Buscar

Relatório Estágio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA 
LICENCEATURA EM MATEMÁTICA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
 
 
 
 
 
 
 
 SIMONE BARTNIK KLOS:160118566
 
 
 
 
 
 
 
 
ERECHIM
2018
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA 
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS
 ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. 
 
Orientador: Prof. (a). ANA PAULA VAZ
 
 
SIMONE BARTNIK KLOS:160118566 
SUMÁRIO 
 
 
 
INTRODUÇÃO 
 
 
O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado I, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Rondônia sendo um importante componente curricular nos cursos de formação de professores, entretanto é também a disciplina que desvenda a problemática relação entre teoria e prática. 
 O estágio supervisionado nos anos finais do ensino fundamental tem como objetivo unir a teoria com a prática através da integração e da vivência do acadêmico; no meio em que irá atuar. Procurou-se observar a vida escolar como um todo, porém sabe-se que a visão individual ás vezes é falha ou poderá ter uma interpretação equivocada então teve-se um maior cuidado neste sentido.
Realizou-se o estágio em duas turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, na faixa etária que vai de 11 anos a 14 anos, está organizada do 6º ano ao 9ºano; que tem como objetivo a formação básica do cidadão. Segundo a LDB 11.274/2006. “Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006).”
 Para a realização deste trabalho foram realizadas observações participantes na escola em duas turmas uma do 6º ano e outra do 7º ano. Também foram planejados 10 planos de aula e aplicados 5 planos de aula conforme os temas e conteúdos propostos pelas professoras para dar continuidade aos assuntos abordados por elas. Na turma do 6º ano trabalhou-se os Números decimais, o Sistema monetário e os Jogos Boole; no 7º ano assim como no 6ºano trabalhou-se os Jogos Boole, A desigualdade e as igualdades e seus sinais, as Inequações do 1ºgrau com uma incógnita. 
O texto deste relatório está subdividido da seguinte forma: esta Introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; o desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; a observação frente aos processos de inclusão; a observação participante da turma; o auxílio à docência; a descrição da participação em Conselho de Classe; a descrição da Docência; as considerações finais que apresentam a conclusão; as referências; e os anexos da ficha de avaliação e os planos de aulas utilizados durante a realização do estágio. 
DESENVOLVIMENTO 
 
 
 Durante a realização do estágio procurou-se estar atenta as observações e incentivos constantes em todos os aspectos relacionados às atividades docente e discentes que foram desenvolvidas, estabelecendo situações que propiciou aos alunos uma aprendizagem significativa. A caracterização da Instituição, à observação à docência, o auxílio à docência e à docência foram muito importante porque fizeram parte do acompanhamento e avaliação.
 Utilizou-se uma metodologia diversificada buscando o envolvimento, participação e empenho de todos os envolvidos. Através de desafios matemáticos, problematização envolvendo a matemática no cotidiano buscando ver através da observação a maior necessidade encontrada.
Por se tratar de ambas turmas os alunos serem agitados procurou-se planejar atividades que exige-se maior concentração e atenção; com estrutura lógico- matemática. 
[...]A participação em jogos de grupo também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para a criança e um estímulo para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico.
Finalmente, um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver,
(BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.P.18-22).
 
 
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 
 
O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Rondônia, que está situada na Avenida Antônio Menegatti-667, Centro, Município de Centenário –RS; Cep:99838-000, Fone:(54)3613-5169; Email:escola-rondonia@bol.com.br. Integrada pela 15ºCoordenadoria Regional de Educação.
Composição da equipe diretiva: Um diretor; três vice-diretores, três coordenadoras pedagógicas; 23 professores e 7 funcionários assim distribuídos: 01 Agente Educacional II- Secretária com 40 h; 03 Agente Educacional I Manutenção e Infraestrutura, com 40 h semanais e 03 Agente Educacional –Alimentação, com 40 h semanais e 1 professor sem exercício no setor.
 Estão matriculados 354 alunos; não possui período integral; sendo 128 alunos no período matutino; 162 no período vespertino; e 32 alunos no período noturno. 
-Etapas e modalidades de ensino que oferece; número de alunos por etapas e modalidades; turno de funcionamento de cada etapa e modalidade:
*Modalidade: Ensino fundamental series finais e ensino médio-Turno manhã – 6ºano-18alunos; 7ºano-18alunos; 8ºano-18alunos; 9ºano-21alunos;1ºano-23 alunos; 2ºano-19 alunos;3ºano-11alunos.
 *Modalidade: Ensino fundamental series iniciais e series finais-Turno da tarde- 1º ano-15 alunos; 2ºano-20 alunos; 3º ano-17alunos; 4ºano-15alunos; 5ºano-17alunos; 6º ano-23 alunos; 7º ano-19 alunos; 8ºano- 23 alunos; 9ºano-13alunos.
 *Modalidade: Ensino médio-Turno da noite-1ºano-13alunos; 2ºano-13alunos; 3ºano-6alunos.
A faixa etária é de 6 anos completos a 18 anos incompletos.
 A Escola possui prédio próprio, composto por três alas, interligadas por acessos com cobertura, escadas com corrimão, rampas de acessibilidade, exceto para chegar até o prédio (possui escadas e não tem rampas). Possui iluminação de emergência, dois banheiros masculinos e um feminino e um adaptado para portador de deficiência física, nove salas de aula, uma sala de audiovisuais, um Laboratório de Informática, um Laboratório de Ciências Humanas, uma Biblioteca, uma cozinha, uma secretaria, uma sala dos professores, com banheiro masculino e feminino de uso dos professores, uma sala da direção, um refeitório. Uma quadra coberta, com piso bruto em condições precárias, um parque sem cerca com brinquedos para ás séries iniciais em condições precárias, gramado, algumas árvores, bancos espalhados pelo pátio.
Os projetos desenvolvidos pela escola são dos Direitos Humanos e Leitura e seus objetivos são de despertar na escola, os valores de família e sociedade, objetivando atender o direito de toda criança e adolescente em desenvolver-se em um ambiente seguro e saudável, gerando cidadãos solidários, justos e respeitadores da pessoa humana e de suas diferenças; despertar o gosto pela leitura. Ambos são trabalhados diariamente com a Hora da Leitura, e conteúdos em diversas áreas. Todos alunos, professores e direção participam da Leitura todos os dias no início da aula são resguardados 20 minutos de leitura individual de livros retirados na biblioteca. E o dos Direitos Humanos, em datas comemorativas: através de pesquisas, painéis, murais, poesias, etc.
As reuniões são trimestrais, após o conselho de classe; comunicando os pais ou responsáveis através de agenda escolar os pais participam com ajuda em Festa Junina e atividades as quais são convidados à participar.
A avaliação é emancipatória;
concebe-se a avaliação como uma ação inerente a condição humana, num processo dinâmico e permanente vivenciado por todos. Caracteriza-se por ser processual, diagnóstica, prognóstica, formativa e somativa e se pauta pela premissa de que todos são capazes de aprender/ garantia do direito de aprender. 
Se aluno obtiver a maioria dos conceitos A, B ou C durante os trimestres estará aprovado. Caso o aluno obtiver a maioria dos conceitos D nos trimestres, ou D no terceiro trimestre, será encaminhado para uma avaliação individual final após término do ano letivo, prevista no calendário escolar.
Na avaliação individual final o aluno deverá apresentar o conceito A, B OU C como resultado final caso apresente o conceito D será reprovado.
A expressão dos resultados da avaliação dos alunos com atendimento Educacional Especializado/AEE é registrado, trimestralmente, através de Parecer Descritivo Específico, apontando os conhecimentos e saberes aprendidos.
 O Conselho de Classe é realizado ao final de cada trimestre, onde os professores se organizam em pequenos grupos, divididos por áreas de conhecimento, e discutem os conceitos e os pareceres, principais alunos problemáticos e soluções cabíveis.
 A Associação de Pais, Mestres e Funcionários está ativa na escola segundo o PPP da Escola as reuniões devem ser realizadas a cada início de ano letivo e após cada trimestre, porém observou-se que este ano até o momento não houve reunião a mesma está organizada com composição de membros da comunidade. As ações desenvolvidas são organização da Festa Junina Tradicional da Escola para arrecadar fundos, para manutenção e limpeza da escola.
Para Dockrell e Mcshane(2000) a “aprendizagem” é um processo de construção de conhecimento que ocorre na interação do indivíduo com seu meio, ou seja, a família, a escola e a sociedade.
Um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
O AEE complementa e/ ou suplementa a formação do aluno, visando sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. É realizado, em um espaço físico denominado Sala de Recursos Multifuncionais.
 
 
INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 
 
 
Observou-se durante o estágio que há 20 alunos inclusos na escola, e 16 possuem laudos/e ou pareceres.
Segundo o PPP- São objetivos da sala de recursos Multifuncional.
Desenvolver um ambiente que não descrimine, mas que saiba lidar e trabalhar com as diferenças, respeitando as limitações de cada um, com as deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/ super/dotação, a diversidade cultural, sexual e religiosa;
Proporcionar atendimento diferenciado a alunos com deficiências; 
Apoiar, complementar o processo ensino-aprendizagem de modo a promover o desenvolvimento das potencialidades do educando com deficiências;
Acompanhar e promover o processo ensino-aprendizagem através do apoio pedagógico aos estudantes, com as deficiências, incluídos nas classes comuns de ensino, bem como de assessoria aos professores dessas classes;
Propiciar situações de aprendizagem que busquem trabalhar, com as deficiências, facilitando sua aprendizagem na classe comum;
Atender as necessidades específicas do educando, individualmente ou em pequenos grupos em turno contrário ás aulas.
Observou-se que a escola está interligada por acessos com cobertura, escadas com corrimão, rampas de acessibilidade. Possui iluminação de emergência, e um banheiro adaptado para portador de deficiência física, conforme pede a legislação. Porém no acesso até o prédio há somente escadas com corrimão sem rampas.
 A sala de Atendimento Educacional Especializado possui professor habilitado que atende a alunos com e sem laudos e, não possui auxiliares em sala de aula.
 Uma educação Participativa e Inclusiva visa eliminar nos processos educacionais, qualquer tipo de discriminação a grupo de pessoas, como de raça, etnia, de grupo social, de religião. A Inclusão de todos, não é um mito. É uma evidência. É uma necessidade vital à organização das sociedades. Buscar-se uma escola que proporcione educação de qualidade para todos, visto que todo ser humano tem a capacidade de aprender de acordo com seus interesses e seu ritmo. A coordenação está sempre auxiliando os professores e ajudando as crianças inclusas á estarem o melhor possível no tempo em que estiverem na escola, com uma boa qualidade de educação para todos.
Os pais sempre estão atentos as mudanças de comportamento dos filhos, e ajudando –os a valorizar a autoestima pois a forma como a criança; adolescente: se vê, interfere decisivamente no sucesso de aprendizagem.
No processo ensino aprendizagem o papel do professor é o de garantir que no contexto escolar, a aprendizagem seja contínua e desenvolvimentista em si mesma, e inclua fatores além dos puramente intelectuais. Segundo SISTO, MARTINELLI, (p. 53). um dos pontos a que chega o estudo apresentado é que “é importante ao professor tanto o autoconhecimento quanto o conhecimento da importância e as consequências de seu comportamento no de seus aluno capacitando-os, dessa forma, para alterar a dinâmica das relações estabelecidas em sala de aula” (p. 53).
 Como se pode observar a questão da dificuldade de aprendizagem que a criança sofre no contexto escolar deve provocar a reflexão do professor de suas atitudes técnicas, metodológicas e conhecimento científico para promover as capacidades de aprendizagem dos alunos.
Diante do acima exposto os professores utilizam vários jogos, materiais pedagógicos e outros equipamentos de acessibilidade na Sala de Recursos Multifuncionais que atende as crianças com dificuldades de aprendizagem no turno contrário aos quais estão matriculadas nas aulas regulares, não possui auxiliares em sala de aula.
 A proposta de atendimento do professor deve ser construída a partir do Plano de Estudos da Classe de origem dos alunos e das suas necessidades e possibilidades. O Professor da Sala de Recursos elabora Plano de Atendimento Individualizado para cada aluno. A expressão dos resultados da avaliação dos alunos com atendimento Educacional Especializado/AEE é registrado, trimestralmente, através de Parecer Descritivo Específico, apontando os conhecimentos e saberes aprendidos.
Deve se destacar a importância do trabalho . 
 
 
OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 
 
 
 
Observou-se uma turma do 6ºano na qual estão matriculados 23 alunos e uma do 7ºano que estão matriculados 19 alunos. A rotina de ambas as turmas: é em primeiro momento, acomodação dos alunos, em seguida, a chamada e a data. Após faz –se a recapitulação da aula anterior. As carteiras estão dispostas em fileiras, com 5 filas e a mesa do professor está no centro das fileiras. Ambas as salas de aula possuem: um ventilador, um armário, quadro branco e23 carteiras que estão disposta em 5 filas -3com 5 carteiras e 2 com 4 carteiras na turma do 6ºano e 20 carteiras em 5 filas- com 4 carteiras em cada- no 7ºano.
A professora possui um postura séria e autoritária pois observou-se que ambas as turmas são bastante agitadas, estão sempre conversando e a mesma está sempre sendo solicitada e passa de carteira em carteira auxiliando e orientando os alunos.
 A metodologia utilizada em ambas as turmas é através de explicação no quadro para introdução de novos conteúdos, livro didático para aprofundamento e exercícios tanto no livro, como uso de xerox. Ao final de cada conteúdo faz-se avaliação para testar o aprendizado dos alunos, com questões de múltipla escolha, e de resolução de cálculos e problemas matemáticos, avalia-se também as atividades de casa e a organização do caderno. A professora do 6º ano cobra também à memorização da tabuada. A Professora do 7º ano se diferencia por utilizar atividades lúdicas como: gincanas matemáticas e jogos para memorização dos conteúdos.
Os principais materiais didáticos utilizados são: quadro branco, canetão, livro didático, xerox, sala de informática, jogos impressos e confeccionados pela professora regente.
 O planejamento de suas atividades são realizados nas horas atividades, com uso do livro didático e também pesquisas na internet. A correção é feita no quadro pelas professoras que ao mesmo tempo já reforçam a explicação.
Pimenta (1997) alerta para a necessidade da redefinição das atividades de estágio, para que não se tornem meras práticas burocratizadas. A autora afirma que o estágio deve ser uma atividade integradora, envolvendo a equipe da escola, o estagiário e os conhecimentos adquiridos por ele em seu curso de formação.
Como a autora expos acima toda comunidade escolar deve estar disposta dando condições a estes alunos a buscar a autonomia para realizar as suas atividades em aula e as de casa, mas para que isso seja possível é necessário que o professor faça papel de mediador do conhecimento.	
 
DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 
 
 
 No dia 17/10/2018, aplicou-se o plano de aula na turma do 7ºano abordando o conteúdo Inequações do 1º grau com uma incógnita; e princípios da Igualdade e de Desigualdades que diz respeito à disciplina de Matemática, cujo objetivo era explorar, relacionar e estabelecer diferentes significados de princípios, semelhanças com o conceito de Inequações com a desigualdade que acarreta o nosso cotidiano. Para motivação da aula iniciamos estudando a palavra Desigualdade através dos conhecimentos prévios dos alunos, em seguida formou-se grupos e aprofundamos o estudo sobre Desigualdade no mundo, através de manchetes de jornal e retiradas da internet. A partir daí iniciou-se o estudo da Desigualdade em matemática e seus sinais. Após entregou-se o desafio dos palitos de fósforo, para despertar interesse na próxima aula e desenvolver o raciocínio lógico. 
Como colocam os autores CARRAHER E SCHELIEMANN (1995, p. 11): Quando uma criança resolve um problema com números na rua, usando seus próprios métodos, mas que são métodos compartilhados por outras crianças e adultos, estamos diante de um fenômeno que envolve matemática, devido ao conteúdo do problema, psicologia, porque a criança certamente raciocinou, e educação, porque queremos saber como ela aprendeu e resolveu problemas deste jeito. Por isso utilizou-se de manchetes de jornais que são vistas no dia a dia; para dar introdução ao conteúdo.
No dia 18/10/2018 aplicou-se o plano de aula na turma do 7ºano abordando o conteúdo Raciocínio Lógico; concentração; que diz respeito à disciplina de matemática, cujo principal objetivo era compreender as histórias propostas e resolver os enigmas que elas apresentassem, estimulando o interesse pela descoberta; organizando as informações recebidas e processando-as de modo a descartar hipóteses não reais e classificando elementos de um mesmo grupo; trabalhando as relações de pertinência, inclusão e classificação, utilizando as estruturas matemáticas de forma sistemática como elemento facilitador, chamando atenção para o jogo; os alunos concentraram sua atenção para ver quem conseguia chegar a resposta correta. Para introduzir o jogo trabalhou-se o teste de atenção: O dia de São João de Barbacena que consiste em um texto com palavras e cujas repetições das mesmas são feitos cálculos de tirar e somar, após responde-se questões de interpretação. Foi um bom momento; pois todos se mantiveram concentrados para ver quem acertaria o máximo de respostas. Segundo Machado: “A matemática desenvolve o raciocínio, frequentemente, em sua enunciação, o termo ‘raciocínio’ comparece ornado pelo adjetivo lógico; na maior parte das pessoas, há uma concordância implícita na associação do ensino da Matemática com o desenvolvimento do raciocínio lógico. (Machado, 1993).
No dia 24/10/2018 aplicou-se o plano de aula abordando o conteúdo Inequações do 1º Grau; solução de uma inequação e linguagem algébrica que diz respeito à disciplina de matemática, cujo principal objetivo é compreender a ideia de Inequação; Reconhecer situações que podem ser resolvidas por meio de inequações do 1º grau com uma incógnita. Para motivação da aula iniciamos explorando o conceito de inequações com canudos de refrigerantes. Após recapitulamos a aula anterior sobre Igualdades e Desigualdades e os sinais utilizados nas Inequações. O passo seguinte foi passar um vídeo do youtube: Inequações e suas aplicações no dia a dia, desenvolveu-se algumas questões que foram resolvidas logo após assistir ao vídeo. No livro didático da turma resolvemos atividades juntos para melhor compreensão.
No dia 25/10/2018 aplicou-se o plano de aula na turma do 6ºano abordando o conteúdo Números Decimais; que diz respeito à disciplina de matemática, cujo principal objetivo é Introduzir o conceito de operações com decimais; explorar situações-problemas que envolvam números decimais; fazer com que os alunos identifiquem, discutam e compreendam as características dos números decimais e sua aplicação no seu cotidiano, envolver o sistema monetário brasileiro. Para motivação da aula entregou-se um folheto de supermercado para cada aluno. Após iniciou-se o estudo do mesmo, com questões que orientaram as discussões e a importância dos Números Decimais no cotidiano. Em seguida distribuiu-se uma lista de compras, onde cada aluno montou sua lista e calculou os valores. Em todo momento a estagiária foi sendo mediadora e articulando as respostas e auxiliando os cálculos, reconhecendo assim o conhecimento prévio dos alunos a respeito aos números decimais. Depois deste trabalho relatou-se quais são os números menores que 1 que aparecem no folheto e qual a semelhança desses números. Realizou-se a leitura e escrita de alguns números apresentados no folheto e após o que são números decimais –a parte inteira e a parte decimal. Para melhor compreensão na sala de informática resolvemos exercícios online no site: IXL matemática 6º ano números decimais.
No dia 31/10/2018 aplicou-se o plano de aula na turma do 6º ano abordando o conteúdo Números Decimais; Sistema monetário; que diz respeito à disciplina de matemática, cujo principal objetivo é Desenvolver a capacidade de decodificar sinais, concentração e observar o domínio em relação ao sistema monetário. Envolvendo adição e subtração de decimais. Para motivação da aula apresentou-se o material dourado para os alunos fazerem a manipulação dos mesmos e compararem a barra dos décimos, a placa dos centésimos e o cubo dos milésimos. Em seguida entregou-se o texto: Você é detetive, análise dos códigos e reescrita do texto, resolução de problemas contidos no texto, utilizando-se de cálculos de adição com números decimais. Após resolveu-se atividades do livro da turma; recapitulando a aula anterior e representando os números decimais na forma fracionária e comparando as casas decimais com o número de zeros no denominador, para finalizar aplicou-se um teste de atenção com 11 perguntas de múltipla escolha. 
Porém, para se aplicar esses conceitos é necessário além de aprendê-los, superar as dificuldades de aprendizagem apresentada pelos alunos. “Nossa trajetória profissional nos tem mostrado que a maioria dos alunos encontra dificuldades para aprender os conceitos matemáticos e poucos conseguem perceber a utilidade e aplicação do que aprenderam”. (BICUDO, 2004, p. 251).
2.5 DESCRIÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE E/OU REUNIÃO PEDAGÓGICA
 
 Observou-se na reunião do Conselho de Classe que os professores juntamente com a direção e os coordenadores pedagógicos, se reúnem trimestralmente em um sala, e fazem grupos por área de atuação para tratar assuntos pertinentes ao bom andamento do ano letivo, garantindo educação de qualidade. Por turmas os professores de todas as áreas apresentaram as notas baixas na disciplina, apontando os prováveis motivos que os levaram aquelas notas e as consequências para recuperar os conteúdos. A partir daí conversaram sobre o processo de avaliação, identificando os aspectos positivos ou que precisariam
melhorar.
No Conselho ficou definido que chamariam individualmente os pais dos alunos com notas baixas para entrega dos boletins e conversar a respeito das mesmas e aos demais seria entregue os boletins diretamente aos alunos. Após foi decidido que era o momento de pôr em prática o que foi discutido.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 
 
 O objetivo principal foi possível ser alcançado por ser práticas dinâmicas, envolvendo todos os alunos e através de atividades lúdicas com que fez ter maior interesse de todos facilitando o aprendizado e o melhor entendimento dos alunos. A maior dificuldade foi iniciar as atividades pois ambas as turmas são agitadas.
 Ser professor vai além de um sujeito dono do saber e o aluno um mero expectador; o professor deve ser mediador do processo ensino-aprendizagem. Percebeu-se que para ser profissional na área de matemática precisa-se constantemente buscar informações e aprendizados para trabalhar em um mundo tecnológico, cuja informações estão de fácil acesso a todos.
Neste sentido foi muito importante realizar o estágio para fazer avançar o conhecimento para a vida pessoal e as habilidades profissionais, conhecendo nossas limitações e delimitações, como também acentuar as atitudes positivas desta profissão. A interação faz repensar os métodos para buscar resultados pretendidos.
No decorrer do estágio observou-se a importância de um profissional bem preparado para receber alunos com dificuldades diversificadas, e sermos humildes e conscientes de buscar conhecimentos através de cursos e formação continuada, com metodologias novas na era tecnológica. 
 
 
REFERÊNCIAS 
 
 
*Referência de Capítulo de livro: 
BICUDO, Maria A. V.; BORBA, Marcelo C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.
CARRAHER, Terezinha; CARRAHER, David; SCHLIEMANN, Ana Lúcia. Na vida dez. na escola zero. São Paulo: Cortez, 2006.
Referência de Legislação: 
BRASIL, Ministério da Educação Secretaria de Educação Fundamental. LDB 11.274/2006. Art:32. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Brasília. MEC/SEF, 1997.P.18-22.
 *Referência de Livros: 
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 6ª ed. São Paulo: Papirus, 1996
GIOVANNI, José Ruy. A Conquista da Matemática: a + nova. 1ª ed. São Paulo: 
FTD, 2002. Vol. 2.
 MACHADO, Nilson José. Matemática e realidade: das concepções às ações docentes / Nilson José Machado. - 8. ed. - São Paulo: Cortez, 2013.
 
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 21 – 80.
 
 
SISTO, Fermino Fernandes; MARTINELLI, Selma de Cássia. (Org.). Afetividade e dificuldades de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógico. São Paulo: Vetor Editora, 2006. 208 p. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 
 
 
 	 
 
ANEXO B- Planos de Aula
 
 
 
 
 
 
 
15 
 
15 
 
32

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando