Buscar

TÓPICOS ESPECIAIS EM PROCESSOS GERENCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÓPICOS ESPECIAIS EM PROCESSOS GERENCIAIS (OPTATIVA)
AV. Web aula 01
 Na Web aula, é sugerido por meio de um link, a leitura de informações a respeito da ISO 9001. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta sobre a ISO 9001.
Alternativa: B
a) ISO 9001 é ferramenta da Qualidade conhecida mundialmente
b) ISO 9001 é um padrão de sistemas de gestão (SGQ) reconhecido internacionalmente, com mais de um milhão de certificados em todo o mundo. 
c) ISO 9001 possui 9001 orientações de qualidade, daí advém o seu nome
d) ISO 9001 é fundamental e de grande importância para as empresas, pois sem ela as empresas não terão condições de sobreviver.
Um tópico relevante para os profissionais de RH é o conhecimento de como funciona uma Consultoria, em que momento contratar ou porque contratar uma Consultoria. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta, de acordo com abordado na Web aula.
Segundo Schein (1972), o executivo só contrata um serviço de consultoria porque não foi capaz de solucionar o problema sozinho. Ao contratar uma consultoria, assume sua incapacidade de lidar com o problema e delega essa responsabilidade a um profissional qualificado para tirá-lo do"olho do furacão".
O Instituto Brasileiro de Consultoria Organizacional (2007), afirma que "Consultoria" se trata de um processo de união entre um agente externo ou interno e seu cliente. Nesta união, o agente é encarregado de auxiliar o cliente que, por sua vez, tem a obrigação de dar a opinião final.
Podemos dizer que a maioria das empresas e seus profissionais procuram o auxílio de uma consultoria quando ainda não estão passando por nenhum tipo de crise.
Alternativa: C
a) Apenas a alternativa 1 está correta
b) Apenas a alternativa 2 está correta.
c) Apenas as alternativas 1 e 2 estão corretas.
d) Apenas as alternativas 2 e 3 estão corretas.
Com o agravamento da crise financeira mundial, aquela dúvida que persistia em algumas cabeças de que a globalização não era algo tão real como se apresentava "caiu por terra". Da mesma forma que a empresas se beneficiaram com a globalização, em contrapartida sofrem pressões externas e ficam cada vez mais expostas necessitando de uma gestão mais coesa, capaz de mantê-las no mercado. Leia as alternativas abaixo e correlacione com Verdadeiro e Falso.
A CIPA divide-se em comitês técnicos que se reúnem periodicamente para analisar e adequar às normas vigentes, da mesma forma propor outras quando necessário.
Para se tornarem competitivas, as empresas devem assegurar que projetam, desenvolvem, produzem, instalam, prestam serviços, não utilizam mão de obra infantil, não agridem o meio ambiente entre outros requisitos estabelecidos e reconhecidos internacionalmente.
Quando uma empresa possui a certificação ISO, é porque cumpre as normas estabelecidas e é constantemente auditada por um organismo certificador que recomenda ou não sua certificação.
Criar um Sistema da Qualidade de sucesso depende muito de mais do que apenas ler as palavras contidas na norma. A criação de um sistema de qualidade bem elaborado exige entendimento e aplicação ponderada.
Alternativa: D
a) 1-F; 2-V; 3-V; 4-V
b) 1-V; 2-F; 3-V; 4-F
c) 1-F; 2-F; 3-V; 4-V
d) 1-V; 2-V;3-V; 4-F
A afirmação "apesar de não ter envolvimento com a mudança, assume caráter diferenciado em função da natureza do problema que se pretende resolver, pois estimula o cliente a promover discussões, fazerem análise e sentirem o quanto as mudanças sugeridas serão necessárias", refere-se a:
Alternativa: B
a) ISO 9000
b) A Consultoria Organizacional.
c) Administração Estratégica
d) RH Competitivo
Sobre os conceitos de Consultoria abordados na Web aula, leia as alternativas a seguir e assinale qual delas é a correta.
A vantagem de uma empresa recorrer a consultores internos (consultoria interna) é o fato de que estes não possuem vícios e são totalmente independentes com relação às decisões da empresa.
Uma das razões que levam uma empresa a contratar uma consultoria externa é o fato de que ela pode não possuir profissionais qualificados e com expertise necessária para conduzir a consultoria.
Uma organização pode até possuir consultores internos, mas dependendo da abrangência e do grau de complexidade exigidos, a contratação de uma consultoria externa trará mais credibilidade ao processo.
Alternativa: D
a) Apenas a alternativa 1 está correta.
b) Apenas a alternativa 2 está correta.
c) Apenas a alternativa 3 está correta.
d) Apenas as alternativas 2 e 3 estão corretas

Outros materiais