Buscar

Aula 1 A Politica Oficial de avaliação Institucional no brasil

Prévia do material em texto

Avaliação Institucional 
Aula 1 A Política oficial de avaliação institucional no brasil.
		1.
		A avaliação Institucional em Educação pode ser considerada como um instrumento de:
	
	
	
	aprimoramento da qualidade pedagógica e administrativa
		2.
		A partir da LDB 9394/96 teve início no Brasil uma política de avaliação institucional que buscou verificar o desempenho dos concluintes do ensino superior. Em 1995, foi aplicado o primeiro Exame Nacional de Cursos, que ficou conhecido como Provão. Esta política pública teve continuidade e foi aprimorada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES que introduziu mudanças e instituiu o ENADE. Dentre as características do ENADE- Exame Nacional de Desempenho, a única INCORRETA é:
	
	
	
	As provas verificam habilidades e competências adquiridas pelos alunos ao longo do curso de graduação realizado.
	
	
	O exame é realizado por pelos alunos ingressantes e concluídos, que forem sorteados nos cursos de graduação, em que estiverem matriculados.
	
	
	Apenas os alunos das universidades privadas devem realizar o exame nacional dos cursos que forem avaliados.
	
	
	Os alunos sorteados pelo INEP realizam a prova que incluem itens sobre habilidades e competências em suas respectivas áreas de formação.
	
	
	O exame é obrigatório para os alunos selecionados e é condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
		3.
		A Avaliação Institucional realizada na escola tem como função os seguintes itens, EXCETO:
	
	
	
	Verificar as condições da escola de maneira sistemática, encaminhando os dados às secretarias de educação para uma possível recompensa financeira.
	
	
	Dar uma uma nova identidade à escola, incentivando o trabalho em equipe.
	
	
	Reorganizar o Projeto Político Pedagógico da escola.
	
	
	Buscar a excelência do trabalho educativo e da gestão escolar.
	
	
	Incentivar a pró-atividade e a ousadia de toda a comunidade educativa, criando um empoderamento dos participantes.
	
		4.
		Avaliação como política pública tem sido aplicada e o Estado Avaliador que realiza avaliações externas e estimula avaliação interna, exercendo funções de regulação do sistema de ensino. Dentre os itens destacados nas opções, o que destaca procedimentos de avaliação interna é: 
	
	
	 Reunião com os responsáveis dos alunos e levantamento de sugestões de melhorias feitas pelos docentes da escola.
		5.
		Dentre os princípios, recomendados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, qual deles refere-se aos procedimentos éticos, aos compromissos com a responsabilidade pública e com valores e princípios democráticos?
	
	
	
	
	
	legitimidade
		6.
		Sabe-se que a metodologia de avaliação institucional pode ser aplicada com sucesso nas organizações não escolares, por que toda organização possui objetivos:
	
	
	De desenvolvimento, formação e aperfeiçoamento das pessoas que nela atuam;
		7.
		O Estado avaliador, representado pelo MEC, dispõe de dados coletados que podem detalhar as condições do ensino brasileiro. Esses dados são provenientes de diagnósticos feitos através das seguintes iniciativas de verificação periódica da realidade, EXCETO:
	
	
	
	CENSO ESCOLAR
	
	
	PROVA BRASIL
	
	
	ENADE
	
	
	ENEM
	
	
	DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
		8.
		O Estado Avaliador apresenta um modelo de avaliação que norteia as ações desenvolvidas pelas instituições educacionais . O INEP, ao longo do tempo, vem implantando, gradativamente, um sistema de avaliação com iniciativas realizadas desde seu fundador Anísio Teixeira. E, do ponto de vista histórico, a partir dos anos 90, os exames nacionais referentes ao ensino superior são apenas: I - ENC- Exame Nacional de Cursos, conhecida como PROVÃO. II- ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. III- ENADE - Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes. IV- ENCEJA - Exame Nacional de Certificação de Competência da Educação de Jovens e Adultos. Os itens que se referem aos exames nacionais relativos ao ensino superior são apenas:
	
	
	
	
	
	I e III
		1.
		Em nosso debate vimos que o Brasil passou por complexas mudanças culturais e econômicas políticas que influenciaram a vida na sociedade no fim dos anos 80 e início dos anos 90. Quais mudanças foram essas? I ¿ Fim da ditadura militar, redemocratização da educação brasileira, pensamento neoliberal na economia e globalização da economia capitalista levando a novos hábitos culturais. II ¿ Movimento feminista, revolução na indústria brasileira, crise do petróleo e do meio ambiente. III ¿ Inicio da ditadura miliar pelo golpe de Estado, Movimento sociais dos sem terras, privatização das instituições públicas.
	
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
		2.
		MARQUE UM X NA ÚNICA OPÇÃO QUE APRESENTA UM DOS OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO INTERNA.
	
	
	Verificar como o processo de ensino e aprendizagem tem ocorrido, fornecendo informações específicas que reflitam a realidade do processo.
		3.
		No século XXI, o conhecimento é constantemente refeito, os cenários se alteram com uma rapidez imensa, o avanço tecnológico colocou a comunicação do fato no tempo exato do acontecimento. A escola não pode realizar o seu trabalho considerando as condições existentes apenas na comunidade onde está inserida. Por outro lado como a escola pode lidar com todas essas mudanças. Na sua perspectiva a avaliação institucional contribui para identificar...
Escolha a opção que está incorreta.
	
	
	
	E- o livro didático como o único recurso para acompanhar todas as inovações geradas pela pesquisa científica
	
	
	a necessidade atual da escola utilizar a internet e os sites de pesquisa como ferramentas de ensino/aprendizagem.
	
	
	C- as estratégias para diminuir a distância entre o que acontece no espaço escolar e o mundo mais amplo que existe fora dela.
	
	
	o vácuo existente entre o avanço do conhecimento e os conteúdos curriculares dinamizados na escola.
	
	
	B- as inovações geradas pela pesquisa científica que precisam ser atualizadas pelo próprio professor.
		4.
		Segundo Ristoff (2004,p.50) "... a avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá-la criando enfoques, perspectivas, mostrando relações e atribuindo significados..." A Escola Manoel Virginio acaba de receber o relatório oficial do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), mostrando a posição dos alunos brasileiros. Para aplicar o pensamento destacado de Ristoff, a Escola Manoel Virginio deverá adotar o seguinte procedimento:
	
	
	
	
	
	Analisar os resultados com a equipe.
		6.
		Sobre a importância e abrangência da avaliação institucional temos uma concepção que essa avaliação deve ser:
	
	
	
	Processo que depende do referencial teórico de quem avalia.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Processo que não se limita ao pedagógico.
	
	
	Processo de construção coletiva.
	
	
	Um processo intrínseco à educação.
		7.
		O princípio constitucional que justifica a realização de um sistema nacional de avaliação institucional é:
	
	
	garantir o direito ao ensino de qualidade;
		8.
		O modelo de avaliação institucional escolhido pela escola revela valores educacionais e o tipo de sociedade que deseja formar. Ao se comprometer com práticas de um modelo de sociedade democrática, a equipe escolar adota, em sua prática pedagógica, a seguinte postura:
	
	
	
	
	
	Articula ações cooperativas.
		1.
		As políticas educacionais dos países precisam considerar um parâmetro de qualidade do desempenho dos alunos e das efetivas açõespedagógicas de seus sistemas de ensino. No caso das escolas de ensino fundamental e médio do sistema de ensino brasileiro, as políticas públicas do MEC consideram os indicadores articulados do:
	
	
	IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
		2.
		Quando observamos as diferentes visões que alguns professores e alunos têm em relação à avaliação, percebemos que justificam o fracasso escolar dos resultados alcançados pelas escolas com os seguintes comentários:
I- Alguns alunos estudam e pesquisam motivados para superar suas dúvidas.
II- Existem professores que usam avaliação para coagir os alunos.
III- Muitas docentes associam avaliação com autoridade.
IV- Muitos alunos estudam apenas na véspera da prova.
São evidências de concepções EQUIVOCADAS de avaliação formativa, na perspectiva dos alunos e dos professores apenas os itens:
	
	
	
	II, III e IV
		3.
		A meta 13 do Plano Nacional de Educação-2014/2024 estabelece que uma das estratégias para elevar a qualidade da educação superior seria:
	
	
	
	Fortalecer as ações de avaliação, regulação e supervisão de que trata o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, previsto na Lei 10.681/2004.

Continue navegando