Buscar

CONSULTORIA INTERNA DE RH ERFIL DE UM CONSULTOR INTERNO DE RH

Prévia do material em texto

CONSULTORIA INTERNA DE RH
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1676_EX_A7_201707162191_V1 
	22/03/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): RAPHAEL DO QUINTO GAMA
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1676 - CONSULTORIA INTERNA DE RH 
	201707162191
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Na formação do profissional que atuará como Consultor Interno de RH tem como objetivo torná-lo multifuncional, para que tenha condições de adquirir uma visão generalizada da sua área, podendo então atuar de forma estratégica por todos os pontos de RH. Para isso, pode-se utilizar diversas formas, entre elas o job rotation, que consiste:
		
	
	Na formação comportamental do consultor por meio de vivências com outros profissionais que atuam no mesmo papel.
	 
	na rotatividade dos consultores internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional, permitindo que o consultor enriqueça a sua atuação conhecendo outras áreas da empresa.
	
	Na conscientização do seu papel na empresa e das metas que deve alcançar para atingir o objetivo da área.
	 
	Na participação em grupos de estudo e de trocas de informações e experiências entre empresas que tenham o mesmo porte e segmento.
	
	Na capacitação externa, feita em entidades específicas.
	
Explicação:
Aplicação da técnica do Job Rotation : o job rotationé a rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, como intuito de evitar que o Consultor perca a sua identidade funcional e, ao mesmo tempo, enriqueça a sua atuação conhecendo outras áreas da organização. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O consultor interno ao demonstrar disposição para considerar as mudanças e inovações na medida em que for conveniente e oportuno para a solução de problemas, agindo como um negociador inclusive diante das resistências, demonstra:
		
	 
	visão sistêmica e capacidade de resolver problemas.
	 
	capacidade de traçar soluções para problemas técnicos.
	
	conhecimento técnico.
	
	habilidade de se impor.
	
	organização.
	
Explicação:
Envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e de usar o intelecto para formular estratégias. Inclui a criatividade, diagnóstico das situações e resolução, o planejamento, o raciocínio abstrato, o entendimento do contexto, a visão sistêmica.
A Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. A visão sistêmica também é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que há características profissionais e pessoais mais marcantes no perfil de um consultor interno de RH. Algumas dessas características são classificadas por três áreas basilares da competência desse profissional. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Leituras, Habilidades e Atitudes.
	
	Informações, Habilidades e Atitudes.
	
	Decisões, Habilidades e Atitudes.
	 
	Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
	
	Conhecimentos, Habilidades e Revisões.
	
Explicação:
Sabemos que algumas organizações assumem que os consultores internos poderiam ser os próprios executivos e técnicos, selecionados dentre os que tivessem mais competência e motivação para o exercício do papel. Essas organizações escolhem os melhores e mais dispostos para assumirem a nova função. E, os submetem a treinamentos específicos e intensivos para potencializar seus conhecimentos, habilidades e atitudes, que são classificadas pelas três áreas basilares da competência desse profissional.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Dentre as características esperadas do Consultor Interno de RH, destacam-se: I. Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica. II. Sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão de RH e suas implicações estratégicas. III. Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria. IV. Facilidade no relacionamento interpessoal e intragrupal para que a comunicação com o(s) cliente(s) se faça de modo empático e eficaz no processo da relação de ajuda. V. Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente. Assinale:
		
	
	Apenas as afirmações I, II e V são verdadeiras.
	
	As afirmações I, II e III são falsas.
	 
	Apenas as afirmações II, IV e V são verdadeiras.
	 
	As afirmações I, II, III, IV e V ão verdadeiras.
	
Explicação:
O papel do consultor interno de RH que deve possuir a capacidade de compreender o que está acontecendo e ainda fazer previsões de futuras alterações ambientais. E, a partir dessas informações elaborar diagnósticos e propor novas soluções, de modo que a mudança possa ser planejada e com menor consequências negativas. Entendendo que são as pessoas as principais fontes de riqueza atualmente é importante desenvolver competências. E, assim contribuírem para o objetivo final da empresa.
Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica; Sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão de RH e suas implicações estratégicas; Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria. Facilidade no relacionamento interpessoal e intragrupal para que a comunicação com o(s) cliente(s) se faça de modo empático e eficaz no processo da relação de ajuda; Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente. 
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Existem características profissionais e pessoais marcantes no perfil de um consultor interno de RH. Algumas são classificadas por três áreas basilares da competência desse profissional. Caracteriza a capacitação HABILIDADES:
		
	 
	Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente.
	
	Demonstrar resiliência ante as dificuldades, restrições, incompreensões e resistências que surgem no decorrer do esforço ao se tornar parceiro facilitador.
	
	Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria.
	 
	Manter o equilíbrio de julgamento e a devida isenção de opinião sem que isto, todavia, comprometa a relação de ajuda profissional ao cliente.
	
	Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica.
	
Explicação:
Para o desempenho eficaz o consultor deve possuir algumas características essenciais, como vimos nos capítulos anteriores. Em linhas gerais, o perfil necessário ao consultor interno de recursos humanos, conforme Orlickas (2012), envolve: comprometimento com os resultados, constante atualização e bom nível de cultura geral, racionalidade e isenção, perfil negociador, compartilhar ações e autogerenciamento da carreira.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Para a escolha de um Consultor Interno de RH, as empresas escolhem, dentre os próprios executivos ou técnicos, ou, ainda, profissionais mais aptos e predispostos a desempenharem a função, ainda que seja preciso potencializar o CHA deste profissional. Deste modo, assinale abaixo a única alternativa verdadeira:
		
	 
	Para ser consultor interno não precisa verificar tãoa fundo o perfil.
	
	Sobre outros profissionais, pode ser qualquer um, até mesmo de fora da empresa.
	 
	Sobre os executivos e técnicos, é correto afirmar que os escolhidos seriam dentre aqueles mais competentes e motivados para exercer o papel.
	
	É preciso uma meticulosa busca em torno deste perfil, valendo até que seja de fora da empresa.
	
	Sobre executivos ou técnicos, deve ser um recém-contratado, mesmo que há um mês apenas.
	
Explicação:
O profissional que assumir a função do CIRH deve ter conhecimentos sólidos sobre a organização em que atua, sobre a gestão empresarial, e sobre a atual gestão de RH, é imprescindível que também possua as habilidades e atitudes apresentadas pelo consultor interno de RH no exercício de seu papel. Essas características devem ser identificadas e desenvolvidas, de modo que a atuação desse profissional seja melhor exercida. É preciso que o CIRH e o cliente interno interajam e que essas habilidades e atitudes sejam ¿aproveitadas¿ para o bem comum. Sobre os executivos e técnicos, é correto afirmar que os escolhidos seriam dentre aqueles mais competentes e motivados para exercer o papel.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quando pensamos num melhor profissional como consultor interno de RH, pensamos numa junção de um perfil profissional para atuar como um ajudador, um conselheiro e um solucionador de problemas com as habilidades e atitudes compatíveis com o seu papel. Logo, assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que NÃO demonstra as características profissionais e pessoais mais marcantes no perfil de um consultor interno de RH, em relação aos conhecimentos necessários ao seu trabalho.
		
	 
	Intelectualidade e domínio de todos os assuntos da mídia.
	
	Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial.
	 
	Sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão de RH e suas implicações estratégicas.
	
	Visão sistêmica.
	
	Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria.
	
Explicação:
O profissional que assumir a função do CIRH deve ter conhecimentos sólidos sobre a organização em que atua, sobre a gestão empresarial, e sobre a atual gestão de RH, é imprescindível que também possua as habilidades e atitudes apresentadas pelo consultor interno de RH no exercício de seu papel. Essas características devem ser identificadas e desenvolvidas, de modo que a atuação desse profissional seja melhor exercida. É preciso que o CIRH e o cliente interno interajam e que essas habilidades e atitudes sejam ¿aproveitadas¿ para o bem comum. 
Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial. Visão sistêmica. Sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão de RH e suas implicações estratégicas. Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria.
Não há necessidade de conhecer sobre Intelectualidade e ter domínio de todos os assuntos da mídia.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	São consideradas características do perfil do Consultor Interno de RH, com EXCEÇÃO da opção?
		
	
	Manter-se atualizado
	 
	Ser multidisciplinar
	
	Ter comprometimento em relação aos resultados da empresa
	 
	Demonstrar parcialidade e subjetividade
	
	Ser um profissional negociador
	
Explicação:
O consultor deve agregar valor ao trabalho, justificando sua existência no contexto organizacional no momento em que ajuda o cliente interno, principalmente no desenvolvimento e na avaliação de ações que solucionam os problemas da área sob sua gestão.
Manter-se atualizado; Ser multidisciplinar; Ser um profissional negociador e Ter comprometimento em relação aos resultados da empresa.
O Consultor não deve adotar uma posição parcial, ou seja, a favor de outra pessoa ou de uma causa sem um critério objetivo. O profissional que atua desta maneira tem um comportamento interessado, arbitrário e, portanto, injusto. Se quisermos ser justos em nossas decisões é necessário evitar a parcialidade. Subjetividade é quando expressamos nosso ponto de vista pessoal, o que não deve ser praticado pelo Consultor. O trabalho deve ser realizado por meio de diagnósticos e propostas de soluções e ações, lembrando que tudo deve estar baseado nas necessidades do cliente.

Continue navegando