Buscar

Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação Exercício de Fixação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Os gestos, as expressões faciais, a linguagem fática vão se impondo e estabelecendo novas situações de comunicação. Em relação à situação comunicativa, a língua falada é mais subjetiva e pode ser reprocessada a cada momento a partir de quais situações:
Escolha uma:
a. Relação de conhecimento sobre o assunto que um interlocutor detém e que o outro desconhece.
b. Das leituras que os interlocutores fazem enquanto se comunicam.
c. Relação que há entre os interlocutores.
d. Das reações do interlocutor.
A língua falada é mais subjetiva e pode ser reprocessada a cada momento a partir das reações do interlocutor. São as reações do interlocutor que desencadeiam novas abordagens, novos discursos e novas informações entre eles. Assim como o silêncio de um interlocutor também é uma forma de se obter reações por parte do outro interlocutor. Os gestos, as expressões faciais, a linguagem fática vão se impondo e estabelecendo novas situações de comunicação.
e. De algum terceiro interlocutor que entra no processo.
Feedback
A resposta correta é: Das reações do interlocutor..
Questão 2
Para Marcuschi (2005) um hipertexto é marcado por características muito específicas, que o diferenciam no texto linear, fora do ambiente de rede. Portanto, analise cada característica correlacionando as colunas e depois marque a alternativa correta.
(1) Volatilidade
(2) Não linearidade
(3) Fragmentariedade
(4) Topografia
(5) Interatividade
(6) Multissemiose
( ) flexibilidade para definir o trajeto da leitura entre os vários nós do texto.
( ) instabilidade de leitura, as escolhas são tão passageiras quanto as conexões executadas pelos leitores.
( ) as ligações são breves, com possíveis retornos ou saídas;
( ) possibilita a junção, ao mesmo tempo, da linguagem verbal e da não verbal
( ) refere-se à interconexão interativa, pela facilidade de estabelecer contatos com muitos autores;
( ) o espaço de escrita e de leitura não possui limite definido.
Escolha uma:
a. 1, 5, 6, 3, 4, 2.
b. 2, 1, 3, 6, 5, 4.
Algumas das características do hipertexto são: não linearidade – significa flexibilidade para definir o trajeto da leitura entre os vários nós do texto; volatilidade – implica a não estabilidade do texto impresso, as escolhas são tão passageiras quanto as conexões executadas pelos leitores; topografia – o espaço de escrita e de leitura não possui limite definido; fragmentariedade – em geral, as ligações são breves, com possíveis retornos ou saídas; acessibilidade ilimitada – permite o acesso a todo tipo de fonte: dicionários, museus, obras científicas, literárias; multissemiose – possibilita a junção, ao mesmo tempo, da linguagem verbal e da não verbal; interatividade – refere-se à interconexão interativa, pela facilidade de estabelecer contatos com muitos autores; Sendo a sequência: 2, 1, 3, 6, 5, 4
c. 4, 5, 6, 2, 3, 1.
d. 2, 4, 5, 6, 1, 3.
e. 1, 2, 3, 4, 5, 6.
Feedback
A resposta correta é: 2, 1, 3, 6, 5, 4..
Questão 3
Dentro das novas modalidades dos gêneros textuais surgidos com a internet, temos os gêneros virtuais, que permitem a comunicação e a interação entre duas ou mais pessoas mediadas pelo computador. Conforme Castells (2003, p.24), “o tipo de comunicação que prospera na internet se relaciona com a liberdade de expressão, a emissão livre de mensagens, a comunicação orientada para uma determinada criação coletiva, surgindo desta forma um sistema hipertextual global verdadeiramente interativo”. A alternativa que melhor resume os recursos utilizados por essa linguagem é:
Escolha uma:
a. Utiliza-se uma linguagem mais formal, vocábulos mais cultos, valorizando o português correto e aperfeiçoando a variação linguística.
b. Tem-se uma reflexão máxima, uma ortografia básica, abundância de signos, um excelente vocabulário e uma ótima aplicação do bom uso da língua.
c. Faz-se uso de uma pontuação minimalista que envergonha totalmente a língua portuguesa; desconsiderando todas as regras e cuidados necessários ao escrever.
d. Tem-se uma pontuação minimalista, uma ortografia um tanto bizarra, abundância de siglas, abreviaturas nada convencionais, estruturas frasais pouco ortodoxas e uma escrita semialfabética.
Tem-se uma pontuação minimalista, uma ortografia um tanto bizarra, abundância de siglas, abreviaturas nada convencionais, estruturas frasais pouco ortodoxas e uma escrita semialfabética.
e. Tem-se o uso de abundância de siglas, de abreviaturas nada convencionais, rompendo completamente com as regras ortográficas da Língua Portuguesa, mas a pontuação utilizada não é minimalista.
Feedback
A resposta correta é: Tem-se uma pontuação minimalista, uma ortografia um tanto bizarra, abundância de siglas, abreviaturas nada convencionais, estruturas frasais pouco ortodoxas e uma escrita semialfabética..
Questão 4
O parágrafo-padrão é parte fundamental de todo texto. Para que um parágrafo possua sentido, é necessário que sempre apresente os seguintes elementos:
Escolha uma:
a. Introdução, período curto e período longo.
b. Introdução, ideia principal e ideia secundária.
c. Introdução, desenvolvimento e conclusão.
“Para Garcia, o parágrafo-padrão é composto por três partes, a introdução, com um ou dois períodos curtos iniciais na qual se apresenta de forma sucinta a ideia-núcleo, também chamada de tópico frasal; o desenvolvimento, no qual se faz a explicação, ou argumentação da ideia-núcleo e a conclusão, que fecha o parágrafo ou remete ao próximo para acrescentar novas ideias. Deste modo, cada unidade tem a mesma estrutura do texto. Ou seja, “o princípio que orienta a formação de um parágrafo é o mesmo que orienta um texto com vários parágrafos: há sempre necessidade de introdução, desenvolvimento e conclusão” (MEDEIROS, 1988, p. 145)”.
d. Introdução, desenvolvimento e desfecho.
e. Introdução, resumo e conclusão.
Feedback
A resposta correta é: Introdução, desenvolvimento e conclusão..
Questão 5
Analise os trechos abaixo, complete com o correto termo coesivo e assinale a alternativa correta.
Trecho 1
Segundo Bolter (1991), podemos entender espaço de escrita como todo o campo físico e visual definido por uma particular tecnologia de escrita. ____________ ,para o autor, todas as formas de escrita são espaciais, por causa disso, nós podemos ver e entender signos escritos como estendidos em um espaço de no mínimo duas dimensões.
Escolha uma:
a. Ficar. :
b. Terciariamente. :
c. Tendo. :
d. Além disso. :
A conjunção “além disso” expressa adição; “assim”, expressa conclusão. As demais alternativas apresentam verbos, que não funcionam como conectores. Ou, apresentam conjunções que não se encaixam nas lacunas.
e. Senão. :
Feedback
A resposta correta é: Além disso. :.
Questão 6
A comunicação na oralidade e na escrita é diferente, já que se trata de maneiras diferentes de se comunicar. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma característica correta a respeito da escrita em relação à fala.
Escolha uma:
a. A escrita apresenta uma mensagem breve, ao contrário da fala que é mais longa.
b. A escrita é mais subjetiva que a fala.
c. A escrita tem uma mensagem que é transmitida de modo imediato, já a fala não.
d. A escrita possui construções mais complexas que a fala.
A escrita possui construções linguísticas mais complexas que a fala.
e. A escrita possui uma prosódia clara, ao contrário da fala.
Feedback
A resposta correta é: A escrita possui construções mais complexas que a fala..
Questão 7
Leia um fragmento de um artigo de opinião sobre e-books.
Livro digital ou de papel?
Depois de quase 600 anos, uma invenção que revolucionou o mundo tem finalmente um concorrente forte. Os livros digitais já existem há algum tempo, mas a enxurrada de novos e-readers confirma uma tendência: eles querem fazer parte da sua vida, tal como os livros de papel fazem desde o século XV.
Apesar de estarem na moda, muitas pessoas ainda torcem o nariz para os e-books e se valem de todos os argumentos a favor dos livros de papel. É claro que ambos os formatos possuem suas vantagens e desvantagens
e é exatamente isso que vamos abordar neste artigo.
A chegada do Kindle
É possível afirmar que a chegada do leitor de livros digitais Kindle, da Amazon, foi um marco na briga entre os e-books e os livros de papel. Com ele ficou mais fácil transportar e organizar livros, mas sua maior contribuição foi com a melhora no conforto ao ler em uma tela. Com a e-ink, quem já experimentou o aparelho afirma: parece mesmo uma folha de papel.
(Disponível em https://www.tecmundo.com.br/ces-2010/3934-livro-digital-ou-de-papel-.htm)
Sobre o uso de e-books em diversos setores da sociedade, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Apenas pode ser utilizado por pessoas que tenham um computador.
b. Tem como característica a mobilidade, facilitando a leitura em diversos ambiente virtual.
O livro que se lê em meio virtual é chamado de e-book ou livro digital. Antigamente, os e-books somente podiam ser acessados por computadores. Atualmente, podem ser lidos em qualquer tela: celulares, tablets, computadores, etc...
c. Amplia o domínio da leitura.
d. Há uma inferioridade linguística em relação ao livro comum, de papel.
e. Causa problemas de leitura nas crianças que estão sendo alfabetizadas.
Feedback
A resposta correta é: Tem como característica a mobilidade, facilitando a leitura em diversos ambiente virtual..
Questão 8
Texto da questão
Analise o seguinte texto:
CIRCUITO FECHADO
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
Autor: Ricardo Ramos
Com base na leitura e em relação à coerência, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. O texto é totalmente incoerente, pois não há coesão.
b. Há elementos coesivos, contudo não há coerência interna.
c. No texto há coerência interna, apesar de não haver elementos coesivos.
Há duas formas de coesão do ponto de vista estrutural. Uma é a coesão externa e a outra é a interna. A coesão externa diz respeito ao leitor e a interna ao autor do texto. Neste casso, há coesão interna, pois é possível compreender que o autor do texto descreve uma rotina de afazeres diários. Mesmo sem haver conectivos, a mensagem fica clara.
d. Há coesão elíptica.
e. É possível inferir que somente há coerência externa.
Feedback
A resposta correta é: No texto há coerência interna, apesar de não haver elementos coesivos..
Questão 9
O ato comunicativo está vinculado aos seis elementos da comunicação, quais sejam:
Escolha uma:
a. Emissor, referente, contexto comunicativo, canal de comunicação e mensagem.
b. Emissor, receptor, referente (ou contexto), código, canal de comunicação, e mensagem.
O processo de leitura e escrita constitui-se enquanto um ato comunicativo. Para tal, ele precisa de elementos que o estruturem, ou seja, um emissor, aquele que fala ou escreve, um receptor, aquele que lê ou escuta, um referente, que é constituído pelo contexto, situação ou objetos reais a que a mensagem remete. Um código, é o conjunto de signos e regras de combinação a ser usado, um canal de comunicação, que é a via de circulação da mensagem, e a mensagem, que é o conteúdo da comunicação.
c. Emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, clima e interlocutor.
d. Emissor, receptor, referente (ou contexto), código, canal de comunicação e atores envolvidos.
e. Emissor, referente, signos, código, contexto e meios de comunicação.
Feedback
A resposta correta é: Emissor, receptor, referente (ou contexto), código, canal de comunicação, e mensagem..
Questão 10
Texto da questão
Na escrita dos parágrafos de um texto, o autor recorre a vários recursos, como por exemplo, a sequência de elementos que estabelecem paralelo de ideias, relação de semelhança entre coisas ou fatos. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de:
Escolha uma:
a. Desenvolvimento por analogia, comparação e metáfora.
Desenvolvimento por analogia, comparação e metáfora, para tal, o autor vale-se de palavras ou ideias que estabelecem semelhanças no caso da analogia e comparação. São palavras comparativas: como, assim como, do mesmo modo, da mesma forma. A analogia é relação de semelhança entre coisas ou fatos distintos. Por esta capacidade de instaurar um princípio de identidade entre elementos desiguais, a analogia aproxima-se de figuras como a alegoria, a comparação e a metáfora. Na metáfora, a comparação não necessita das palavras comparativas, como vemos no exemplo a seguir.
b. Desenvolvimento por assimilação e contraste.
c. Desenvolvimento por quantidade de informações.
d. Desenvolvimento por recorrência.
e. Desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências.
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento por analogia, comparação e metáfora..
Questão 1
Mandioca, macaxeira e aipim são nomes diferentes encontrados em diferentes regiões brasileiras para um mesmo vegetal. Entre os diferentes tipos de variação linguística que existem, a variação que diz respeito ao exemplo dado é:
Escolha uma:
a. Variação geográfica.
“A variação geográfica está relacionada com as diferenças de pronúncia, de vocabulário e de sintaxe, que ocorrem de região para região do Brasil.”
b. Variação estilística.
c. Variação social.
d. Variação histórica.
e. Variação cultural.
Feedback
A resposta correta é: Variação geográfica..
Questão 2
Os trechos a seguir nas proposições foram extraídos do livro Política para não ser idiota, de Mário Sergio Cortella. Marque a alternativa em que a substituição do termo destacado, pelo que está entre parênteses, mantém a coesão e a coerência do texto.
Escolha uma:
a. Mesmo que (embora) votássemos, acabávamos escolhendo entre duas posições que já tinham, ambas, feito concessão ao outro lado.
A expressão “mesmo que” tem o mesmo valor semântico que “embora”. Ambas expressam a noção de concessão. As demais conjunções entre parênteses não têm o mesmo significado que as conjunções que as precedem.
b. Política se faz com senso crítico. Portanto (mas) isso tem de ensinado nos bancos escolares.
c. Há conflitos que resolvemos consultando um livro, como a divergência sobre um dado histórico, ou uma calculadora, quando não concordamos sobre o resultado de uma conta. No entanto (portanto), há outro tipo de conflito que diz respeito a valores, decisões.
d. O consenso
se daria quando, em vez de uma votação, conseguimos aproximar os pontos de vista diferentes, chegando, talvez, à unanimidade. Mas esta é difícil e não pode ser imposta. Por isso (entretanto), gosto da ideia de um acordo que seja fruto de um processo de discussão e negociação.
e. A palavra consenso, às vezes, passa a sensação de que é necessário reduzir, abrandar as divergências – e, portanto (porque), impedi-las.
Feedback
A resposta correta é: Mesmo que (embora) votássemos, acabávamos escolhendo entre duas posições que já tinham, ambas, feito concessão ao outro lado..
Questão 3
É sabido que há diferenças entre a língua escrita e a falada. Assinale a alternativa que apresenta uma característica correta a respeito da escrita ou da fala.
Escolha uma:
a. A escrita aceita qualquer regra.
b. A fala não possui regras tão rígidas quanto à escrita.
A grande diferença entre a fala e a escrita é que “São duas formas de uso que acabam tendo regras diferenciadas, uma vez que, ao falar, temos maior liberdade e despreocupação com a obediência às normas impostas pelo sistema linguístico.”
c. A escrita não possui regras tão rígidas quanto à fala.
d. A fala prescinde a escrita.
e. A fala possui regras pré-estabelecidas pela gramática.
Feedback
A resposta correta é: A fala não possui regras tão rígidas quanto à escrita..
Questão 4
A coesão por elipse se constitui em uma forma de evitar a repetição desnecessária de um termo ou de uma expressão. Analise as questões abaixo e indique qual alternativa apresenta coesão por elipse.
I. Irei com você, ele com os pais.
II. Você não sabe o que está dizendo, mas você sabe o que está fazendo.
III. Já elaborou a carta? – Ainda não!
IV. Fui à sessão de livros, meu irmão a de revistas.
Escolha uma:
a. I, III e IV.
As questões I, III e IV evitam a repetição dos verbos empregados nas primeiras orações. Evitar repetições é um dos objetivos da coesão por elipse.
b. II e IV.
c. I, II e III.
d. I, II, III e IV.
e. III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV..
Questão 5
Para desenvolver os parágrafos em um texto, é possível recorrer a vários recursos, como por exemplo, a enumeração com expressões próprias da ideia de enumerar, seguir uma ordem ou sequência. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de:
Escolha uma:
a. Desenvolvimento por recorrência.
b. Desenvolvimento por enumeração de pormenores ou fatos.
Desenvolvimento por enumeração de pormenores ou fatos é a continuação da ideia contida no tópico frasal. Esta enumeração pode ser feita com expressões próprias da ideia de enumerar, como: em primeiro lugar, a segunda, na fase inicial, na sequência, entre outras. É possível, ainda, escrever os fatos em sequência natural, que dá também essa noção. O desenvolvimento por enumeração de pormenores acontece de forma a estabelecer maior informação para o leitor.
c. Desenvolvimento por assimilação e contraste.
d. Desenvolvimento por elementos de tempo/espaço.
e. Desenvolvimento por quantidade de informações.
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento por enumeração de pormenores ou fatos..
Questão 6
Para se escrever um bom parágrafo, é preciso saber como é a estrutura que ele deve apresentar, é preciso ter organização das informações: noção de introdução, desenvolvimento e conclusão. Sendo assim, uma definição de parágrafo mais assertiva seria:
Escolha uma:
a. O parágrafo é uma oração principal com subordinadas que o completam.
b. O parágrafo é parte integrante de um texto científico. Sua estrutura é basicamente o início, meio e fim de uma tese.
c. O parágrafo é um enunciado em que há unidade de sentido que transmite uma mensagem a um interlocutor por meio de discurso indireto livre.
d. O parágrafo é uma ideia completa escrita em várias linhas.
e. O parágrafo é um enunciado em que há uma unidade de sentido na transmissão de uma ideia completa e intenciona atingir um objetivo.
Parágrafo é um enunciado em que há uma unidade de sentido na transmissão de uma ideia completa e intenciona atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas à unidade, a coerência e a ênfase. É uma unidade de composição estruturada em um ou mais de um período. A unidade está relacionada com a questão de apresentar apenas uma ideia central em torno da qual gravitam as ideias secundárias. A coerência consiste na transposição de um parágrafo para outro, na ordenação das ideias de maneira lógica.
Feedback
A resposta correta é: O parágrafo é um enunciado em que há uma unidade de sentido na transmissão de uma ideia completa e intenciona atingir um objetivo..
Questão 7
Podemos afirmar que dominamos uma língua quando conhecemos seu repertório de signos, as regras de combinação e as regras de uso desses signos. A língua pode ser escrita e falada. São duas formas de uso que acabam tendo regras diferenciadas, uma vez que, ao falar, temos maior liberdade e despreocupação com a obediência às normas impostas pelo sistema linguístico. A língua, além de oral e escrita, pode ser, pelo uso, classificada de dois modos: a modalidade culta ou norma-padrão e a modalidade coloquial, ou língua cotidiana. Diante do exposto, marque a alternativa que conceitua a norma culta/ padrão da língua:
Escolha uma:
a. A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
b. Língua padrão está associada às diferentes regiões de um país, valorizando o modo de cada grupo se comunicar.
c. A modalidade culta é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão.
d. A modalidade popular é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
e. Língua padrão é aquela associada às gírias.
Feedback
A resposta correta é: A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação..
Questão 8
Na escrita dos parágrafos de um texto, o autor recorre a vários recursos, como, por exemplo, a sequência de elementos que estabelecem questionamentos e com isso vão acrescentando incertezas ou dúvidas. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de:
Escolha uma:
a. Desenvolvimento por recorrência.
b. Desenvolvimento por assimilação e contraste.
c. Desenvolvimento por analogia, comparação e metáfora.
d. Desenvolvimento por perguntas.
O desenvolvimento por perguntas serve para chamar a atenção do leitor a fatos que precisa pensar, rever ou refletir. As perguntas serão respondidas no decorrer do texto. É uma pergunta retórica porque não exige resposta; seu objetivo é forçar o leitor a respondê-la mentalmente e avaliar suas implicações.
e. Desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências.
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento por perguntas..
Questão 9
A organização estrutural da resenha, conforme sugerem Lakatos e Marconi, citados em Pareja, p. 37, apresentam elementos imprescindíveis como:
Escolha uma:
a. O início marcado pelo discorrer sobre o assunto do texto; a crítica, marcada pela distinção que se faz do texto entre outros textos.
b. Começo; meio e fim de texto opinativo.
c. Referências da obra; referências sobre o autor da obra e resumo da obra.
d. Primeira etapa: a referência sobre o autor do resumo. Segunda etapa: as informações mais relevantes do texto. Terceira etapa: a bibliografia.
e. Referências da obra; credenciais do autor; resumo da obra; crítica do resenhista.
A estrutura da resenha, conforme sugerem Lakatos e Marconi (1991, p. 245-246), citados por Pareja, p. 37, apresenta: referências: autor(es); título da obra; edição; local; editora e data de publicação;
número de páginas; preço. Credenciais do autor: informações gerais sobre o autor e sua qualificação acadêmica, profissional ou especialização; títulos e cargos exercidos; obras publicadas. Resumo da obra: resumo das ideias principais, descrição breve do conteúdo dos capítulos ou partes da obra. A crítica do resenhista: como se situa o autor da obra em relação às escolas ou correntes científicas ou filosóficas e em relação ao contexto social, econômico, político, histórico, etc.? Quanto ao mérito da obra: qual a contribuição dada? As ideias são originais, criativas? As abordagens do conhecimento são inovadoras? Quanto ao estilo: é conciso, objetivo, claro, coerente, preciso? A linguagem é correta? Quanto à forma: é lógica, sistematizada? Utiliza recursos explicativos para elucidar o conteúdo? Quanto a quem se destina a obra: grande público, especialistas, estudantes?
Feedback
A resposta correta é: Referências da obra; credenciais do autor; resumo da obra; crítica do resenhista..
Questão 10
A respeito do resumo, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. A principal característica do resumo é permitir desenvolvimento de novas ideias e pontos de vista.
b. O resumo é um tipo de texto que consiste na redução fiel de outro texto, mantendo suas ideias principais sem repetir os comentários, julgamentos e exemplos.
O resumo é um tipo de texto que consiste na redução fiel de outro texto, mantendo suas ideias principais sem repetir os comentários, julgamentos e exemplos. A característica principal do resumo é não permitir o acréscimo de novas ideias e avaliações a respeito do tema que está sendo lido. Logo, ao condensar um texto, o leitor deve se ater às questões essenciais, apresentá-las na mesma progressão em que aparecem no original e manter a correlação entre cada uma das partes.
c. A elaboração do resumo pressupõe um encadeamento que se inicia, para efeito de clareza, com a conclusão apresentada pelo texto base.
d. As regras para o resumo consistem em adaptação do texto original e criação de vocábulos novos que possam transmitir novos conceitos a ele.
e. Deve se procurar ler o texto diversas vezes antes de resumi-lo, pois a partir daí há uma predominância dos elementos que fazem distinção etimológica do texto.
Feedback
A resposta correta é: O resumo é um tipo de texto que consiste na redução fiel de outro texto, mantendo suas ideias principais sem repetir os comentários, julgamentos e exemplos..
Questão 1
De acordo com Saussure, o que diferencia a língua escrita da língua falada é que a primeira é sistemática, tem certa regularidade, é potencial, coletiva; a segunda é assistemática, possui certa variedade, é concreta, real, individual. Diante dessa afirmação, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A fala pode ser coletiva, tendo em vista que vivemos em um mundo amplamente conectado, principalmente pelas redes sociais.
b. Não há distinção entre língua falada e a escrita.
c. Nossa fala normalmente é contínua, sofrendo pouca influência do meio.
d. Língua é um conjunto organizado de elementos que permite a comunicação.
Para Saussure, língua é um conjunto organizado de elementos que permite a comunicação. O que diferencia a língua da fala é que a primeira é sistemática, tem certa regularidade, é potencial, coletiva; a segunda é assistemática, possui certa variedade, é concreta, real, individual. A língua, então, pode ser escrita e falada. São duas formas de uso que acabam tendo regras diferenciadas, uma vez que, ao falar, temos maior liberdade e despreocupação com a obediência às normas impostas pelo sistema linguístico. Porém, a escrita deve atender às normas, motivo pelo qual é considerada pelos usuários uma modalidade mais difícil.
e. Os falares de um povo são a representação da sua língua escrita.
Feedback
A resposta correta é: Língua é um conjunto organizado de elementos que permite a comunicação..
Questão 2
Construção do texto - Parágrafo. Para produzir um bom parágrafo, temos que conhecer a sua estrutura, compreender a noção de introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, é bom diversificar a produção dos parágrafos, utilizando várias estratégias para desenvolvimento do texto. Marque corretamente a alternativa que conceitua o parágrafo:
Escolha uma:
a. O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas.
O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas.
b. O parágrafo é uma unidade que transmite muitas ideias e tem como intenção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas à unidade, a coerência e a ênfase. Na produção de um texto, é pouco relevante.
c. O parágrafo tem como qualidades a unidade, a coerência e a exatidão. Sempre transmite uma ideia que está desmembrada do texto no qual está inserido.
d. O parágrafo é uma unidade que transmite uma ideia e não tem como intenção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas à unidade, a coerência e a ênfase.
e. O parágrafo não transmite uma ideia e tem como intenção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas à unidade, a ênfase e o produtor do texto não precisa preocupar-se com a coerência.
Feedback
A resposta correta é: O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas..
Questão 3
Analise os textos abaixo e indique a classificação referente aos gêneros textuais e a prática social que cada um deles apresenta no contexto no qual se insere.
TEXTO A
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo de jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
(José de Alencar, Iracema).
TEXTO B
SUCO VERDE Ingredientes
1 fatia de abacaxi
1 copo de água de coco
1 folha e couve
½ pepino pequeno com casca
1 pedacinho de gengibre
Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata até adquirir consistência cremosa. Sirva gelado.
Escolha uma:
a. No texto A há uma prescrição e no texto B uma narração.
b. No texto A há uma dissertação e no texto B uma descrição.
c. No texto A há uma argumentação e no texto B um modelo de artigo científico prescritivo.
d. No texto A encontramos uma descrição e no texto B há uma prescrição.
No texto A há descrição porque aborda os detalhes da personagem e no texto B há uma prescrição porque incita a realização de uma situação, ensinando-a como realizá-la.
e. No texto A há um fragmento de uma narrativa e no texto B há um episódio de uma dissertação.
Feedback
A resposta correta é: No texto A encontramos uma descrição e no texto B há uma prescrição..
Questão 4
As quatro habilidades necessárias ao processo de comunicação, de acordo com Pareja, são:
Escolha uma:
a. Pensar, ouvir, ver e escrever.
b. Ouvir, falar, ler e escrever.
As quatro habilidades necessárias ao processo de comunicação, ou seja, para dominar a linguagem como língua estruturada, é preciso que a pessoa desenvolva várias habilidades necessárias ao processo de comunicação. Ouvir, falar, ler e escrever são as ações que, gradualmente, vão propiciar o desenvolvimento desse domínio. Quanto mais interações fizer no nível desses quatro domínios, mais a habilidade irá se desenvolver.
c. Compreender, responder, ler e escrever.
d. Articular adequadamente as palavras, escrever, gesticular e ouvir.
e. Perceber, relacionar e transmitir.
Feedback
A resposta correta é: Ouvir, falar, ler e escrever..
Questão 5
Leia um fragmento de texto, retirado do artigo de divulgação científica, intitulado “Sem medo dos transgênicos” de Maria Helena Zanettini (Fonte: ZANETTINI, M.H. Sem medo dos transgênicos.
Superinteressante, São Paulo, ed. 186, mar. 2003. Superpolêmica, p. 90.
Desde 1995, produtos geneticamente modificados estão sendo comercializados nos estados e 13 países cultivam essas plantas, que têm sido consumidas por milhares de pessoas sem efeitos negativos.
Em relação ao uso da argumentação, pode-se afirmar que nessa construção houve:
Escolha uma:
a. Argumento de autoridade.
b. Argumento de consenso.
c. Argumento de exemplificação.
d. Argumento de provas concretas.
É o argumento baseado em fatos comprobatórios (cifras e estatísticas, dados históricos, fatos da experiência cotidiana, exemplos), os quais devem ser: pertinentes, adequados, fidedignos e suficientes.
e. Argumento de raciocínio lógico.
Feedback
A resposta correta é: Argumento de provas concretas..
Questão 6
No processo de construção do texto dissertativo-argumentativo, é fundamental ter uma tese (ponto de vista mais argumentos), caso contrário, o texto fica desestruturado, sem poder de convencimento. Para a produção textual, podemos contar, basicamente, com cinco grandes tipos de argumentos. Leia a oração abaixo, que se refere à esfera publicitária, e indique qual argumento foi utilizado.
“Eu me lembro bem quando a Coca-Cola chegou ao Brasil. Nessa época, eu ganhei um prêmio por cantar uma música que falava da Coca-Cola. “Drink, rum e Coca-Cola”. E até hoje, não inventaram nenhum refri mais gostoso. Com os meus 101 anos, só uma Coca-Cola bem geladinha consegue matar a minha sede”. Bob Lester, com 101 anos, músico e dançarino.
Escolha uma:
a. Argumento de citação.
b. Argumento de exemplificação.
c. Argumento de consenso.
d. Argumento de autoridade.
O argumento de autoridade é uma forma de citar autores renomados, autoridades em um certo domínio do saber, como juristas, educadores, filósofos, membros da Igreja etc. para fundamentar uma ideia, uma tese, um ponto de vista. O argumento de autoridade pode ser por meio de citação direta ou indireta.
e. Argumento de causa e consequência.
Feedback
A resposta correta é: Argumento de autoridade..
Questão 7
A respeito da resenha, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. A resenha é um texto que apresenta a contextualização de um determinado assunto.
b. A resenha é um texto que apresenta uma descrição detalhada a respeito de um determinado assunto.
c. A resenha é um texto que apresenta uma opinião crítica a respeito de um livro, filme, etc.
“A resenha é um texto no qual leitor e autor têm objetivos que se aproximam: um busca e o outro fornece uma opinião crítica sobre um livro, filme, peça teatral, enfim, todas as produções humanas.”
d. A resenha é um texto que apresenta as informações mais importantes a respeito de um determinado assunto.
e. A resenha é um texto que apresenta a relação entre duas ou mais ideias contidas em textos diferentes, a respeito do mesmo assunto.
Feedback
A resposta correta é: A resenha é um texto que apresenta uma opinião crítica a respeito de um livro, filme, etc..
Questão 8
Após ler a ata abaixo, indique quais aspectos estão incompletos no texto.
No mês de outubro de dois mil e dezessete, reuniram-se na sala do diretor geral da empresa, os conselheiros fiscais Tarsila do Amaral, Matoso Câmara e Osvald de Andrade para tratar de um novo modelo de ampliação e inovação dos serviços prestados por agentes terceirizados. O funcionário Osvald de Andrade perguntou como ficarão os custos de ampliação 30% nas despesas com funcionários. O diretor explicou que isso trará novos custos de início, mas também, terá vantagens, pois agilizará o processo de contratação de funcionários, colocando todos em uma plataforma única de contratação. Os demais funcionários presentes, Matoso Câmara e Tarsila do Amaral concordam com todas as medidas tomadas pela direção geral da empresa. Contudo, Osvald de Andrade disse que iria pensar melhor sobre o assunto, não dando nenhuma resposta de imediato.
Escolha uma:
a. Apenas não apresenta título e indicação de dia e horário.
b. Não apenas o encerramento do ata.
c. Não há indicação dos participantes da reunião.
d. Não há aspectos incompletos. A ata contém todas as informações.
e. Não há título, não há indicação de dia e horário da reunião, não há encerramento.
Uma ata é um documento oficial que deve ser fidedigno, portanto deve conter: título; introdução com data, local e hora; registro dos presentes; composição da mesa; discriminação das publicações relacionadas com a reunião, como relatórios, editais, deliberações e encerramento.
Feedback
A resposta correta é: Não há título, não há indicação de dia e horário da reunião, não há encerramento..
Questão 9
Sobre as características dos gêneros relatório e ata, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. São textos de base descritiva, somente.
b. São desdobramentos das resenhas temáticas.
c. São textos narrativos que devem ter como meta a objetividade da informação, utilizando da descrição.
O relatório e a ata têm como modo discursivo a narração, auxiliada pela descrição. Relatar é escrever, para alguém ausente, os acontecimentos, fatos ou discussões ocorridas em um determinado local, descrevendo, narrando e, muitas vezes, dissertando. A ata é o registro escrito de uma reunião, sessão, assembleia geral ordinária ou extraordinária, que tem efeitos legais. Quando não houver necessidade de formalidades legais, pode-se fazer apenas um relatório de reunião.
d. São subgêneros dos gêneros científicos e acadêmicos.
e. São textos subjetivos que devem expressar a emoção de quem os escreve.
Feedback
A resposta correta é: São textos narrativos que devem ter como meta a objetividade da informação, utilizando da descrição..
Questão 10
 “As variedades linguísticas são determinadas por vários fatores, entre os quais se destacam os geográficos, históricos, sociais e estilísticos.” (PAREJA, 2013, P. 17). Assinale a alternativa correta em relação ao conceito de cada tipo de variação.
I – A variação social decorre não somente do poder aquisitivo, mas também do grau de educação, da idade e do sexo dos usuários da língua.
II – A variação social decorre dependendo da região em que o indivíduo esteja inserido.
III – A variação geográfica está relacionada com as diferenças de pronúncia, de vocabulário e de sintaxe, que ocorrem de região para região do Brasil.
IV – A variação estilística é provocada pelo ato da fala e pela escrita.
V - A variação histórica ocorre pelo processo de evolução do homem que, com suas novas invenções, ou com o abandono de objetos, hábitos e costumes, acaba interferindo na língua, que também é viva.
Leia atentamente as questões acima e escolha a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As alternativas I, III, IV e V estão corretas.
As alternativas I, III, IV e V estão corretas.
b. Apenas a alternativa V está correta.
c. Apenas a alternativa IV está correta.
d. Apenas a alternativa I está correta.
e. Apenas a alternativa II está correta.
Feedback
A resposta correta é: As alternativas I, III, IV e V estão corretas..
Questão 6
Muitas informações nós encontramos nos espaços virtuais e com isso, caracterizaram novos gêneros. Como se caracterizam os gêneros virtuais?
Escolha uma:
a. Utilizam-se especialmente, da taquigrafia.
b. Os gêneros virtuais possuem escrita diferenciada, rápida, concisa, limitando-se a um número pequeno de caracteres, transmitindo o máximo de informação com o mínimo de letras e outros símbolos.
Gêneros virtuais são as novas modalidades de gêneros textuais surgidos com a internet – ou, como afirma Bakhtin, o gênero terciário –, que permitem a comunicação e a interação entre duas ou mais pessoas, mediadas pelo computador.
c. Se atém, sem restrições, às redes sociais.
d. São modalidades da escrita que surgiu em 2005.
e. Fazem parte da característica secundária textual, baseando nos gêneros secundários.
Feedback
A resposta correta é: Os gêneros virtuais possuem escrita diferenciada, rápida, concisa, limitando-se a um número pequeno de caracteres, transmitindo o máximo de informação com o mínimo de letras e outros símbolos..
Questão 9
O resumo é um dos gêneros textuais mais importantes. Analise as afirmações abaixo e assinale se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência.
I – O resumo precisa manter as informações principais do texto original.
II – Não é permitido o acréscimo de ideias em um resumo.
III – O resumo apresenta opiniões a respeito do texto.
IV – O resumo deve-se ater às informações principais do texto.
V – Pode-se acrescentar novas informações ao resumo.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V – F – V – V – F.
b. V – F – F – V – V.
c. V – V – F – F – V.
d. V – V – V – F – F.
e. V – V – F – V – F.
I – O resumo precisa manter as informações principais do texto original. VERDADEIRO.
II – Não é permitido o acréscimo de ideias em um resumo. VERDADEIRO.
III – O resumo apresenta opiniões a respeito do texto. FALSO.
IV – O resumo deve-se ater às informações principais do texto. VERDADEIRO.
V – Pode-se acrescentar novas informações ao resumo. FALSO.
Feedback
A resposta correta é: V – V – F – V – F..
Questão 3
O fichamento é um gênero textual comum aos estudantes. Leia atentamente as afirmações abaixo e assinale se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência das afirmações.
I – O cabeçalho é dispensável em um fichamento.
II – Existem três tipos de fichamento: o bibliográfico, temático e textual.
III – O fichamento não possui relevância específica para a sistematização do estudo.
IV – O fichamento é um tipo de resumo.
V – Fichamento e resumo são gêneros diferentes, com funções diferentes.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F – F – F – V – V.
b. F – V – V – V – F.
c. F – V – F – F – V.
I – O cabeçalho é dispensável em um fichamento. FALSA
II – Existem três tipos de fichamento: o bibliográfico, temático e textual. VERDADEIRO.
III – O fichamento não possui relevância específica para a sistematização do estudo. FALSO.
IV – O fichamento é um tipo de resumo. FALSO.
V – Fichamento e resumo são gêneros diferentes, com funções diferentes. VERDADEIRO
d. F – V – F – V – V.
e. F – F – F – V – F.
Feedback
A resposta correta é: F – V – F – F – V..
Questão 7
Pareja afirma que o desenvolvimento do leitor depende de cinco capacidades cognitivas. São elas:
Escolha uma:
a. Assimilação, correção, aplicação, perfeição, justaposição.
b. Interação, perfeição, língua escrita, aplicação, correção.
c. Aplicação, perfeição, compreensão, síntese, correção.
d. Compreensão, fusão, assimilação, avaliação, correção.
e. Compreensão, análise, síntese, avaliação, aplicação.
O desenvolvimento do leitor depende de cinco capacidades cognitivas segundo Bloom, conforme cita Pareja, p. 33. Compreensão: é a primeira leitura, quando se identifica o tema, a tese, busca-se o significado no dicionário para a palavra desconhecida, ou seja, é a decodificação do texto. Análise: é quando se busca compreender as ideias contidas em cada segmento do texto, percebendo que o todo é composto de partes que se relacionam entre si: os parágrafos nos textos, os capítulos nos livros. Síntese: é quando somos capazes de reconstituir o todo decomposto anteriormente atendo-nos às ideias essenciais, do ponto de vista do original, nem nos importando com a sequência oferecida pelo autor do texto. Avaliação: é a capacidade de emitir um juízo de valor a respeito do que o autor veicula no texto. Aplicação: é o momento mais importante do ato de ler, pois, se há compreensão, há assimilação e, portanto, as ideias, os conceitos poderão ser aplicados em situações semelhantes, ou para criar ideias novas.
Feedback
A resposta correta é: Compreensão, análise, síntese, avaliação, aplicação..
Questão 9
Leia a seguinte oração:
Ilza e Carla são as melhores irmãs. Elas cuidam uma da outra; respeitam-se e compartilham segredos.
Podemos afirmar que na oração descrita acima, a coesão é referencial porque:
Escolha uma:
a. É coesão referencial porque as características das irmãs são referenciais de boa conduta.
b. O pronome “Elas” faz referência as duas irmãs, sem necessitar de repetir os termos.
“Elas” remete às irmãs Ilza e Carla, fazendo a referência a esses nomes. Isso evita a repetição, tornando o texto mais “fluído” e com progressão conceitual.
c. É referencial porque transmite um processo de formação desinencial por meio do pronome “elas”.
d. Toda coesão referencial se constitui em um termo chave do processo coesivo.
e. Ilza e Carla são referenciais de respeito.
Feedback
A resposta correta é: O pronome “Elas” faz referência as duas irmãs, sem necessitar de repetir os termos..
Questão 2
Ao desenvolver as ideias que compõem os parágrafos de um texto, o autor recorre a vários recursos, como por exemplo, a sequência de elementos persuasivos que tem por objetivo convencer o leitor. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de:
Escolha uma:
a. Desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências.
O desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências é um processo muito presente nos parágrafos dissertativos, uma vez que o autor quer convencer, ou seja, persuadir o leitor sobre algo. Muitas são as palavras e expressões que relacionam causas e consequências: com efeito, portanto, como consequência, por conta disso, pois, por isso. Que chamam a atenção para o encaminhamento persuasivo que o autor quer imprimir ao texto.
b. Desenvolvimento por enumeração de pormenores ou fatos.
c. Desenvolvimento por assimilação e contraste.
d. Desenvolvimento por recorrência.
e. Desenvolvimento por quantidade de informações.
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências..
Questão 8
Segundo Pareja, por volta dos sete anos, a criança chega a 1 mil ou 1,2 mil palavras que faz uso para se comunicar. Por volta dos 14 anos, utiliza de 15 a 20 mil palavras nesse processo, dependendo do contexto e das situações relacionadas com a linguagem. Isto significa dizer que:
Escolha uma:
a. O processo de ampliação do vocabulário se dá exclusivamente na escola formal.
b. O processo de ampliação do vocabulário e da capacidade de comunicação da criança se faz por meio das interações com livros escritos.
c. A criança amplia seu repertório comunicativo a partir do contato com outras crianças, mas não com o adulto.
d. A criança amplia seu vocabulário conforme entra em contato com situações relacionadas com a linguagem, como as conversas, as leituras, a interação que faz com a linguagem.
O repertório de palavras que a criança possui se constitui a partir do nascimento (alguns estudiosos afirmam que até antes), começa-se a ouvir todos que estão próximos; pelo processo de imitação, associado com o desenvolvimento físico, inicia-se a repetição do que se ouve. Nasce a fala, no início restrita, com pouquíssimas palavras que, em geral, servem para várias situações e objetos, tais como: “mamá” (comida), “mãma” (mãe); “papá” (comida), “pápa” (pai), e assim por diante. Por volta dos sete anos, chegamos a 1 mil ou 1,2 mil palavras e, por volta dos 14 anos, a 15 ou 20 mil, dependendo do contexto e das situações relacionadas com a linguagem. Conforme as experiências com as quais a criança entra em contato, quanto mais variadas e ricas forem, mais vocabulário a criança desenvolverá e mais articulações fará com esse vocabulário.
e. A ampliação de vocabulário está restrita a situações de comunicação que acontecem na casa da criança.
Feedback
A resposta correta é: A criança amplia seu vocabulário conforme entra em contato com situações relacionadas com a linguagem, como as conversas, as leituras, a interação que faz com a linguagem..
Questão 1
De acordo com as normas da ABNT, a resenha crítica é considerada como:
Escolha uma:
a. Um resumo em que se faz necessário muita classificação e organização textual, pois é preciso resenhar um texto respeitando cada ideia do texto.
b. A resenha crítica é um texto que ressalta as características originais do texto.
c.
A resenha crítica, como o nome já faz referência, é um texto em que se emite um juízo negativo sobre o texto original.
d. Resenhar é o mesmo que resumir, mas ao contrário do resumo em que o autor procede opiniões sobre o escrito, na resenha crítica não se pode inserir comentários ou opiniões.
e. Um tipo de resumo crítico mais abrangente em que o autor se permite proceder a comentários e opiniões. Para fazer a resenha crítica o autor deve ter conhecimentos sobre o assunto que está resenhando.
A resenha é um texto no qual leitor e autor têm objetivos que se aproximam: um busca e o outro fornece uma opinião crítica sobre um livro, filme, peça teatral, enfim, todas as produções humanas. Portanto, o resenhista apresenta, descreve e avalia uma obra a partir de um ponto de vista que possui a respeito do assunto analisado, devendo ser amplo e consistente. Na apresentação, identifica a obra em seus aspectos de referência bibliográfica e sintetiza o assunto. Na descrição, faz o resumo das ideais essenciais da obra. Por fim, na avaliação, o resenhista destaca a contribuição do autor e da obra para produção de novos conhecimentos na área em questão, caso seja de cunho científico, e a qualidade da escrita no que diz respeito à clareza na apresentação das ideias (ou a riqueza estilística, caso seja literária). Além disso, o resenhista pode confrontar a obra resenhada com outras obras do mesmo tema para estabelecer comparações.
Feedback
A resposta correta é: Um tipo de resumo crítico mais abrangente em que o autor se permite proceder a comentários e opiniões. Para fazer a resenha crítica o autor deve ter conhecimentos sobre o assunto que está resenhando..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina