Buscar

Sete é freqüentemente usado nas Escrituras para significar inteireza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sete é freqüentemente usado nas Escrituras
Sete é freqüentemente usado nas Escrituras para significar inteireza. Às vezes tem referência a se levar uma obra a cabo. Ou pode referir-se ao ciclo completo de coisas como estabelecidas ou permitidas por Deus. Por concluir a sua obra para com a terra em seis dias criativos e repousar no sétimo dia, Jeová estabeleceu o padrão para todo o arranjo sabático, desde a semana de sete dias até o ano de jubileu que seguia o ciclo de sete vezes sete anos. (Êx 20:10; Le 25:2, 6, 8) A Festividade dos Pães Não Fermentados e a Festividade das Barracas duravam sete dias cada uma. (Êx 34:18; Le 23:34) Sete ocorre muitas vezes com relação a regras levíticas de ofertas (Le 4:6; 16:14, 19; Núm 28:11) e de purificações. — Le 14:7, 8, 16, 27, 51; 2Rs 5:10. 
As “sete congregações” de Revelação, com todas as suas características, fornecem o quadro completo de todas as congregações de Deus na terra. — Re 1:20–3:22. 
As “sete cabeças” da “fera” (Re 13:1) mostram até que ponto se permitiria à fera desenvolver-se. Embora a “fera cor de escarlate” seja chamada de “oitavo” rei, provém dos sete e não existe à parte da fera de sete cabeças (Re 17:3, 9-11), o que se dá também com a “imagem” da “fera”. (Re 13:14) De modo similar, a “fera” de dois chifres realmente coexiste com a “fera” original, que procura colocar seu “sinal” em todas as pessoas. — Re 13:11, 16, 17. 
Jeová foi longânime com os israelitas, mas avisou-os de que, se o desconsiderasse, apesar da Sua disciplina, então os castigaria “sete vezes”, ou seja, cabalmente, pelos pecados deles. — Le 26:18, 21, 28. 
Nas partes históricas das Escrituras, sete ocorre freqüentemente para denotar inteireza, ou a realização completa duma obra. Os israelitas exerceram plena fé e obediência por marcharem durante sete dias em volta de Jericó, rodeando-a sete vezes no sétimo dia, após o que a muralha da cidade desmoronou. (Jos 6:2-4, 15) Elias mostrou plena fé na eficácia da sua oração a Deus por ordenar seu servo, no monte Carmelo, a ir observar o céu sete vezes antes de aparecer a nuvem de chuva. (1Rs 18:42-44) Naamã, o leproso, teve de banhar-se sete vezes no rio Jordão. Ele, como poderoso general sírio, teve de demonstrar considerável humildade para executar este procedimento recomendado pelo profeta Eliseu, mas Jeová o purificou por ele ter feito isso obedientemente. (2Rs 5:10, 12) A pureza, a inteireza, a perfeição e a excelência das declarações de Jeová são comparadas com força e intensidade poéticas à prata refinada num forno de fundição, depurada sete vezes. (Sal 12:6) A misericórdia de Jeová é magnificada pela declaração: “O justo talvez caia até mesmo sete vezes, e ele se há de levantar.” (Pr 24:16) Que Ele merece todo o louvor é declarado pelo salmista: “Eu te tenho louvado sete vezes por dia.” — Sal 119:164. 
O livro de Revelação está pleno do uso simbólico do número sete com relação às coisas de Deus e da sua congregação, e também às coisas do Adversário de Deus, Satanás, o Diabo, na sua luta total em oposição a Deus e Seu povo. — Re 1:4, 12, 16; 5:1, 6; 8:2; 10:3; 12:3; 13:1; 15:1, 7; 17:3, 10; e outros textos. 
Múltiplos de sete são usados em sentido similar de inteireza. Setenta (dez vezes sete) é usado profeticamente nas “setenta semanas” da profecia de Daniel que trata da vinda do Messias. (Da 9:24-27; veja SETENTA SEMANAS.) Jerusalém e Judá ficaram desolados por 70 anos, por sua desobediência a Deus, “até que a terra tivesse saldado [completamente] os seus sábados”. — 2Cr 36:21; Je 25:11; 29:10; Da 9:2; Za 1:12; 7:5. 
Setenta e sete, repetição de sete no número, equivalia a dizer “indefinidamente” ou “sem limite”. Jesus aconselhou os cristãos a perdoarem seus irmãos a tal ponto. (Mt 18:21, 22) Visto que Deus ordenara que aquele que matasse Caim, o assassino, tinha de “sofrer vingança sete vezes”, Lameque, que parece ter matado um homem em defesa própria, disse: “Se Caim há de ser vingado sete vezes, então Lameque setenta vezes e sete.” — Gên 4:15, 23, 24.
OBS: Uso Bíblico, não Numerologia. Visto que a Bíblia é um livro tanto de história como de profecia, os números fornecidos nela podem ser literais ou simbólicos. O contexto usualmente revela em que sentido se usa o número. Certos números freqüentemente ocorrem na Bíblia em sentido ilustrativo, figurativo ou simbólico, e nesses casos é vital entender o seu significado para se compreender o texto. Todavia, este uso bíblico de números não deve ser confundido com a numerologia, em que se atribui ocultismo místico a numerais, a suas combinações e aos totais numéricos. A numerologia parece ter tido sua origem na antiga Babilônia, e, assim como outras formas de adivinhação, está sob a condenação divina

Outros materiais