A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Pré-visualização | Página 5 de 13

Proposições enunciadas como verdadeiras I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	Proposições enunciadas como verdadeiras I e II são proposições falsas.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A demanda é o parâmetro base de orientação. Devemos lembrar que o atendimento ao cliente é o objetivo primordial da cadeia de suprimentos (BALLOU, 2008). Assim, no que tange à previsão da demanda, analise as questões abaixo e marque a incorreta.
		
	 
	Para prever a demanda, uma primeira divisão diz respeito aos métodos qualitativos e quantitativos. Os métodos qualitativos usam intensamente a coleta e recuperação de dados para seu tratamento matemático;
	
	Para o planejamento das operações, não basta sabermos a situação da demanda hoje: é preciso estimar a sua evolução;
	 
	Para realizar estimativas de demanda, existe uma variedade de métodos e caberá ao gestor e a equipe técnica decidir sobre a conveniência do uso de cada um deles;
	
	Estimar a demanda é essencial para programar a quantidade a ser produzida e o nível de estocagem, as respectivas necessidades de transporte e as formas de distribuição.
	
	O ¿efeito chicote¿ caracteriza as mudanças de pequena dimensão e de caráter aleatório no varejo que se transformam em perturbações de grande amplitude na área de produção;
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A amplitude dos canais de distribuição é representada pelo número de empresas que nela atuam, e cada modalidade de distribuição tem características próprias. A distribuição do tipo intensiva é direcionada a produtos:
		
	
	de consumo frequente, exigindo apenas um distribuidor atuando em cada região demarcada pelo fabricante.
	
	especiais, com apenas uma empresa revendedora atuando em mercado indicado.
	 
	de compra rotineira, exigindo a disponibilização do produto em grande quantidade de lojas de cada região.
	 
	que envolvem pesquisa antes da compra, exigindo que o fabricante disponibilize sua mercadoria em quantidade limitada de lojas em cada região.
	
	de compra comparada, e existe mais do que um distribuidor atuando em certa região, o que garante condições limitadas de acesso aos produtos.
	
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sob a perspectiva da responsividade e eficiência da cadeia de suprimentos, os fatores chave ou críticos de desempenho da Cadeia de suprimentos são: I. Tecnologia (Informação) e Instalações. II. Gestão de Estoques. III. Infraestrutura de transporte. É correto o que se afirma apenas em:
		
	
	(I) e (II) apenas.
	
	Apenas I.
	
	(I) e (III) apenas.
	 
	(I), (II), (III)
	
	(II), (III) apenas.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O LEAD TIME compreende:
		
	
	Pesquisa de novos produtos
	 
	Avaliação das necessidades de demanda
	
	Planejamento do fluxo de caixa
	
	Provisão e alocação orçamentária
	 
	Controle físico e distribuição
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	¿Interdependência financeira e comercial de fatores de produção em diferentes países, como resultante de esforços coletivos para produzir, montar e distribuir produtos de melhor qualidade, preço e serviços, que serão vendidos em qualquer lugar do planeta¿. São fenômenos observados pela (o):
		
	
	marketing integrado
	
	planejamento estratégico
	
	logística
	 
	gestão da cadeia de suprimentos
	 
	globalização da economia
	
Explicação: globalização da economia
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre o lead time do pedido é correto afirmar:
		
	
	Não se aplica a todos os produtos
	
	Representa o tempo de faturamento do pedido
	
	Só é aplicado no setor de serviços
	
	Só pode ser executado através do software proprietário
	 
	Representa o tempo transcorrido entre a realização da compra e sua entrega
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A gestão da cadeia de suprimento envolve alguns tipos de logística com características diferenciadas, dependendo do nível de tecnologia e sistemas utilizados. Em um supermercado, quando um item é vendido, a informação é enviada em tempo real, a partir do registro no caixa para o fornecedor que recebe a informação com o objetivo de gerenciar o abastecimento e o estoque no próprio supermercado (cliente). Este procedimento caracteriza:
		
	
	Logística de transporte
	
	Logística de movimentação de materiais
	
	Logística reversa.
	
	Logística de armazenagem.
	 
	Logística integrada.
	
Explicação: O fornecedor gerencia o estoque do produto a partir da informação no ponto de venda do cliente em tempo real, ou seja, é do interesse do fornecedor manter o estoque do cliente abastecido, o que representa uma integração da operação logística do cliente com o fornecedor.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A empresa precisa conseguir estabelecer o equilíbrio entre responsividade e eficiência em sua cadeia de suprimento para melhor atender às necessidades de sua estratégia competitiva. Assim, podemos afirmar que: I. quanto maior a incerteza implícita da demanda, mais responsiva deve ser a cadeia. II. as empresas podem obter economias de escala quando um produto é fabricado e armazenado em apenas um local, essa centralização aumenta a eficiência. III. o aumento dos estoques, em geral, tornará a cadeia de suprimento mais responsiva ao cliente. Logo, é correto afirmar que:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas a III está correta.
	
	Apenas a I está correta.
	 
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas a I e II estão corretas.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	¿A qualidade com que o fluxo de bens ou serviços é gerenciada; o resultado líquido de todos os esforços logísticos da empresa, visto como o fator chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem a seus clientes para assegurar sua fidelidade¿. Estes conceitos estão relacionados com:
		
	
	Benchmarking logístico
	 
	Escolha dos modais de transportes
	
	Trade off logísticos
	
	Multi modalidades de atendimento
	 
	Nivel de serviços logísticos
	
Explicação:
A questão faz evidência ao nível de serviços logísticos, ou seja, a questão é a propria definição de nivel de serviços logisticos, de acordo com Ballou.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O ciclo de atividades de Produção ocorre na interface entre o distribuidor e o fabricante (ou varejista e fabricante) e inclui todos os processos envolvidos no reabastecimento dos estoques do distribuidor (ou varejista).
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um processo que NÃO pertence ao ciclo de atividades de Produção.
		
	 
	Recebimento do pedido pelo varejista.
	
	Programação para produção.
	
	Recebimento do produto.
	 
	Chegada do pedido.
	
	Fabricação e transporte do produto.
	
Explicação:
Todas as opções está corretas (fazem parte do Ciclo da Produção) com exceção da "Recebimento do pedido pelo varejista". Esta opção é a última etapa do Ciclo da Distribuição quando o cliente recebe o produto, o confere e paga ao fornecedor.
 
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sob a perspectiva da responsividade e eficiência da cadeia de suprimentos, os fatores chave ou críticos de desempenho da Cadeia de suprimentos são: I. Tecnologia (Informação) e Instalações. II. Gestão de Estoques. III. Infraestrutura de transporte. É correto o que se afirma apenas em:
		
	
	(I) e (II) apenas.
	
	Apenas I.
	
	(I) e (III) apenas.
	 
	(I), (II), (III)
	
	(II), (III) apenas.
	
	
	 
	
	 2a Questão

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.