A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE METODOLOGIA E CONTEÚDOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL

Pré-visualização | Página 1 de 9

1-A educação brasileira precisa inovar sua forma de ensinar ciências. Para que isso aconteça, é necessário discutir um ensino que esteja voltado para uma prática mais investigativa. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Muitas escolas ainda promovem um ensino consolidado e as práticas científicas adotadas estão muito longe do que é produzir conhecimento.
( V ) Um ensino baseado na investigação oportuniza aos estudantes argumentarem sobre as experiências vivenciadas, construindo seus próprios conhecimentos.
( F ) Mesmo quando o docente, durante a sua formação inicial, vivenciar práticas pedagógicas diferenciadas, não conseguirá produzir conhecimentos científicos com seus alunos.
( F ) O professor de ciências tem como tarefa ensinar os conteúdos. Adquirir esses conteúdos por meio de uma formação mais tradicional são garantias de uma aprendizagem significativa.
2-O Brasil, nas décadas de 1950 a 1980, com a instalação do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura - IBECC -, promoveu diversos projetos na área de ciências e a elaboração de materiais didáticos para a melhoria do ensino. Sobre o papel do IBECC para o ensino de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O IBECC estendeu suas atividades científicas para São Paulo em 1950; no início ocorria apenas no Rio de Janeiro. CORRETA
II- Esse instituto elabora os materiais didáticos com o apoio do governo e de agências internacionais, como a Fundação Ford e a Fundação Rockefeller. CORRETA
III- Os líderes que estavam a frente desse instituto, acreditavam que o desenvolvimento científico da população dependia de mudanças no currículo escolar e nas metodologias. CORRETA
IV- As ideias inovadoras para melhorar o ensino de ciências somente surgiram com a chegada do IBECC, contudo, consideradas uma novidade para o currículo escolar. ERRADA
3-Na década de 60, o sistema educacional apresentava dificuldades em fazer mudanças no currículo escolar. Isso só foi possível após a promulgação da LDB/61, que permitiu ao IBECC realizar mudanças no ensino de ciências, como a construção de projetos curriculares, a produção de materiais didáticos e kits para serem utilizados nas aulas de ciências. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Com a construção desses materiais proporcionaram-se aulas práticas mais dinâmicas para que os alunos descobrissem a ciência.
( F ) Mesmo com a promulgação da LDB/ 61, o IBECC não conseguiu realizar mudanças significativas no ensino, nem atender ao programa da fundação Ford.
( V ) O Brasil utilizou em seu currículo materiais que possuíam a mesma linha dos materiais norte-americanos.
( F ) Os materiais utilizados pelo IBECC, aqui no Brasil, não necessitavam de nenhuma alteração, pois se adaptaram facilmente à realidade brasileira.
4-Para melhorar a forma de ensinar ciências, o ensino brasileiro precisa inovar a sua prática pedagógica, privilegiando uma didática voltada para a investigação. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Não há nenhuma diferença entre o que é ensinado na universidade com as práticas escolares adotadas pelo professor.
( X ) Um dos desafios do ensino de ciências é conseguir criar um espaço na educação que aproxime os pesquisadores dos educadores.
( ) O principal objetivo da ciência é reproduzir os conhecimentos científicos já consolidados.
( ) A escola tem acesso aos equipamentos especializados e equipes qualificadas, mas nenhum docente está interessado em efetuar uma abordagem investigativa em suas aulas.
5-O ensino científico que era oferecido pelas escolas ocidentais estava em decadência em relação ao ensino oferecido pelas escolas soviéticas. Os jovens apresentavam dificuldades de conhecimentos em determinadas disciplinas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As disciplinas ensinadas no ensino secundário ocidental desta época não exigiram alterações no ensino, pois os estudantes apresentavam um grau elevado de conhecimento nas áreas.
( ) O lançamento do satélite Sputnik, que colocou a Rússia em primeiro lugar no mundo quanto ao desenvolvimento científico e tecnológico, não pressionou os países ocidentais na busca de investimentos humanos.
( ) O ensino oferecido aos jovens americanos não passou por mudanças, pois não estava sendo questionado, e sim considerado superior ao ensino soviético.
( X ) Os jovens americanos apresentavam insuficiência nos conhecimentos de matemática, física e química e o currículo foi visto como fator principal pela decadência do ensino.
6-Para que o professor tenha o entendimento da docência, é necessário que ele entenda qual o conceito de prática pedagógica. Essa prática pedagógica não é imutável, mas um processo de construção do sujeito. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O papel do professor geralmente atende às necessidades de um dado contexto histórico imposto pela sociedade.
( V ) O professor consegue ensinar quando tem conhecimento e só o adquire com a troca de experiências e pesquisa.
( F ) Uma formação de qualidade se constitui apenas antes da experiência profissional. 
( F ) A experiência docente depende apenas de boas teorias, independente da prática desenvolvida.
7-Com a chegada da industrialização, o ensino de ciências passa a ser visto de forma mais significativa para o currículo escolar. Isso ocorreu pela crescente utilização de tecnologias nos meios de produção. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A promulgação da Lei 4024 - Diretrizes e Bases da Educação de 1961 - dificultou ainda mais a participação das ciências no currículo escolar. Com a chegada dela, a carga horária das aulas foi reduzida.
( ) O lançamento do satélite Sputinik trouxe mudanças apenas para o currículo da União Soviética, que estava em processo de investimento na área da Educação.
( X ) Uma das mudanças no currículo foi a formação básica em ciências e não somente a formação técnica profissional.
( ) O Physical Science Study Committe - PSSC - não foi incorporado ao currículo das escolas brasileiras, pois os alunos não estavam preparados para realizar mudanças no currículo.
8-O currículo de ciências exigiu muitas melhorias, tanto na forma de ensinar quanto nas metodologias adotadas em sala de aula. Para que ocorressem determinadas mudanças, era necessário considerar alguns aspectos. Quanto às mudanças no currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil não se preocupou em reestruturar seu currículo escolar, pois os materiais eram trazidos prontos de outros países. ERRADA
II- A forma de ensinar ciências até a década de 50 apresentava uma forma descontextualizada e fragmentada. O aluno assumia um papel passivo durante a aprendizagem. CORRETA
III- Após a década de 50, grandes movimentos de renovação foram criados para a melhoria no ensino de ciências, principalmente após o lançamento do satélite Sputnik. CORRETA
IV- Os Estados Unidos se sentiram ameaçados com a superioridade apresentada no ensino soviético. Diante disso, realizaram mudanças em seu currículo. CORRETA
9-A professora Deise desenvolve no seu dia a dia na escola uma prática pedagógica que tem como objetivo a aprendizagem, por meio da pesquisa. Para contemplar os conteúdos das disciplinas de Ciências, ela utiliza diferentes abordagens que façam inter-relação aos conteúdos ensinados. Para que os alunos alcancem a aprendizagem, a professora pode conduzir as aulas contemplando:
I- Conteúdos propostos no livro didático. CORRETA
II- Permitir trabalhos em equipe para que haja o diálogo entre os alunos. CORRETA
III- Criar situações polêmicas envolvendo os avanços científicos e suas implicações para a humanidade. CORRETA
IV- Priorizar as práticas sugeridas no livro didático que tenham o gabarito como auxílio. ERRADA
10-A disciplina de Ciências caracterizou-se por um ensino em que os professores utilizavam o livro didático como

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.