Buscar

apol CURRÍCULO E SOCIEDADE

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Currículo e Sociedade
Considere a citação:
“De acordo com as perspectivas tradicionais [não críticas], o currículo era concebido como uma questão simplesmente técnica, pois se resumia em discutir as melhores e mais eficientes formas de organizá-lo e aceitar mais facilmente o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes, pretendendo ser apenas teorias neutras, científicas ou desinteressadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MALTA, Shirley Cristina Lacerda. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e mudança. Revista Espaço do Currículo, v.6, n.2, maio/ago. 2013, p. 340.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, teorias não críticas de currículo, leia as afirmativas a seguir:
I. O objetivo dos teóricos das correntes não críticas era a padronização dos processos pedagógicos.
II. As tendências pedagógicas tradicionais, a escola nova e a tecnicista baseiam-se em teorias não críticas.
III. Para essas teorias, a função da instituição escolar é preparar indivíduos para agirem socialmente.
IV. As teorias não críticas caracterizam-se por terem uma postura neutra com relação a questões sociais e políticas envolvidas na educação.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	I e III.
	
	D
	III e IV.
	
	E
	II e III.
Questão 2/5 - Currículo e Sociedade
Leia o seguinte fragmento de texto:
"Foi somente nos anos 70 que se abriram novas perspectivas para os estudiosos do campo do currículo, com o surgimento de uma abordagem mais crítica das questões curriculares e a superação do caráter técnico-prescritivo até então dominante. Tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, o conhecimento escolar tornou-se foco central das análises".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOREIRA, Flávio Barbosa. Currículo: Utopia e Pós-modernidade. In:  MOREIRA, Flávio Barbosa (Org.). Currículo: Questões atuais. Campinas: Papirus, 1997, p. 13,14.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a Teoria Crítica do currículo, leia as afirmativas a seguir.
I. Defendendo a abordagem tecnicista, os estudiosos da Teoria Crítica apresentam as virtudes ideológicas do currículo baseado nela,.
II. A Teoria Crítica do currículo surge na década de 1970, a partir dos estudos de Bourdieu, Passeron e Althusser.
III. Com essa teoria, passa-se a considerar a escola como reprodutora e marginalizadora, atendendo a interesses das classes que detêm o poder.
IV. Os teóricos dessa linha analisam e apoiam o Estado e o currículo vigente nos Estados Unidos, por considerá-los perfeitos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e III.
	
	D
	III e IV.
	
	E
	I, II e IV.
Questão 3/5 - Currículo e Sociedade
Leia a citação:
“As indagações sobre o currículo, presentes nas escolas e na teoria pedagógica, mostram um primeiro significado: a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARROYO, Miguel Gonzáles; BEAUCHAMP, Jeanete (Org.). Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 9.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a elaboração curricular, leia as afirmativas a seguir:
I. O currículo escolar deve ser pensado levando em consideração a práxis pedagógica.
II. O fazer pedagógico está submetido ao currículo, o qual deve ser aplicado automaticamente, sem qualquer análise ou reflexão.
III. Os conteúdos curriculares não possuem relação direta com aspectos sociais e culturais.
IV. A práxis pedagógica pauta-se pelos princípios estabelecidos no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição, e o currículo se concretiza no fazer.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e III.
	
	B
	II e IV.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	I, II e IV.
Questão 4/5 - Currículo e Sociedade
Considere o seguinte fragmento de texto:
“No Brasil, a constituição do ideário educacional renovador foi influenciada pelo pensamento educacional de Dewey, cujas obras foram traduzidas por Anísio Teixeira. Ele conheceu a filosofia de Dewey na sua primeira viagem aos Estados Unidos e tornou-se depois o seu maior divulgador no Brasil. A apropriação do pensamento educacional de Dewey no Brasil se deu por meio das obras traduzidas, dos manuais pedagógicos e do discurso político nas reformas curriculares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos. A noção de experiência em John Dewey: A educação progressiva e o currículo de ciências. <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0214-1.pdf>. Acesso em: 16 de dez. 2014.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a visão de Dewey sobre o currículo, é correto afirmar que:
	
	A
	compreendia o currículo como uma totalidade de experiências vivenciadas pelo professor, orientada para seus interesses didático-pedagógicos.
	
	B
	para Dewey, o foco do currículo estava na prática do professor, que, diante da totalidade de experiências vividas pela criança, valoriza o interesse do aluno.
	
	C
	um plano de estudos a ser mediado pelo professor, valorizando os interesses do docente sobre os do aluno.
	
	D
	uma totalidade de experiências do professor a serem transmitidas ao aluno, sob a supervisão da escola.
	
	E
	um plano de estudos baseado nos interesses da escola e dos pais dos alunos, mediado pelo professor, considerando as vivências desses atores.
Questão 5/5 - Currículo e Sociedade
Considere a seguinte citação: 
“A história que perpassa da eliminação/exclusão à perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais vem se transformando ao longo de sua trajetória. De incapazes, inválidos e inferiores passaram a ser reconhecidos como cidadãos, embora ainda com direitos limitados, pois ainda precisam lutar sistematicamente para que direitos como acessibilidade, oportunidades educativas, acessos aos diferentes serviços públicos, oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, entre outros, sejam garantidos pelo poder público”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Irene Elias. A Inclusão de pessoas com necessidades especiais no processo educativo escolar: uma experiência inversa. Jundiaí: Paco, 2013. p. 11.
No transcorrer da história da humanidade, variaram muito as percepções sobre os portadores de necessidades especiais. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar relativos às visões sobre os portadores de necessidades especiais, associe na ordem sequencial os períodos históricos às suas respectivas características:
1. Século XVI
2. Contemporaneidade
3. Século XX
(  ) Com o avanço da medicina, nesse período, o portador de necessidades especiais passa a ser visto como doente; implantam-se para estes escolas-residências, onde são tratados, reabilitados e educados.
(  ) Nesse período, apesar de haver movimentos em favor da integração social do portador de necessidades especiais, a sociedade não se modificou para tal, mas sim exigia deste o esforço necessário para se adequar à realidade social.
(  ) Como resultado do movimento de valorização dos indivíduos, nesse período, há um esforço conjunto, dasociedade e das pessoas, para se garantir a adequação e participação de todos.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	2, 1, 3
	
	B
	1, 2, 3
	
	C
	3, 2, 1
	
	D
	1, 3, 2
	
	E
	3, 1, 2

Continue navegando