Buscar

odontolegal

Prévia do material em texto

Trabalho sobre Violência Doméstica
Odontologia Legal 
Profª Janaina Curi
Andréia Santos Caetano de Souza
Bruna da Silva
Douglas Coto Heck
João Rafael Moreira dos Santos
Maria Angélica de Lima
Matheus Henrique da Silva
O que é violência doméstica?
Violência Doméstica em sentido estrito
Violência Doméstica em sentido lato
Ciclo da violência doméstica
As mulheres
A violência contra as mulheres é um fenômeno complexo e multidimensional, que atravessa classes sociais, idades e regiões, e tem contado com reações de não reação e passividade por parte das mulheres, colocando-as na procura de soluções informais e/ou conformistas, tendo sido muita a relutância em levar este tipo de conflitos para o espaço público, onde durante muito tempo foram silenciados.
As crianças 
Testemunhas da violência doméstica;
Instrumentos de abuso;
Vítimas de abuso.
Os homens
Os homens vítimas de violência doméstica experimentam comportamentos de controle, são alvo de agressões físicas (em muitos casos com consequências físicas graves) e psicológicas, bem como também estes receiam abandonar relações abusivas. O medo e a vergonha são, para estas vítimas, a principal barreira para fazer um primeiro pedido de ajuda. Estes homens receiam ser desacreditados e humilhados por terceiros (familiares, amigos e até mesmo instituições judiciárias e policiais) se decidirem denunciar a sua vitimação.
LGBT’s
O outing como instrumento de intimidação;
A questão dos /as filhos/as;
A ligação entre a sua identidade sexual e a violência;
O isolamento e a confidencialidade da comunidade LGBT;
O estigma na procura de ajuda.
IDOSOS
No que se refere especificamente aos idosos, convencionou-se identificar os maus-tratos cometidos tanto por ações quanto por omissões, intencionais ou não. É importante ressaltar, no entanto, que a violência doméstica e os maus-tratos a idosos não devem ser entendidos fora do contexto da violência social/estrutural em que os indivíduos e as comunidades estão inseridos. 
Violência doméstica contra idosos
Violência física
Violência Psicológica
Abuso financeiro ou material
Abuso sexual
Negligência
Abandono
É sabido o quão difícil é o ato de denúncia das violências domésticas contra os idosos.
Estima-se que apenas uma pequena fração das mesmas seja notificada aos órgãos responsáveis, o que ocorre, muitas vezes, em função da gravidade do evento. Nesse sentido, os serviços telefônicos do tipo disque denúncia e disque idoso, devem ser entendidos dentro de um contexto mais amplo do aparato necessário para a garantia da dignidade e integridade da pessoa humana. Além disso, estes serviços permitem o anonimato da denúncia, o que, como sugerem Gonçalves, Ferreira e Marques (1999), em estudo direcionado para crianças vítimas de violência, pode constituir um fator de proteção adicional às vítimas de  maus-tratos.
Política nacional do idoso
A Lei 10.741/2003 dispõe sobre o Estatuto do Idoso, regulando e assegurando direitos às pessoas maiores de 60 (sessenta) anos.
Art. 2º. O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Art. 3º. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária
Denúncias
Em 2018 foram registradas mais de 38 mil denúncias de violência contra idosos. Por medo, ou por proteção ao agressor, que geralmente está dentro de casa, muitos casos não chegam ao conhecimento da polícia, mesmo os que chegam, a maioria são anônimos.
Em 2017 a violência contra pessoas idosas gerou 33.133 denúncias e 68.870 violações. Nas denúncias de violações, 76,84% envolvem negligência, 56,47% violência psicológica, e 42,82%, abuso financeiro e econômico. A maior parte dos casos, 76,3%, ocorre na casa da própria pessoa idosa que é vítima da violência.
15 de junho – Dia de Enfrentamento e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa
 A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o International Network for the Prevention of Elder Abuse (INPEA) elegeu o dia 15 de junho para deflagrar ações de Conscientização para o Enfrentamento e Combate à Violência contra a pessoa idosa em todo o mundo.
A data estabelecida em 2006 tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o enfrentamento às diversas manifestações de violências praticadas contra a pessoa idosa, bem como equipá-la para identificar situações que sujeita o idoso a um tratamento desumano, desrespeitoso e degradante.
Agressor terá de ressarcir despesas com vítima de violência doméstica ao INSS
Em regime de urgência, o Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (12) o Projeto de Lei do Senado (PLS) que obriga os condenados por violência doméstica e familiar contra a mulher a ressarcirem os cofres da Previdência Social por benefícios pagos em decorrência desse crime.
Bacharel em direito agride MÃE DE 84 ANOS EM SÃO LUIZ - MA
O bacharel em direito Roberto Elísio Coutinho de 51 anos foi preso após ser flagrado em uma série de vídeos agredindo sua própria mãe, uma idosa de 84 anos em maio de 2017. Os vídeos foram gravados pela ex-mulher de Elísio. A idosa sofre de Alzheimer.
Em sua defesa, o Elísio afirmou que sofre de problemas mentais e que iria procurar ajuda profissional. Após ser preso pela Polícia Civil, o acusado foi denunciado pelo Ministério Público do Maranhão pelos crimes de tortura, maus tratos, retardamento de prestação de assistência à pessoa idosa e apropriação indébita.
Vídeo das agressões
Referências webgráficas 
https://www.psychologytoday.com/intl/basics/domestic-violence
http://www.oabsp.org.br/subs/santoanastacio/institucional/artigos-publicados-no-jornal-noticias-paulistas/violencia-domestica-contra-idoso
http://repocursos.unasus.ufma.br/idoso_cap_20151/modulo_8/und1/11.html
https://apav.pt/vd/index.php/features2
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/tipos-de-violencia-contra-o-idoso/62086
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/03/12/agressor-tera-de-ressarcir-despesas-com-vitima-de-violencia-domestica-ao-inss
https://lanyy.jusbrasil.com.br/artigos/167858152/disque-100-violencia-contra-os-idosos-dos-crimes-e-das-penas
https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/homem-flagrado-em-videos-agredindo-a-mae-idosa-e-julgado-no-maranhao.ghtml
https://www.youtube.com/watch?v=XPI5EZF7oiQ

Continue navegando