Buscar

RESENHA do artigo: Administração Pública Brasileira: O Modelo Gerencial e as Ferramentas de Melhoria na Gestão Pública

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO – UEMANET
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB
Polo: CESPE Pedreiras - MA
Curso: Bacharel em Administração Pública 
Disciplina: Teorias da Administração Pública
Professor: Carlos Antônio Furtado Dutra
Acadêmico (a): Valquilene Lopes da Silva. 
Atividade 1 - Atividade - Resenha do artigo: Administração Pública Brasileira: O Modelo Gerencial e as Ferramentas de Melhoria na Gestão Pública
SANTOS, Anderson Ferreira dos. Administração Pública Brasileira: O Modelo Gerencial e as Ferramentas de Melhoria na Gestão Pública. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 04, pp. 69-85, agosto de 2018. ISSN:2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/o-modelo-gerencial.Acesso em: 28 ago. 2018.
Anderson Ferreira Santos é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. É economista da Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA.
Em seu artigo Administração Pública Brasileira: O Modelo Gerencial e as Ferramentas de Melhoria na Gestão Pública, o autor discute novas tecnologias de gestão para o serviço público. A demasiada cobrança social por decisões e ações públicas com capacidade de atendimento ágil e de boa qualidade tem forçado a Administração Pública a buscar as melhores formas de gerenciamento do bem público. 
Aliado a isso, o Estado brasileiro tem investido em um serviço cada vez mais profissional, com pessoas mais qualificadas e capacitadas como também na construção constante de canais de diálogo com a sociedade, no aperfeiçoamento dos arranjos institucionais, legais e em programas de melhoria da qualidade do gasto público.
Inovações na área de tecnologia da informação e aperfeiçoamento dos mecanismos de coordenação administrativa entre os Governos Federal, distrital, estaduais e municipais são outras frentes que demonstram o compromisso brasileiro com a melhoria da gestão. 
O objetivo maior é assegurar uma administração efetiva, transparente e com foco no cidadão, que é o destinatário final das políticas e dos serviços fornecidos pela Administração Pública brasileira. Cidadão que passa, agora, a ser visto não mais como um simples destinatário passivo das políticas públicas, mas sim como um verdadeiro cliente dos serviços oferecidos pelo Governo. 
Para tanto, torna-se urgente o uso de novas ferramentas gerenciais para se atingir a tão sonhada excelência na Gestão Pública. Dentre essas novas ferramentas e técnicas de gestão, o autor cita benchmarking, downsizing, ciclo PDCA, Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, orçamento participativo, e Reengenharia, apontando como ponto positivo a diversificação e melhoria dos serviços públicos prestados através da internet.
Ao estudarmos a trajetória das mudanças que acompanharam o desenvolvimento da administração pública brasileira a partir do fortalecimento dos movimentos voltados à reforma gerencial do Estado, nota-se claramente uma variação do foco estratégico e abordagens metodológicas prevalecentes ao longo do tempo. 
O objetivo maior desses movimentos se firmou no amadurecimento do modelo de gestão pública gerencial do país, em âmbitos governamental e organizacional, visando oferecer melhores resultados à sociedade, por meio de serviços públicos com padrões de serviços privados e de qualidade satisfatórios às suas expectativas e necessidades.
Nesse sentido, o presente artigo traz reflexões sobre a trajetória da
evolução da administração pública, voltada à melhoria da qualidade na gestão pública gerencial e a sua convergência com as políticas de promoção da qualidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando