Buscar

Gabarito da Atividade da AD2 de Gestão de Marke

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – Atividade da AD2
Período - 2012/2º
Disciplina: Gestão de Marketing I
Coordenador: Flávia Galindo
Gabarito
Resposta da questão 1:
Aceitaremos o que está explícito na aula 4, página 5: “De acordo com Parente (2003), o sistema de informação de Marketing tem como objetivo coletar, analisar e distribuir informações relevantes sobre o mercado e sobre os indicadores de desempenho da empresa de forma contínua e sistemática. Caberá à inteligência de Marketing detectar problemas e identificar oportunidades. Os dados trabalhados referem-se ao passado, presente e/ou futuro. Parente alerta para a necessidade da coleta contínua dos dados oriundos das atividades que estão sempre em fluxo, como os resultados das empresas e os SAC; outros devem ser coletados periodicamente, quando estão relacionados aos projetos em andamento (ocorrência de problema, avaliação de oportunidades de mercado) ou a serem colocados em prática (oportunidade de mercado para novo produto)”.
Resposta da questão 2:
Aceitaremos o que está explícito ao longo da aula 4, mas destacamos o trecho a partir da página 18: “Qualquer pesquisa, seja no campo do Marketing ou em qualquer outro, deve ser planejada em todos os seus detalhes. Como falamos anteriormente, o método científico é a garantia de que o que está sendo proposto terá valor do ponto de vista da informação pelos cuidados com cada uma das etapas do processo. O planejamento da pesquisa de Marketing envolve vários procedimentos, como por exemplo, Determinação das necessidades de dados e definição das variáveis da pesquisa e seus
Indicadores, Determinação das fontes de dados, Determinação da metodologia de pesquisa”. A Alpagartas compreende que investigar os estilos de vida, os modos de consumo e a cultura de cada país fornece informações preciosas que funcionam como uma espécie de “seguro” contra o fracasso e a perda de dinheiro.
 Resposta da questão 3:
Aceitaremos o que está explícito na aula 4, no trecho a partir da página 35: “Você deve ter observado as inúmeras vezes que apontamos o risco de um processo mal planejado ou mal conduzido em qualquer das etapas de uma pesquisa de Marketing, não? Os erros em pesquisas advêm de dois tipos de situação: erros amostrais e erros não amostrais. Pode-se afirmar, no conjunto, que o erro total de uma pesquisa equivale à soma dos erros não amostrais e amostrais. Os erros amostrais ocorrem única e exclusivamente em função da escolha do número de elementos componentes da amostra e do processo de sua seleção. Os erros acontecem ora num sentido ora noutro e fazem parte das considerações estatísticas. Se a amostra não tiver viés – logo falaremos dele – os erros tendem a se neutralizar e, quanto maior for a amostra, menores eles serão, como já vimos. O argumento vale, basicamente é claro, para a amostragem probabilística, porque somente ela tem condições de calcular o erro amostral.
E agora, o viés, o que é? As costureiras sabem o que é um viés. É aquela pequena costura “enviesada” – torta que se faz, por exemplo, na cintura para diminuir a largura do pano, delineando a silhueta. Começa larga na altura da cintura e vai estreitando à medida que desce. Você entendeu? Tenho minhas dúvidas de que minha explicação foi clara. O viés, considerando a pesquisa, é o elemento que aponta a existência de tendenciosidade do processo. Assim, se uma amostra é enviesada, isso significa que ela não foi bem selecionada e, em virtude deste fato, as conclusões estarão comprometidas. Compreendeu agora? Há outros vieses gerados pelos erros não amostrais sobre os quais o pesquisador não tem absolutamente qualquer controle. São erros não mensuráveis e, infelizmente, crescem à medida que cresce o tamanho da amostra. Podem advir de uma definição equivocada do problema, da escolha errada da população da pesquisa e, por conseqüência, da amostra. É possível também localizá-los em instrumentos de coleta de dados mal construídos: perguntas cujas respostas não
trazem valor à pesquisa, questionários mal preenchidos, layout do questionário mal esboçado, perguntas que interferem em outras e assim por diante. Entrevistadores mal treinados ou pouco supervisionados também produzem viés porque podem forjar informações que não respeitam a metodologia estabelecida pela pesquisa. Não apenas os entrevistadores; os entrevistados também podem contribuir para o erro não amostral e comprometer a pesquisa. Nem sempre as pessoas são sinceras em suas respostas; às vezes respondem de forma incompleta a um questionário; por estarem ocupadas ou preocupadas, o questionário será preenchido de forma inconseqüente; é possível que aspectos do assunto abordado constranjam o respondente; ele pode não saber responder o perguntado, não ter simpatia pela empresa ou pelo entrevistador, e assim por diante. Existem os erros das não-respostas, seja por recusa, mudança de endereço, ausência momentânea ou permanente daqueles que se pretendeu entrevistar. A conseqüência disto gera a dificuldade de realizar a pesquisa segundo as regras estabelecidas pela metodologia escolhida e, por conta, procurar alternativas não permitidas. Há, também, os eventuais vieses produzidos durante o processamento e análise dos dados. Erros de codificação, digitalização e tabulação e mesmo no processamento dos cálculos estatísticos e representações gráficas são comuns. O mesmo pode acontecer quanto às interpretações dos resultados da pesquisa, os possíveis vieses produzidos pelas convicções de um analista pesquisador. O que nos falta ver agora? Precisamos ainda e, finalmente, comentar os procedimentos a serem adotados para a montagem dos relatórios e apresentação de seus resultados aos interessados, os tomadores de decisão de Marketing.”

Continue navegando