Buscar

RELATORIO EXPERIMENTO 7 aureo

Prévia do material em texto

Objetivos
Obter o valor do campo magnético de um imã permanente através de medidas da força atuante sobre um condutor (Força de Lorentz) imerso em um campo magnético uniforme, quando percorrido por corrente elétrica.
Materiais utilizados 
Balança (LGN 310) sobre a haste – 1;
Haste suporte de 1m de comprimento; – 1;
Base tripé – 1;
Grampo em ângulo reto – 1; 
Distribuidor – 1;
Ímã em forma de U – 1;
Tira de metal condutor com plugs – 2;
Cabo de conexão, 32A, 75cm, vermelho – 1;
Cabo de conexão, 32A, 75cm, azul – 1;
Peças polos retangulares – 2;
Espira, L=12,5mm, n=1 – 1;
Espira, L=25mm, n=1 – 1;
Espira, L=50mm, n=1 – 1;
Espira, L=50mm, n=2 – 1; 
Fonte de alimentação 0-32V/0-5ª – 1; 
Procedimentos experimentais
Primeiramente, a maior parte do experimento já havia sido montada pelo monitor da disciplina seguindo as instruções presentes no roteiro do experimento sete do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. A partir daí, apenas conectamos as tiras de metal na espira e a espira na balança, deixando – a no “interior” do imã (Fig. 1).
Prosseguindo, realizamos a medida da massa de cada espira sem a presença de corrente, depois, ligamos a fonte a 10 V e fomos aumentando, gradativamente, o valor da corrente fornecido pela fonte de 0,5 A em 0,5 A até o valor máximo de 5 A, sempre anotando os valores das novas massas cada vez que mudávamos a corrente. 
Por fim, repetimos esse processo para todas as espiras, e com os valores de massa e corrente obtidos, construímos tabelas contendo valores de i (A) versus m (Kg) e também gráficos, de Força de Lorentz (N) versus i (A), para cada espira. Estas tabelas e gráficos estão contidos nos Resultados e Discussões, na próxima seção.
A partir de cada gráfico desse, encontramos o valor de B referente, que foi usado para calcular um valor médio de B. Outro valor médio de B foi encontrado a partir de um gráfico F versus L, mantendo fixa a corrente. Esses dois valores médios de B foram comparados ao valor do campo magnético do imã, que já havia sido medido em laboratório.
Resultados e Discussões
	Força de Lorentz (N)
	L (m)
	0,3212
	0,0125
	0,3224
	0,025
	0,3796
	0,05
	0,4167
	0,1
Tabela 5 
–
 
Valores da Força de Lorentz versus L, com a corrente fixada em 
5
 
mA
Os valores de F da tabela acima foram calculados através da formula: , onde o valor de m utilizado foi o referente à massa da espira quando estava atravessando uma corrente de 5 A pela mesma, presentes nas tabelas 1, 2, 3 e 4.
Com essa tabela, foi possível criar o gráfico abaixo (Gráfico 5) e obter outro valor de B médio para comparação.
Gráfico 5 – Gráfico L (m) x F (N), criado com base na tabela 5
L (m)
F
 (N)
A partir da inclinação da linha de regressão do gráfico acima (Gráfico 5), podemos encontrar mais um valor médio de B, que é, . Comparando esse valor com o campo magnético do imã (78 mT), percebemos que eles são aproximadamente iguais, se utilizarmos uma margem de erro de 5%, pois: , então o resultado obtido foi satisfatório dentro da margem de erro.

Continue navegando