertam ainda a criatividade no ser humano e possibilitam o aumento da produtividade.
	2.
	Conforme Martins (2001), o termo ?carreira? é oriundo do termo latino via carraria, portanto ?estrada para carros?. Somente a partir da Revolução Industrial essa palavra passou a significar o encarreiramento profissional. Atualmente, o termo carreira abrange outros níveis: (1) Carreira como progresso, (2) Carreira como profissão, (3) Carreira como sequência de trabalhos e (4) Carreira como papéis desempenhados. Quais são as diferenças entre carreira ?como progresso? e carreira ?como profissão??
FONTE: MARTINS, H. T. Gestão de carreiras na era do conhecimento: abordagem conceitual e resultados de pesquisa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
	Resposta Esperada:
A diferença fundamental entre esses dois níveis é o delineamento, diferente entre as duas. A carreira ?como progresso? representa uma trajetória baseada em sucessivas conquistas, uma sequência de promoções. Já a carreira ?como profissão? designa uma trajetória mais linear e baseada num progresso sistemático de uma profissão específica.

Outros materiais