A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
apol 2 Ética Profissional do Serviço Social

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Ética Profissional do Serviço Social
Leia a afirmação a seguir Netto (1999, p. 4):
“os projetos profissionais apresentam a autoimagem da profissão, elegem valores que a legitimam socialmente e priorizam o seus objetivos e funções, formulam os requisitos para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais [...]”.
Com base neste trecho e nos conhecimentos adquiridos na disciplina sobre o ethos profissional, assinale a única alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A relação entre o projeto profissional de uma categoria profissional e seu ethos profissional são elementos excludentes, pois não apresentam a ideia de uma identidade coletiva profissional.
	
	B
	A relação entre o ethos e o projeto profissional está pautada na construção coletiva de profissionais com uma mesma ideia de sociedade.
Você acertou!
É importante lembrar que o ethos profissional possui o papel de atribuir um caráter de identidade social. Logo, ao associar o ethos com o projeto profissional, deve-se atentar ao fato da construção e legitimação coletiva de uma determinada categoria profissional aos preceitos identitários e éticos que configuram uma categoria profissional.
	
	C
	Um projeto profissional, mesmo que represente o ethos profissional de determinada categoria profissional, exclui a possibilidade de ir ao encontro das necessidades estabelecidas pela população.
	
	D
	Os projetos profissionais, apesar de apresentarem a autoimagem de uma profissão, desconsideram os valores que a legitimam, já que não se trata de um projeto que se queira hegemônico
Questão 2/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 1 “DEFINIÇÃO DE MODO DE PRODUÇÃO”, leia as assertivas abaixo e assinale alternativa correta quanto a modo de produção
I o homem tem necessidades a serem supridas, que ao longo da história da humanidade, o homem desenvolveu mas não conseguiu aperfeiçoar meios para suprir suas necessidades;
II A forma como o ser humano desenvolve aperfeiçoa a busca por alimentos e outros bens para suprir sua necessidade se apresenta diferente em cada período histórico;
III. a ideia de produção diz respeito ao método como membros da sociedade apropriam-se dos produtos da natureza para as necessidades humanas;
IV a produção dá objetos que correspondem às necessidades e a distribuição não consegue determinar a proporção em que o indivíduo participa dessa produção.
Está correto em:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II;
	
	B
	I e III;
	
	C
	II e III;
RESPOSTA CORRETA LETRA C: Uma vez que concordamos que o homem tem necessidades a serem supridas, vamos ver que ao longo da história da humanidade, o homem desenvolveu e aperfeiçoou meios para suprir suas necessidades. A forma como o ser humano desenvolve aperfeiçoa a busca por alimentos e outros bens para suprir sua necessidade se apresenta diferente em cada período histórico. Neste sentido, a ideia de produção diz respeito ao método como “membros da sociedade apropriam-se dos produtos da natureza para as necessidades humanas; a distribuição determina a proporção em que o indivíduo participa dessa produção. [...] a produção dá objetos que correspondem às necessidades [...]. (MARX. .... p. 244).  
	
	D
	II e IV;
	
	E
	II e IV;
Questão 3/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 Tema: “SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL MERCANTIL”, leia as assertivas abaixo e assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
(___) quando um casaco é utilizado para se proteger do frio, ou seja: como vestimenta, ele tem valor de uso;
(___) quando um casaco é fabricado já o objetivo de ser vendido no mercado, por valor acima do que foi gasto para produzi-lo, ele tem um valor de troca, pois seu objetivo final é obtenção de lucro;
(___) quando o trigo é utilizado para se saciar a fome, ou seja: como alimento, ele tem valor de troca;
(___) quando os alimentos são produzidos para se tornar uma mercadoria no comércio, eles têm um valor de uso, pois supre as necessidades de nutrientes do ser humano;
(___) quando uma roupa casaco é fabricada com o objetivo de ser vendido no mercado, por valor acima do que foi gasto para produzi-lo, ele não consegue exercer um valor de troca.
Está correto em:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, F, F;
	
	B
	V, V, V, F, F;
	
	C
	V, F, F, F, V;
	
	D
	V, F, V, F, V;
	
	E
	V, V, F, F, F.
Você acertou!
RESPOSTA CORRETA LETRA E: quando um casaco é utilizado para se proteger do frio, ou seja: como vestimenta, ele tem valor de uso; mas quando este mesmo casaco é fabricado já o objetivo de ser vendido no mercado, por valor acima do que foi gasto para produzi-lo, ele tem um valor de troca, pois seu objetivo final é obtenção de lucro. Este mesmo caso pode ser usado, por exemplo, para a produção de alimentos, onde seu valor de uso está em suprir a fome, e a necessidade de nutrientes do ser humano, mas quanto os alimentos são produzidos para se tornar uma mercadoria no comércio, eles têm um valor de troca.
Questão 4/5 - Ética Profissional do Serviço Social
Quando uma ação está voltada para o cumprimento de normas estabelecidas no código de ética, diz respeito ao ethos da perfectibilidade. (Souza, 2017). Sobre o ethos da perfectibilidade, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	No ethos da perfectibilidade, o alcance de interpretação pode ser considerado macro, já que não se restringe ao cumprimento do que está previsto em determinado código de ética.
	
	B
	O aspecto disciplinar, apesar de presente neste tipo de ethos, não é valorizado.
	
	C
	A ética profissional, ao ser analisada pelo prisma do ethos da perfectibilidade, estará embasada ao disposto no Código de Ética profissional.
Você acertou!
Correto pois, de acordo com este ethos, as normas explicitadas no Código de Ética é que dão conta de responder ao agir profissional.
	
	D
	De acordo com o ethos da perfectibilidade, a relação entre teoria e prática é integral, não sendo possível observar aspectos dicotômicos analisados neste ethos.
Questão 5/5 - Ética Profissional do Serviço Social
 Leia o texto:
Economistas alemães no século XIX criaram o termo mercantilismo para designar o conjunto de práticas econômicas dos Estados europeus nos séculos XVI e XVII. Objetivava aumentar o poder do estado. 
Baseados nos conteúdos do texto e das aulas. O texto acima relaciona-se aos itens básicos da doutrina mercantil, Com base nessa doutrina, analise as afirmações:
I – O mercantilismo se baseada na propriedade privada.
II - A economia mercantil, é realizada por diversos produtores, trava-se uma ação de concorrência.
III- Cada um tem autonomia para produzir o que bem entender sem justificar sobre a carência daquela mercadoria fabricada.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, e II, apenas
	
	B
	Afirmativas I, II, III, apenas
Você acertou!
O mercantilismo surge a partir da comercialização dos produtos e a competição entre os países. Baseada na propriedade privada, a economia mercantil, é realizada por produtores vários, trava-se uma ação de concorrência. Um produtor tentando destacar-se mais que outro, para ocupar um lugar melhor no mercado, produzindo cada um por si, o que quiser produzir sem plano nenhum estabelecido, sem conhecer a procura por aquela mercadoria ou mesmo se conseguirá vender a sua produção
	
	C
	Afirmativas II, e III, apenas
	
	D
	Afirmativas I e III, apenas