A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Apol didática, currículo e sociedade

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Sob a influência escolanovista [...], os objetivos devem prever modificações para melhor no comportamento do educando em termos de novas formas de pensar, novas maneiras de agir e estruturação de novas atitudes. Devem corresponder a produtos de aprendizagem perfeitamente definidos e passíveis de avaliação objetiva [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REZNIK, Tânia; AYRES, Ana Cléa B. Formulação de objetivos de ensino. In: CANDAU, Vera Maria (org.)  Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1990. p. 108.
I. Preparar intelectual e moralmente.
II. Imprimir um modelo adequado à sociedade.
III. Apresentar um modelo teórico e remoto, desvinculado da vida presente.
IV. Estimular a cooperação. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	III e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I e IV
RESPOSTA CERTA: B
Questão 2/5 – Didática, Currículo e Sociedade
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A partir da reforma instituída pela Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971, essa concepção produtivista pretendeu moldar todo o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista, que, convertida em pedagogia oficial, foi encampada pelo aparelho de Estado que procurou difundi-la e implementá-la em todas as escolas do país. [...] As orientações pedagógicas das escolas foram sendo flexibilizadas, mantendo-se, porém, como diretriz básica da política educacional, a tendência produtivista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 112. 
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base A função do currículo no contexto escolar, analise as afirmativas a seguir que contemplam a pedagogia tecnicista: 
I. A centralidade está na busca dos melhores recursos de ensino.
II. O professor é encarado como um técnico do ensino que transmite ao aluno os conteúdos pertinentes.
III. O aluno é visto como condutor de seu processo de aprendizagem, sendo dado ênfase ao seu potencial critica reflexivo.
IV. A partir dos princípios científicos, são elaborados os conteúdos que são disponibilizados aos alunos por meio do livro didático.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e III, apenas.
	RESPOSTA CERTA:C
	
	
Questão 3/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Considere o trecho de texto a seguir: 
“Foi realizado o I Seminário ‘A Didática em Questão’, em novembro de 1982, no Rio de Janeiro, na tentativa, por parte do Grupo de Didática, recém-criado, de se organizar. O seminário teve, então, como objetivo exatamente o de ‘promover uma revisão crítica do ensino e da pesquisa em Didática’”.                    
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Maria Rita N. S. A reconstrução da didática: elementos teóricos-metodológicos. Campinas, SP: Papirus, 1992. p. 123
Tendo em vista a citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Didática, analise as seguintes asserções:
I. O I Seminário ‘A Didática em Questão’, discutiu importantes questões para a escola, num momento histórico marcado pela abertura política do regime militar e a intensificação das disputas das lutas de classe, como o comprometimento com os interesses das classes populares. 
PORQUE
 
II. A partir da década de 80, faz-se necessário formar educadores mais críticos e conscientes do seu papel social e seu necessário comprometimento com as necessidades das camadas populares, parte fundamental da escola e, também, dela excluídos. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
RESPOSTA CERTA: A
Questão 4/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Considere o seguinte extrato de texto:
“De acordo com as perspectivas tradicionais [não críticas], o currículo era concebido como uma questão simplesmente técnica, pois se resumia em discutir as melhores e mais eficientes formas de organizá-lo e aceitar mais facilmente o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes, pretendendo ser apenas teorias neutras, científicas ou desinteressadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: MALTA, Shirley Cristina Lacerda. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e mudança. Revista Espaço do currículo, v.6, n.2, Maio a Agosto de 2013, p. 340. Disponível em: < http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/viewFile/3732/9757>. Acesso em: 23/12/2014.
De acordo com as aulas e o livro-base A função do currículo no contexto escolar, analise as afirmativas a seguir que tratam das teorias não críticas de currículo:
I. O objetivo dos teóricos era a padronização dos processos pedagógicos.
II. As tendências pedagógicas: tradicional, escola nova e tecnicista baseiam-se em teorias não críticas do currículo.
III. No contexto dessa teoria, a função da instituição escolar é preparar indivíduos para agirem critica politica e socialmente.
IV. As teorias que são classificadas como não críticas caracterizam-se por terem uma postura neutra com relação a questões sociais e políticas envolvidas na educação.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	Afirmativa II e III, apenas.
RESPOSTA CERTA: B
Questão 5/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia a seguinte citação:
“O mundo, que sempre esteve em permanente mudança, hoje tem altamente multiplicada a rapidez dessas mudanças, devido ao avanço das tecnologias. [...] São os meios de comunicação que divulgam, em escala mundial, informações, hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, do processo metonímico - a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se "o mundo todo" fosse constituído apenas por aqueles fatos/ notícias que chegam até nós. Consideramos, porém, que informação não é conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: BACCEGA, Maria Aparecida. Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola. Revista Comunicação & Educação (USP), v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991/39713>. Acesso em: 20/12/2014.
 
Após a leitura do texto acima e dos conteúdos abordados no livro-base A função do currículo no contexto escolar relacione conhecimento e informação às suas características:
  
Conhecimento
Informação
 
(  ) Está presente na mídia em geral: internet, jornais e outros veículos de comunicação.
(  ) Possibilita ao aluno, ao ser ensinado na escola, o desenvolvimento de formas de pensamento (conceitual) diferentes das que constitui na vida cotidiana.
(  ) Por ser ordenado, possibilita a ampliação e reorganização a partir de mais conhecimentos e informações.
(  ) Precisa análise e de interpretação.
(  ) Resulta da organização de dados e de redes de significados.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	2, 1, 2, 2, 2
	
	B
	1, 1, 2, 1, 1
	
	C
	1, 2, 2, 2, 1
	
	D
	2, 1, 1, 2, 1
	
	E
	2, 2, 1, 1, 2
RESPOSTA CERTA: D
	 Resposta: 1B
	2C
	3A
	4B
	5D