Buscar

Imagenologia Radioproteção Fabricio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exposição: quantidade de carga elétrica produzida pela ionização no ar, serve apenas para raio-x e gama Roentgen. 
Dose absorvida: quantidade de energia depositada pela radiação Gray. 
Dose equivalente: além de quantificar a energia depositada em um órgão ou tecido, fornece informações acerca do dano biológico Sievert. 
Dose efetiva: somatória das doses equivalentes em cada tecido ou órgão do corpo, estabelece um limite de radiação para determinado órgão e/ou tecido Sievert. 
 Limite de dose primário: valores anuais máximos de dose absorvida. Essas grandezas não podem ser medidas diretamente. 
 Limite secundário: relacionado ao limite primário, permite uma relação mais direta com as quantidades medidas. Usam-se padrões. 
Mulheres grávidas ou suspeita de gravidez: feto protegido com aventais de chumbos especiais. A dose acumulada durante a gravidez tem um limite. Preferencialmente, evitar contato da grávida com raio-x. 
a) Efeitos estocásticos: não tem limiar seguro, as chances de manifestar esses efeitos é proporcional à dose de radiação recebida. A severidade não depende do valor (um câncer não será mais ou menos agressivo se a dose for maior ou menor). 
b) Efeitos determinísticos: aparecem dias ou semanas após a radiação e só se manifestam se o organismo tiver absorvido uma dose mínima de radiação. A severidade depende o valor (maior a dose, mais severo será). 
Irradiação: o organismo se recupera de danos biológicos de efeitos pequenos. 
Reparo incorreto de um DNA danificado: 
 morte celular 
 incapacidade de reprodução 
 célula modificada
Contraste: medido pela diferença de densidades entre duas estruturas. Depende de: tipo de emulsão, quantidade de exposição aos raios-x, processamento e fog. 
*Um tipo de filme não produz o mesmo contraste em todos os níveis de exposição. 
*O contraste da imagem é reduzido quando um filme é subexposto ou superexposto.
*Intervalo de exposição (entre subexposto e superexposto) e que há produção de contraste, é chamado latitude. 
Quando um feixe de raios-x passa através de certas áreas do corpo, a penetração varia consideravelmente por causa das diferenças de espessura e composição dos tecidos. 
Ex: objetos localizados dentro de secções muito espessas ou muito finas são menos visíveis nas imagens, pois a exposição excede sua latitude. 
Mediastino recebe pouca exposição; já pulmões, muita. 
Artefatos: imagens no raio-x que não correspondem a estruturas pertencentes ao corpo examinado, surgem de falhas na formação da imagem e podem induzir o radiologista a erros de avaliação. 
Densidade radiográfica, resumo: 
 Sensibilidade do receptor: tela e filme. 
 Exposição no receptor: paciente, máquinas, grade, tamanho do campo e distância focal. 
Definição: é uma dimensão da imagem borrada do menor objeto mas ainda visível na imagem. A perda de definição da imagem está presente em todos os métodos de radiodiagnóstico e afetam reduzindo o contraste e a visibilidade de detalhes ou objetos pequenos. 
Pode ser influenciada pela presença de borrões na forma de pixel e voxel, pelo receptor de imagens (filme, tela e crossover), pelo ponto focal de um aparelho de raio-x e pela presença de movimentos durante o processo de formação da imagem. 
Quando fator de definição for menor que a dimensão do objeto, a redução do contraste não afeta a visibilidade a perda de definição não afeta objetos grandes.
Quando o fator de definição for do tamanho da dimensão do objeto, uma diminuição na definição/contraste afetará negativamente a visibilidade (O LIMIAR DE VISIBILIDADE MOVE-SE PARA A ESQUERDA <). 
Nitidez: uma imagem nítida é aquela que mostra muitos detalhes e contornos diferenciados, isto é, possui alta definição. 
A diminuição da definição leva à diminuição da nitidez. 
Quando se quer obter maiores detalhes numa imagem, deve-se utilizar um equipamento com foco pequeno (maior foco, menos detalhes). 
Resolução: habilidade de um sistema de imagens em distinguir ou separar objetos muito próximos um do outro, determinada pela definição. Quando há diminuição da definição, há diminuição da resolução. 
Testa-se a resolução com o uso de placas paralelas separadas por uma distância uma da outra que é igual à largura da placa anterior. 
Ampliação: quando o objeto estiver separado do receptor, a imagem será sempre maior que o tamanho do objeto. 
A: distância do ponto focal no receptor/distância do ponto focal no objeto 
Ruídos: variações na densidade do filme mesmo quando não há imagens de objeto presente, dando à imagem um aspecto granulado ou nevado. 
É importante que se tenha variações na densidade para se obter contraste e assim ser possível a visualização, mas apenas em áreas onde há objeto presente, diferente do que ocorre num ruído. 
Ruído diminui a qualidade da imagem (principalmente objetos pequenos ou de baixo contraste), consequentemente a sua visibilidade. A redução do ruído leva ao aumento da exposição aos pacientes, portanto é necessário ditar o nível de ruído aceitável. 
Ruídos são maiores em medicina nuclear que em radiografia convencional. 
Condições de visibilidade da imagem: 
 O brilho da área de fundo: sob baixa iluminação é difícil enxergar objetos de baixo contraste. 
 O tamanho do objeto: para que objetos pequenos sejam detectados é necessário um nível de contraste maior ou de um brilho de fundo aumentado. 
 A distância observador-objeto: é mais fácil observar objetos mais próximos do que aqueles mais longes, porém muito próximos também pode ser algo dificultoso (como ler um livro com os olhos muito próximos das páginas).
 Claridade: muita claridade pode reduzir a percepção de contraste de objetos observados. É melhor evitar paredes e/ou superfícies de cores claras. 
 Textura do fundo: a visibilidade é máxima quando o objeto está sobre uma área de fundo uniforme.

Outros materiais