Buscar

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV

Prévia do material em texto

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
	
	Simulado: CEL0357_SM_201307191975 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): BRUNA BREDA
	Matrícula: 201307191975
	Desempenho: 5,0 de 8,0
	Data: 27/04/2015 20:37:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307785162)
	
	- A professora, ao entrar na turma do primeiro ano do curso de formação de professores, pediu a cada aluno que manifestasse,oralmente, o seu entendimento do que é educar, do que é ser professor e do que é ser aluno.Todas as respostas mostravam uma compreensão simplificada da natureza de cada uma dessas atividades. Frente a esse resultado, a professora fez um planejamento de trabalho que considerasse o aprendizado de conceitos e a discussão designificados atribuídos ao longo da história da educação à ação educativa, à figura do professor e à do aluno. Explique por que é importante discutir o que é educar, o que é ser professor e o que é ser aluno.
		
	
Sua Resposta: -
	
Compare com a sua resposta: É importante discutir o significado do que é educar, do que é ser professor e do que é ser aluno porque toda ação humana é baseada na forma de conceber, significar e pensar a ação. Qualquer fazer humano supõe uma ideia do que é esse fazer e de como cada indivíduo entende essa atividade. Sem pensarmos esse fazer, a ação é dirigida por ideias já consolidadas, a partir de outro contexto histórico, social e cultural. A aceitação, sem reflexão e sem discussão, de uma determinada forma de pensar e conceber a ação e seus participantes nos faz repetir, sem um distanciamento crítico, o modelo de ação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307305091)
	
	Visto que se acham contidos na existência muitas atitudes, há também muitos mundos, e não um mundo-em-si. Não existe, por conseguinte, um mundo-em-si científico. Em princípio há tantos mundos científicos especificamente distintos, quantas são as atitudes especificamente diversas de perguntar. (LUIJPEN, W. apud DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O que é realidade. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004). Quais as principais características do conhecimento científico, em oposição a outras formas de conhecimento humano?
		
	
Sua Resposta: Ele pode e deve ser quertionado, é testado, é confiável, é datado e intencional.
	
Compare com a sua resposta: É um tipo de conhecimento sistemático, lógico, rigoroso e metódico. Para tanto, obedece a um conjunto de princípios, determinados pela razão, na sua forma e no seu conteúdo, a fim de orientar a pesquisa sobre um determinado assunto. Em outras palavras, a ciência se esforça para descobrir como a realidade funciona.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307301214)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir do desenvolvimento da crítica, pelo pensamento filosófico-científico grego na Antiguidade, podemos afirmar que:
I - E neste sentido, esta nova condição da verdade exige sem dúvida uma mudança de atitude por parte do espírito humano: não mais passiva, de quem acolhe, recebe, mas ativa, de quem busca, descobre e desvela.
II - A inquirição, a dúvida cinde, rompe o véu que envolve os fenômenos e daí esta nova atitude receber o nome de crítica, palavra etimologicamente relacionada com crise, quer dizer quebra ou cisão.
III - A revolução cosmogônica operada pelos filósofos abriu campo para o surgimento da ciência que, em termos essenciais, como a conhecemos até hoje.
IV - Não seria possível o desenvolvimento do conhecimento racional.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	 
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I e IV estão corretos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307301233)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É um tipo de conhecimento intuitivo da realidade ou do mundo tendo a imaginação como mediadora entre o percebido e o pensado, ou seja, possibilita outras formas de compreensão da realidade. Este enunciado refere-se a qual conhecimento?
		
	
	senso comum
	
	conhecimento científico
	 
	conhecimento artístico
	
	conhecimento mítico-religioso
	
	conhecimento filosófico
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307438543)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O período da Revolução Científica (séc. XVI), também conhecido como Revolução Copernicana, se deu a partir da defesa de Nicolau Copérnico em sua obra: "Sobre a revolução dos orbes celestes" (1543), em que refutou o modelo de cosmo elaborado por Claudio Ptolomeu (Modelo Geocêntrico - que se baseou na obra: "Tratado do céu" de Aristóteles), que compreendia que a Terra se encontrava imóvel no centro do Universo. Baseando-se em cálculos matemáticos, Copérnico criou o Modelo Heliocêntrico, defendendo ser o Sol o centro do Universo e a Terra apenas um astro girando ao seu redor. O parágrafo acima está se referindo ao conhecimento:
		
	
	Artístico
	 
	Científico
	
	Filosófico
	
	Do senso comum
	
	Mítico
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307303287)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os manuais de metodologia de pesquisa apontam um ponto de partida para investigação uma hipótese de pesquisa. Esta se baseia na afirmação hipotética que seria investigada a fim de que a mesma seja confirmada, ou não. Pensando na hipótese assinale a alternativa que não corresponde ao que estamos tratando aqui.
		
	 
	O que regula o estudo é a proposta sendo considerada a partir de soluções provisórias de conhecimento
	 
	Algo a ser provado numa tese, como queríamos demonstrar (CQD)
	
	Orienta a pesquisa de evidências para a verificação dos conteúdos de seu enunciado.
	
	Permite a objetivação do estudo.
	
	É a gênese do processo posterior de investigação
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307438496)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conhecimento _______ é espontâneo, não passa por critério de análise critica, se faz na prática cotidiana e muitas vezes se expressa através de ditos populares, como, por exemplo: "Filho de peixe, peixinho é"; "Pau que nasce torto morre torto".
		
	
	Científico
	
	Filosófico
	
	Artístico
	 
	Do senso comum
	
	Mítico
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307438541)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A imaginação, ao tornar o mundo presente em imagens, nos faz pensar. Saltamos dessas imagens para outras semelhantes, fazendo uma síntese criativa. O mundo imaginário, assim criado, não é irreal. É antes, pré-real, isto é, antecede o real porque aponta suas possibilidades em vez de fixá-lo numa forma cristalizada. Por isso, a imaginação alarga o campo do real percebido, preenchendo-o de outros sentidos" (ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. Moderna, 2006. pp. 19-20). O parágrafo acima está se referindo ao conhecimento:
		
	
	Filosófico
	 
	Artístico
	
	Científico
	 
	Mítico
	
	Do senso comum
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307305038)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O projeto de pesquisa é constituído por elementos: tema, problema, base teórica ou conceitual, hipóteses, objetivo, metodologia, e referências. Marque a resposta que esclarece o que é o tema do projeto:
		
	
	São as indagações ou questões a serem verificadas na investigação.
	 
	Que contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema vai trazer
	
	É a base de sustentação da pesquisa.
	
	É individualizado e específico e formulado como pergunta.
	 
	É a área de interesse a ser investigada.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307303772)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao se elaborar um projeto de pesquisa é necessário se fazer uma revisão bibliográfica, tal medidana verdade consiste em, marque a alternativa correta:
		
	
	Listar os livros disponíveis na biblioteca local.
	
	Buscar conhecimentos sobre os mais diversos temas.
	 
	Construir definições, situação histórica do problema, políticas, linhas de pesquisa e demarcação teórica e conceitual.
	
	Rever os textos e corrigir os erros encontrados
	
	Procurar autores de literatura contemporânea
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando